PPGMC LANÇA LIVRO E EDITAIS DE SELEÇÃO NESTA TERÇA, DIA 22 DE JUNHO

Evento que lança obra e editais começa às 19h30

Nesta terça-feira, dia 22 de junho, às 19h30, o PPGMC lança o livro “Mídia e Cotidiano: uma cartografia de pesquisas”. O evento tem a participação da professora e pesquisadora da UFRJ, Marialva Barbosa, que assina o prefácio desta obra que traz o resultado das investigações dos oito grupos de pesquisa do Programa. A data também também marca o início do período de inscrição para os processos seletivos do Mestrado e do Doutorado das Turmas 2022. A junção dos dois acontecimentos deve-se à proposta do livro, cuja ideia é ser também mais uma fonte de informação sobre a Pós-Graduação Mídia e Cotidiano, em especial para quem pretende se inscrever nos processos seletivos do PPGMC. O evento será transmitido pelo canal do Programa, no YouTube e o link de acesso é: https://www.youtube.com/channel/UCpuucOgY4VJOWweLx_a-HCA

Como destaca Marialva Barbosa no prefácio, o PPGMC é o único programa de Pós-Graduação no Brasil que tem como eixo de investigação as relações “Mídia e Cotidiano”. Essa singularidade impõe um cuidado extra com as pesquisas desenvolvidas pelo grupo de professores e alunos que têm tecido a trajetória desta Pós que foi aprovada em 2012 pela Capes, iniciando sua primeira turma no ano seguinte. Em pouco tempo, em uma conjunção de esforço discente e docente, o Mídia e Cotidiano subiu de nota na primeira avaliação que enfrentou e, na sequência, aprovou o Curso de Doutorado. O desafio, agora, é não só manter essa disposição a despeito das dificuldades atuais,  mas também consolidar e ampliar “As diferentes histórias que marcam os percursos desses oito grupos de pesquisa, ao mesmo tempo tão distintos, mas tão próximos no que se refere à proposição de pensar a imbricação entre Mídia e Cotidiano no nosso tempo e à preocupação com a transformação social”, como tão bem assinalou a professora da UFRJ no texto que abre o livro.

O livro pode ser baixado gratuitamente na versão PDF aqui. Quem preferir a versão impressa ou E-book (custo: R$ 6,00) pode adquirir uma ou outra consultando o site da Editora Letra Capital: https://www.letracapital.com.br/produto/midia-e-cotidiano-uma-cartografia-de-pesquisas/