Ana Cristina Costa de Lima e Silva

Porto Maravilha: arbitrariedade, mídia e produção de consenso na construção da nova região portuária do Rio de Janeiro

Orientador: Márcio Castilho

Resumo:

A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 consagrou a implantação de um modelo de desenvolvimento urbano baseado na lógica da cidade empresa. Orientada pela organização da administração da cidade a partir de características empresariais, a gestão municipal fomentou a elaboração de projetos de infraestrutura capazes de atender às exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização dos Jogos. Entre eles está o Porto Maravilha, projeto de concessão à iniciativa privada da região portuária da cidade, detentora de grande carga histórica e cultural na formação do Rio. Sendo assim, esse trabalho propõe compreender se o processo de desenvolvimento e execução do Porto Maravilha corresponde ao discurso de legado prometido pelo poder público a todos os moradores da região do Porto. Partindo da análise de seis anos do noticiário do jornal O Globo, a pesquisa busca entender que imagem de cidade é possível apreender a partir das representações trazidas pelo periódico.

Palavras-chave: Cidade-empresa; Gentrificação; Megaeventos; Mídia; Olimpíadas

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3826


Camilla Cavalcante de Souza Machuy

Wikipédia midiática: cotidianidades, compilação de saberes e lutas de poder nos bastidores da Enciclopédia Livre

Orientador: Marco André Feldman Schneider

Resumo:

Essa dissertação analisa as dinâmicas de interações os editores no ambiente online da Wikipédia em Língua Portuguesa. Avalia-se como essas relações internas constituem o cotidiano da maior enciclopédia online da Internet e como as comunicações nos bastidores interferem na construção coletiva de conteúdo nos mais diversos verbetes dessa poderosa mídia. O objetivo desta dissertação é compreender os bastidores da Wikipédia, entendida como uma poderosa mídia, em sua relação com outras mídias e com a cotidianidade. Tomando por base a teoria dos campos, de Bourdieu, avalia como as disputas editoriais compõem o cotidiano da maior enciclopédia da internet, interferindo decisivamente na construção coletiva de conteúdo, nos mais diversos verbetes.

Palavras-chaves: Wikipedia; mídias; disputas editoriais; cotidianidade; divulgação do conhecimento

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3829


Cinthya Pires Oliveira

Iniciativas Comunitárias de TV e Perspectivas de envolvimento da sociedade na construção de Esfera Pública

Orientador: Adilson Vaz Cabral Filho

Resumo:

Este estudo discorre sobre os principais desafios da TV Comunitária no atual contexto midiático para envolver a sociedade e propiciar a construção de esfera pública popular e dialógica. Enquanto a aceleração das inovações digitais proporciona conectividade, mobilidade e interatividade, a competitividade entre os meios de comunicação perpassa por ampliar o envolvimento das pessoas com conteúdos audiovisuais para captar sua atenção. Diante do cenário da Comunicação Pública Comunitária no Brasil, busca-se conjecturar sobre possíveis estratégias de interação desenvolvidas pela TV Comunitária a partir de pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Deste modo, o estudo aborda a atribuição da TV Comunitária como espaço público para participação e inclusão social, aspectos essenciais da democracia. Contudo, há um longo caminho a ser percorrido para a efetiva atuação desses canais comunitários e o progresso de suas atividades pautadas pela transformação social e pelas perspectivas de envolvimento. Nesse sentido, este estudo contribui para a abordagem de fatores nevrálgicos, mas essenciais para o processo de consolidação da mídia pública. Ao avaliar aspectos teórico-práticos relacionados à experiência de envolvimento da comunidade, provoca-se reflexões sobre o fortalecimento dessas inciativas a partir da formação de redes de mobilização e transformação social.

Palavras-chaves: TV Comunitária; esfera pública;  participação social;  tecnologias

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4025


Débora Shirley de Vasconcellos

Consumo Colaborativo e Meio Ambiente: um estudo da relevância da preocupação com a questão ambiental e da crítica ao consumismo em redes autogestionadas

Orientador: Guilherme Nery Atem

Coorientadora: Profa. Dra. Lucimara Rett

Resumo:
Esta dissertação tem como tema central o consumo colaborativo, uma proposta que ganha força e destaque na última década e que envolve a emergência de práticas que são apontadas
como uma “nova forma” de consumo. No consumo colaborativo o acesso a bens e serviços se dá sem que haja necessariamente aquisição de um produto ou custo entre as partes envolvidas
no processo, o que permitiria que as pessoas percebessem o benefício do acesso aos produtos ao invés da sua posse. A pesquisa tem como objetivo entender a relevância da preocupação
com a questão ambiental e da crítica ao consumismo em redes de consumo colaborativo. Para proceder a essa investigação, elege-se como objeto as redes autogestionadas formadas de
forma independente, que utilizam a ferramentas de Grupo do Facebook e cujo foco recai sobre os chamados mercados de redistribuição (BOTSMAN; ROGERS, 2011). A pesquisa tem um
caráter qualitativo, utilizando-se do método etnográfico e recorre-se à combinação de três técnicas: observação participante, entrevista semiestruturada (com os administradores dos
grupos) e questionário com perguntas fechadas e abertas (voltado à todos os integrantes do grupo). Esta última técnica, ainda que não seja comum em pesquisas qualitativas, permite ter
uma maior abrangência de respostas e auxilia na verificação dos dados levantados a partir da aplicação das duas primeira técnicas. A partir desse método e combinação de técnicas, assim
como da pesquisa bibliográfica preliminar realizada utilizando diferentes autores e escolas em seus possíveis diálogos, é possível perceber que a preocupação com questão ambiental é
secundária, não sendo o fator principal para os integrantes desses grupo mas, de uma forma geral, há uma relevante crítica à aspectos do consumismo.

Palavras-chave: Consumo colaborativo; Meio-ambiente; Redes Sociais.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3462


Diego de Souza Cotta

Conquistas, impasses e desafios da cidadania LGBT no Rio de Janeiro

Orientador: Adilson Vaz Cabral Filho

Resumo:
Esta dissertação busca compreender vitórias, dificuldades e questões a serem superadas para que a população LGBT fluminense consiga ter acesso aos direitos civis que lhe são negados, ou pelo menos, obstaculizados – apesar da existência de um programa estadual de combate à homofobia e promoção da cidadania LGBT no Rio de Janeiro. Em outras palavras, o estudo pretende identificar as conquistas e os impasses desta população em relação às políticas públicas instauradas pelo Estado; e compreender os desafios contemporâneos de seu cotidiano para o pleno exercício da cidadania LGBT. O trabalho também esmiúça a trajetória e os processos desenvolvidos entre movimento social e governo para a formulação de uma agenda de reivindicações de ações afirmativas, a fim de construir políticas públicas que assegurem a cidadania da população LGBT no Rio de Janeiro. Para isso, examina a construção de sujeitos de direitos a partir do debate, da construção coletiva e das performances e estratégias midiáticas que visam à implantação de políticas públicas para LGBT no RJ, que devem ser entendidas como conquistas do movimento social. O modelo metodológico seguido foi de entrevistas individuais semiestruturadas com atores que participaram da construção coletiva das políticas públicas do Rio Sem Homofobia, além de coleta e análise dos documentos e relatórios deste programa estadual.

Palavras-chave: LGBT; Estado; Movimentos Sociais; Cidadania; Mídia

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3563


Douglas Azevedo

Online Full Time: A sociabilidade das gerações Y e Z no cotidiano tecnológico

Orientadora: Laura Martini Bedran

Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi investigar a nova forma de sociabilidade das gerações Y e Z no cotidiano das metrópoles, especificamente na cidade do Rio de Janeiro. Estamos vivenciando um processo evolutivo da tecnologia, no qual nossas atividades comunicacionais estão sendo alteradas pelo uso do celular e de aplicativos e suas aplicabilidades. Através de uma pesquisa de observação simples em quatro locais públicos – metrô, shopping, bares e praias -, foi elaborada uma pesquisa quantitativa a fim de investigar esta nova forma de sociabilidade entre os jovens. Para isso, tivemos como campo de estudo a cidade do Rio de Janeiro. Em relação à observação simples, tratamos de relatar a investigação acerca da sociabilização dos subgrupos nos espaços públicos supracitados. A pesquisa quantitativa foi realizada presencialmente com 400 jovens e adolescentes pertencentes às gerações Y e Z, respectivamente. Como no cotidiano há uma pluralidade de olhares, conceitos de sociologia, antropologia, psicologia e comunicação foram utilizados a fim de entender e elucidar esta nova forma que surge e modifica, paulatinamente, o processo comunicacional. Para sustentar nossa proposta, foram usados conceitos de autores como: Abreu, Augé, Bauman, Benjamin, Caiafa, Carr, Castells, Eisenstein, Greenfield, Heller, Jenkins, King, Lanier, Lemos, Nardi, Recuero, Rushkoff, Sennett, Serres, Simmel, Sodré, Turkle, dentre outros.

Palavras-chave:  cotidiano; sociabilidade; tecnologia; comunicação; juventude

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3830


Elaine Araújo de Vasconcelos

É tudo nosso – O papel da confiança no consumo compartilhado: um estudo de caso sobre o site “Tem Açúcar?

Orientador: Guilherme Nery Atem

Resumo:
O presente trabalho se propõe a investigar as relações de confiança construídas através do consumo compartilhado a partir do site de empréstimos “Tem Açúcar?”. Mais do que um processo de consumo, tal fenômeno pode ser entendido como um processo de circulação de bens através de plataformas on-line tais como sites e aplicativos de celular e na colaboração entre indivíduos, na maioria das vezes, desconhecidos. Embora tais práticas não sejam um fato novo, o que as difere dos empréstimos e doações que acontecem entre vizinhos, amigos e familiares é que, com a ajuda da internet, elas agora acontecem também entre estranhos, o que exige um grau de confiança maior. Por esse motivo, o objetivo geral deste trabalho é investigar que mecanismos contribuem para a construção da confiança nesse “novo” tipo de consumo. O caminho metodológico delineado se sustenta no método de pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade, revisão bibliográfica, para pensar temas como o papel do consumo na nossa sociedade, a relação da chamada “geração internet” com as novas tecnologias de comunicação e a questão da confiança, ponto central desta pesquisa. Além disso, foram analisados também alguns dados fornecidos pela criadora do site “Tem Açúcar?”

Palavras-chave:  Consumo. Confiança. Compartilhamento. Vínculos Sociais

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3848


Fernanda Ribeiro Barros

Curtir, comentar e compartilhar: as redes sociais e a sexualidade no cotidiano e formação da escola pública brasileira

Orientador: Alexandre Farbiarz

Resumo:
Tendo como ponto de partida o entrelaçamento entre Comunicação e Educação, busquei compreender os reflexos das redes sociais na formação da sexualidade dos jovens da escola pública. Parto da hipótese de que as redes sociais estão presentes no cotidiano dos alunos, apresentando conteúdos diversos através dos perfis individuais, páginas, links, imagens e comentários. Assim é possível pensar que os jovens possam construir sua sexualidade através da produção e reprodução de sentidos, a partir dos discursos e signos distribuídos por meio das redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp. Observei, entrevistei, coletei dados e analisei tendo como base a metodologia qualitativa da pesquisa participante. Por fim, além da análise do conteúdo das entrevistas, fiz uso da concepção de Bakhtin sobre gêneros discursivos para compreender a relação dialógica entre a escola, os jovens e as redes sociais, que além de estarem presentes na vida cotidiana, são ferramentas que permitem a produção e reprodução de assuntos relacionados à sexualidade indiferente da formação oferecida pela escola.

Palavras-chave: Educação; Comunicação; Sexualidade; Formação; Redes sociais.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3828


Francisco Monteiro de Souza Neto

Linguagens na ciberpublicidade: análise semiótica dos mecanismos de busca

Orientador: Guilherme Nery Atem

Resumo:
Nesta dissertação busca-se entender como a ciberpublicidade, operada nos mecanismos de busca, transforma a informação em linguagem. O objetivo, portanto, é compreender como os mecanismos de busca traduzem os dados de navegação em signos na retórica do consumo. Por conseguinte, busca-se verificar se a construção de texto de um mecanismo de busca pode ser vista como a construção de um texto publicitário. Parte-se de uma revisão histórica parcial da publicidade, sobretudo, com foco nas mudanças da organização e das técnicas dos anúncios. Por meio da elucidação do funcionamento dos mecanismos de busca e como estes se transformaram em ferramentas propulsoras de negócios, também é feita uma revisão de literatura no campo da linguística, da antropologia e da comunicação de forma a compreender o caráter multidisciplinar do problema. São utilizados conceitos da linguística estrutural de Saussure, da Teoria Matemática da Comunicação e do gerenciamento de significados de McCracken para apresentar a Semiótica da Cultura como convergência dos diversos conceitos de tais ciências. Após definido o percurso teórico, utiliza-se a Semiótica da Cultura ou Semiótica Russa (da Escola de Tártu-Moscou – ETM), presente nas obras de Irene Machado e Iúri Lótman, e do pensamento semiótico de Roman Jakobson, para realizar uma análise semiótica dos fundamentos dos mecanismos de busca e das ações de otimização orgânica de sites, ou SEO, do inglês “search engine optimization”, que se configuram como as ações da ciberpublicidade na criação de signos publicitários nos mecanismos de busca. Considera-se os links como os signos do texto cultural, conforme entendido pela ETM e, neste trabalho, considerados como hipertextos culturais. Conclui-se que o caminho da alfabetização semiótica dos mecanismos de busca é que lhes permite desenvolver sistemas semióticos e modelizáveis, capazes de criar signos e textos publicitários no ciberespaço.

Palavras-chave: Ciberpublicidade; Mecanismos de Busca; Marketing Links; Semiótica; Linguagens da Publicidade.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3827


Gustavo Côrtes Guimarães

TV na internet e internet que é TV: narrativas, contextos e o caso NerdOffice

Orientadora: Renata Rezende Ribeiro

Resumo:
Essa pesquisa objetiva compreender as características das produções audiovisuais criadas e disponibilizadas em plataformas digitais, particularmente as narrativas denominadas por WEB TV. Para tanto, realizamos um mapeamento dos canais classificados com essa terminologia na plataforma de vídeo YouTube, em uma espécie de cartografia, seguida de análise descritiva, na intenção de verificar as principais permanências e/ou rupturas da linguagem realizada nesses programas. Além disso, o trabalho se propôs a levantar questões e discorrer sobre a presença e o papel de serviços de vídeo sob demanda, que se assemelham ao YouTube, como a produtora e distribuidora Netflix, na produção audiovisual online, apresentando uma pesquisa empírica, também por meio de análise descritiva, a partir do recorte NerdOffice, programa totalmente produzido para a Internet e encontrado na cartografia supracitada como um dos mais visualizados da web.

Palavras-chave: Internet; Narrativa; Audiovisual; YouTube; Interatividade

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3825


Iane de Macedo Filgueiras

Canal Saúde na Estrada: uma janela audiovisual para o cotidiano do SUS

Orientadora: Denise Tavares

Resumo:
Este trabalho faz um levantamento extenso sobre o programa Canal Saúde na Estrada, e sua emissora Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, tendo em vista a sua produção audiovisual positiva sobre o Sistema Único de Saúde. O objetivo é discutir a abordagem do tema saúde em audiovisuais, a partir deste estudo de caso. Através do levantamento e exposição dos dados da rotina de produção do programa e das mudanças deste audiovisual no decorrer de sua existência, pretende-se entender se o Canal Saúde na Estrada alcança os objetivos a que se propõe como mecanismo audiovisual de promoção da saúde e, consequentemente, também de popularização da ciência, no âmbito da divulgação científica, bem como fazer um registro histórico do programa e da emissora, sobre os quais há escassez de publicações acadêmicas. Como base teórica para o estudo, esta pesquisa utiliza, principalmente, os conceitos de cotidiano (HELLER, 2008) e de comunicação e saúde (ARAÚJO, 2007), além de autores da área do audiovisual, que sustentam a exposição dos dados das edições do Canal Saúde na Estada e de outros programas da grade da mesma emissora.

Palavras-chave: Comunicação e Saúde; Canal Saúde na Estrada; Audiovisual; Cotidiano; Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz)

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3824


Julia Santos Dias

Gênero na publicidade infantil: estratégias de marketing e representações

Orientadora: Ana Paula Bragaglia

Resumo:
Nesta dissertação busca-se entender como a publicidade infantil vem utilizando a segmentação por gênero em seus anúncios e quais as representações e estereótipos mais presentes. Para isso, parte-se da epistemologia feminista e da semiologia, considerando a publicidade como uma “tecnologia de gênero” (LAURETIS, 1990). A hipótese aqui levantada é de que a lógica do consumo e da publicidade, cada vez mais presente no universo infantil, tende a aumentar sua segmentação por nichos e categorias, contribuindo para a separação entre gêneros na infância. Para isso, as técnicas de marketing para crianças, bem como o debate sobre a regulamentação da publicidade infantil, são levadas em conta para se entender de que forma o gênero funciona como estratégia publicitária. Analisou-se comerciais voltados para o público infantil em horários e canais destinados a esse público na televisão aberta e fechada: nos programas Bom Dia & cia, do SBT, e Detetives do Prédio Azul (DPA), do Gloob. Nas peças publicitárias pesquisadas, observa-se um alto nível de segmentação por gênero. Os produtos para meninos são apresentado com características ligadas à força e à velocidade, remetendo-se à figura do super-herói. Já os comerciais para meninas oscilam entre representações clássicas da feminilidade, ligada ao cuidado com os outros e à maternidade, e ideais modernos de mulher, que sempre remetem a cuidados com a beleza, a moda e o consumo, ligados ao ideal de musa. Essas duas representações, embora pareçam antagônicas, convergem em diversos momentos, em uma imagem de uma “super- mulher”. Negociações e adaptações nas estratégias das marcas são sentidas como respostas às mudanças na sociedade e às reclamações e protestos de consumidores. Ainda assim, essa novas estratégias muitas vezes reforçam a divisão por gênero e acabam por fortalecer alguns estereótipos.

Palavras-chave: gênero; publicidade; infância

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3821


Lucas Lopes Albuquerque Bastos

A construção e descontrução de narrativas midiáticas de idolatria futebolística: um estudo de caso sobre Adriano, o ‘Imperador’

Resumo:
Essa dissertação busca compreender como se dá a influência das narrativas midiáticas da imprensa esportiva nos processos de construção e desconstrução de ídolos futebolísticos na contemporaneidade. Para atingir os objetivos de pesquisa investiga-se os interesses que a mídia poderia atender em suas narrativas acerca desses jogadores, a partir de conceitos como indústria cultural e sociedade do espetáculo. Também explora-se o perfil multifacetário do ídolo futebolístico contemporâneo a partir dos conceitos de mito, herói e celebridade, assim como a relação entre o futebol e a identidade nacional brasileira. Para tanto, realiza-se um estudo de caso sobre o jogador Adriano, a partir das análises de conteúdo e de discurso das reportagens veiculadas pelos jornais Extra e O Globo em diferentes momentos da carreira do atleta. Essa análise revela variações no
tratamento dado à Adriano pela imprensa mediante principalmente a oscilações no
desempenho esportivo do jogador mas também pela adequação ou não da conduta social e comportamental do atleta às diretrizes de produção de conteúdo desses veículos.

Palavras-chave: Imprensa Esportiva; Industria Cultural; Espetáculo; Futebol; Mídia; Cotidiano

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3688


Marcelo Machado da Motta

Jornalismo em tempos de facebook> a influência das fanpages no fazer jornalístico

Orientador: Marco André Feldman Schneider

Este estudo propõe uma reflexão sobre a influência causada pela participação mais expressiva dos leitores nas produções jornalísticas, por meio das possibilidades de interatividade, obtidas através das fanpages do Facebook. Como o jornalismo na atualidade tem lidado com a instantaneidade na difusão de informações, em que medida as novas narrativas midiáticas têm lidado com as novas plataformas informativas. Nesse aspecto, este estudo também busca analisar a mudança de postura das empresas jornalísticas, na tentativa de maior participação e interação com um público, cada vez mais produtor conjunto de conteúdos informativos. O recorte principal de análise serão as fanpages do portal Brasil 247 e revista Veja, juntamente com suas coberturas jornalísticas acerca da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef. Além do recorte principal, analisaremos situações específicas dos jornais Extra, do Rio de Janeiro, e Folha de São Paulo. Serão feitos estudos de situações, nas quais fica explícita a interação direta entre jornal e leitor, por meio do espaço de comentário. Na análise principal investigaremos as práticas jornalísticas através da segmentação de público, ou seja, como as empresas jornalísticas buscam estratégias e posicionamentos, de acordo com o seu público.

Palavras-chave: Webjornalismo; jornalismo no Facebook; segmentação jornalística; jornalismo participativo; jornalismo online

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3823


Max Milliano Tolentino Melo

Personagens Brasileiras: As domésticas de Gabriel Mascaro e Anna Muylaert

Orientador: Denise Tavares da Silva

Resumo:

Este trabalho apresenta um estudo a respeito da construção da personagem empregada doméstica no documentário Doméstica (Gabriel Mascaro, 2012) e na ficção Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert, 2015). Investiga-se as estratégias adotadas pelos realizadores para a caracterização de uma personagem historicamente marcante no cotidiano brasileiro. A pesquisa se estrutura a partir de dois vieses teóricos: um estudo dos conceitos e técnicas narrativas de construção da personagem, em reflexão que busca incorporar as possíveis contribuições de diretores, roteiristas e atores neste processo; e um breve percurso historiográfico elaborado a partir da identificação do que consideramos as principais tendências de representação da empregada no imaginário social brasileiro e a sua reverberação no audiovisual. Destaca-se que a abordagem pautou-se por um diagnóstico de que a “tipologia da doméstica”, presente nos filmes em questão, é, de certo modo, “herdeira” das contribuições imagéticas não apenas do cinema, como também da televisão, rádio, música, imprensa e literatura. Isto é, esta pesquisa tem como um dos seus eixos de
investigação o diálogo intenso entre mídias como um dos movimentos basilares na construção do tipo “doméstica”. Também incorpora como referência fundamental à pesquisa o próprio
contexto-país, no sentido deste atravessar, dialeticamente, os processos de criação artístico-cultural. Sob estes horizontes empreendeu análise fílmica das duas obras, circunscrevendo, especialmente, como as estratégias de construção da personagem e a tradição de representação das domésticas, ainda onipresentes no cotidiano de tantos brasileiros, se conjugam nos dois
filmes que são objetos deste trabalho.

Palavras-chave: Cotidiano; cinema brasileiro; documentário; construção da personagem; empregada doméstica.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3847


Rafael Montenegro de Figueiredo Marques

Carnaval 2.0: As transformações da cobertura midiática dos Desfiles das Escolas de Samba a partir das transmissões colaborativas da Web.

Orientador: Renata de Rezende Ribeiro

Resumo:

A proposta da dissertação é compreender o atual formato de transmissões online dos desfiles das escolas de samba do carnaval no Sambódromo do Rio de Janeiro, levando em consideração as
novas formas de apropriação por parte dos espectadores, ou seja, como o grande público interage com a transmissão no ambiente das redes sociais pós-advento da Web 2.0. Nesse âmbito, buscase entender quais são as novas produções de sentido configuradas pelo percurso tecnológico, propagado pela internet, onde os usuários que utilizam tais plataformas se tornaram participantes ativos no processo de construção e apropriação do conteúdo midiático. Observa-se a pertinência da hipótese de que as transmissões colaborativas pelas redes sociais digitais surgem como uma ferramenta de interação das transmissões televisivas do Sambódromo, em tempo real, por haver manifestação direta do espectador no momento da transmissão e as opiniões, interações (cliques, compartilhamentos, curtidas, etc.), que podem influenciar a cobertura do evento. Neste sentido, trabalha-se a questão da interação entre público (usuários das redes sociais) e produtor (empresa) com a transmissão do carnaval no Sambódromo, na configuração que se estabelece a partir das transmissões colaborativas. O carnaval – enquanto movimento genérico – faz parte do cotidiano da cultura brasileira e entender o momento atual pelo viés das transmissões colaborativas das redes sociais pode demonstrar que tipo de relação cotidiana os brasileiros possuem atualmente com essa festa popular na ambiência midiática. Além do percurso bibliográfico, realizamos análise das redes sociais (ARS), em recorte específico segundo os dias de transmissão do carnaval, enquete com os usuários das redes sociais e entrevista em profundidade com os representantes do portal G1.

Palavras-chave: Cotidiano; Mídia; Carnaval Carioca; Sambódromo; Redes Sociais; Produção de Sentidos

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3769


Willian Dantas

O resgate dos beagles: trajetória, embates e polêmicas nas mídias sociais

Orientadora: Denise Tavares da Silva

Resumo:
Em defesa da necessidade da popularização da ciência cotidianamente esta tem disputado um espaço nos meios de comunicação, seja marcando presença como pauta da imprensa, ou em programas em que surge entremeada pela lógica do entretenimento. Nesta dissertação, tais questões demandaram de um episódio que ocorreu recentemente no Brasil: aqui chamado de resgate dos beagles e de polêmica dos beagles, de 2013. Este caso reuniu questões de natureza científica sobre a sociabilização e popularização da ciência e dos cientistas. Assim como também problematizou a questão da participação pública junto a causas e demandas que ao longo do processo podem vir a conduzir ações coletivas na realidade das ruas e no espaço virtual. Em especial, o resgate dos beagles desencadeou um processo de reflexão coletiva em um dado momento sobre a relação de afeto entre homens e animais, principalmente com o popularmente chamado melhor amigo do homem. Todas estas problemáticas mobilizaram, em dimensões diferenciadas, e em muitos aspectos distintos, a opinião pública, o que significou a manutenção por um período significativo de tempo destas pautas na grande mídia. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo está em discutir os modos como determinados acontecimentos da esfera científica mobilizam diversos estratos da sociedade por meio de estruturas comunicacionais. Mais precisamente, como assuntos relacionados à temática da ciência surgem e, enquanto desdobram-se, produzem sentidos, dialogam e, muitas vezes, até contradizem outras bases de conhecimento da esfera pública.

Palavras-chave: Ativismo; Ciência; Experimentação animal; Conhecimento científico; Instituto Royal; Mídias sociais; Resgate beagle.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3822