Revista Mídia e Cotidiano

A partir de sua 7ª edição, a Revista Mídia e Cotidiano (ISSN 2178-602X) da Universidade Federal Fluminense passa a ser uma publicação eletrônica quadrimestral, veiculando artigos científicos elaborados por pesquisadores da área de Comunicação e afins, aceitando colaborações em FLUXO CONTÍNUO de pesquisadores doutores (Doutorandos, Mestres e Mestrandos, apenas em co-autoria com doutores), além de períodos definidos para suas SESSÕES TEMÁTICAS.

Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), e vinculada ao Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Mídia e Cotidiano (LaPA), a revista tem como proposta ser um espaço para discussão e divulgação de trabalhos científicos relevantes para o cenário das pesquisas em Comunicação fomentando a produção cultural, o debate e o diálogo na comunidade acadêmica.

Notícias

 

CHAMADA DE ARTIGOS PARA AS EDIÇÕES DE 2016

 

Revista Mídia e Cotidiano – 9 ª edição

A próxima edição da revista, que vai ser publicada no final de julho de 2016, terá como Seção Temática: Comunicação, Poder e Ciberespaço, além da SESSÃO LIVRE que recebe artigos em Fluxo Contínuo.

TAMBÉM JÁ ESTÁ ABERTA A CHAMADA DA PRÓXIMA EDIÇÃO:

Chamada Revista Mídia e Cotidiano - 10ª edição

Seção Temática: Jogos Digitais, Comunicação e as práticas do cotidiano – de 01/06/2016 a 15/08/2016

A décima edição da Revista Mídia e Cotidiano privilegia as discussões em torno dos jogos digitais (jogos eletrônicos, videogames), relacionando-as com os campos da Comunicação e das mídias, assim como das práticas do cotidiano. Após quase quatro décadas de seu início comercial, ao final da década de 1970, os gamesamadureceram em diversos sentidos, desde seus aspectos tecnológicos – qualidades gráfica e sonora, possibilidades de construção de complexas narrativas interativas, etc. – até seu aspecto expressivo e comunicacional, o que pode ser apreendido sobretudo no contexto dos jogos independentes, os indie games, em seus diversos vieses: newsgamesadvergamesart games, jogos políticos, jogos educacionais, serius games, dentre outros. Para além dos jogos mainstream (ou AAA, Triple-A), cujo foco, no mais das vezes, é o entretenimento per se, atualmente, uma miríade de títulos extrapola este foco, operando, através de suas mecânicas e dinâmicas próprias de funcionamento, processos expressivos e comunicativos entre objeto midiático (jogo) e interagente (jogador). Assim, convidamos pesquisadores a submeterem artigos dentro do escopo desta edição, o que inclui os seguintes tópicos (não se limitando a eles):Jogos digitais e práticas do cotidiano; Jogos digitais e Comunicação; Jogos digitais e expressão; Narrativas Interativas nos jogos digitais;Newsgames e jornalismo digital; Advergames e publicidade digital; Jogos digitais e Educação; Ideologia e política nos jogos independentes; Jogos digitais e processos cognitivos; Arte e expressão nos jogos digitais.

IMPORTANTE: Além dos temas das seções temáticas, a Revista Mídia e Cotidiano aceita em caráter permanente artigos de temas gerais que tratem ou dialoguem com a temática da Revista.

 

 
Publicado: 2015-07-21 Mais...
 
Outras notícias...

v. 8, n. 8 (2016): Revista Mídia e Cotidiano


Capa da revista
Capa elaborada pela graduanda do Curso de Comunicação Social, Shimene Reis Graça.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC (UFF)

Endereço: Rua Tiradentes, nº 148 - Ingá - Niterói - Rio de Janeiro - CEP 24.210-510

Site: http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br

Telefone/Fax: (21) 2629-9671 / (21) 2629-9681

Directory of Open Access Journals