Processo de Seleção Doutorado

SELEÇÃO DOUTORADO TURMA 2019 – INSCRIÇÕES ABERTAS

Está aberto o processo de Seleção para a primeira turma de DOUTORADO EM MÍDIA E COTIDIANO. O período de inscrição começa neste 18 de outubro e termina dia 21 de novembro. Haverá apenas uma fase de inscrição. Confira todas as informações, incluindo as fases da avaliação no EDITAL COMPLETO.

EDITAL COMPLETO SELEÇÃO DOUTORADO 2019

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO DE CURRÍCULO

FICHA DE AUTODECLARAÇÃO

Bolsas

Desde 2013, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão de fomento federal que viabiliza as bolsas de Pós-Graduação, mudou sua política de distribuição o que, na prática, reduziu drasticamente as Bolsas de Estudo (denominadas “Bolsa de Demanda Social”) para os Programas. Em função desta realidade, o Mídia e Cotidiano vem atuando junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, à CAPES e à FAPERJ (órgão de fomento do Rio de Janeiro) de modo a ampliar as cotas atuais.
Quanto ao critério de distribuição, no primeiro semestre, ou seja, no ingresso, as bolsas são distribuídas conforme a classificação no Processo Seletivo. As iniciadas no semestre seguinte incluem avaliação do rendimento do aluno (nas disciplinas e atividades do Programa).
A renovação da Bolsa após um ano também é feita sob avaliação da dedicação do aluno pela Comissão de Bolsas, que conta com a participação de um representante discente. A reprovação em algum disciplina e/ou solicitação de afastamento, implica na suspensão da Bolsa.
Todos os interessados em ter Bolsa de Estudos devem se manifestar a cada matrícula semestral realizada, em documento fornecido pela Secretaria do PPGMC.
Cabe ao bolsista cumprir ESTÁGIO DOCÊNCIA, participar das reuniões específicas convocadas pela Comissão de Bolsa e/ou outras atividades definidas pela Coordenação do PPGMC, de comum acordo com o bolsista (confira na aba “Secretaria” os formulários que devem ser preenchidos).

Atribuição de Bolsas – DOCUMENTOS
Portaria da Capes que regulamenta Bolsa de Demanda Social (Bolsa de Estudo)
Critérios do PPGMC para atribuição de Bolsa.