AULA MAGNA

 O Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano marca o início do ano letivo com a AULA MAGNA. O evento, promovido pelo LaPA – Laboratório de Pesquisas Aplicadas – não só é um espaço de integração entre as turmas e, também, entre Pós-Graduação e Graduação, como também tem proporcionado o acesso a palestras com pesquisadores de expressão do campo da Comunicação e afins.


Neste ano de 2018 a convidada para proferir a Aula Magna foi a professora, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Juiz de Fora, Gabriela Borges que abordou o tema “Literacia Midiática no Campo da Comunicação”.

Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Gabriela Borges participa da Rede Alfamed (Rede Interinstitucional de Investigação sobre Competência Midiática para a Cidadania), sendo coordenadora da equipe brasileira que é composta por cinco universidades. Autora dos livros “Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do Canal 2” e “A poética televisual de Samnuel Beckett”. A pesquisadora é graduada em Publicidade e Propaganda pela UFMG (1993) e tem pesquisado, também, a televisão e o audiovisual, sendo vice-coordenadora do GT de “Estudos de Televisão”, da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação).

O link para a aula na íntegra será disponibilizado em breve.


ANTERIORES

Aula Magna 2013

Tema: Comunicação e Cultura Hoje

Conferencista: Prof. Muniz Sodré (UFRJ)

Perfil: Muniz Sodré é professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde desenvolve estudos nas áreas da Comunicação e da Cultura há mais de três décadas. Seu primeiro livro, “A Comunicação do Grotesco”, publicado em 1973, tornou-se um clássico da literatura sobre a mídia no Brasil e é até hoje lido nos nossos cursos de Comunicação. Nascido em 1942, em São Gonçalo dos Campos, hoje área metropolitana de Feira de Santana, na Bahia, é autor de mais de 30 livros, alguns deles traduzidos em países como Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e Argentina.

 

Aula Magna 2014

Tema: A Universidade e os Tempos Modernos

Conferencista: Prof. Antônio Serra (UFF)

Perfil: O professor de filosofia Antonio Serra, diretor em duas ocasiões do Instituto de Arte e Comunicação Social, leciona na UFF há quase 40 anos e se destaca pelo perfil voltado para as comunidades que nas décadas anteriores não tiveram acesso à universidade pública. Militante estudantril nos anos 60, Serra foi o primeiro presidente do chamado Caco-livre, o Centro Acadêmico Cândido de Oliveira da Faculdade de Direito da UFRJ, em 1966, durante a ditadura civil-militar. Em 1972, começou a lecionar no IACS/ UFF, mas foi impedido de continuar em 1975 por questões políticas, retornando à UFF em 1980 após a Lei da Anistia. Antonio Serra foi chefe do Departamento de Comunicação, diretor do Núcleo Audiovisual, diretor do IACS e representante docente no Conselho Universitário. Sua trajetória na Universidade se caracteriza por um comportamento democrático e voltado para ampliar os horizontes da ensino público o Brasil. É autor do livro “O desvio nosso de cada dia”, que analisa a linha editorial do jornal popular O Dia nos anos 60/70.

 

Aula Magna 2015

Tema: A Influência da Cultura Contemporânea na Produção Teórica 

Conferencista: Prof. Luiz Cláudio Martino (UnB)

Perfil: Professor Titular em Teorias e Epistemologia da Comunicação da Universidade de Brasília e Pesquisador 1C do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Ministério da Ciência e Tecnologia). Chercheur invité au GRICIS, l?UQÀM, Montréal. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Especialização em Filosofia pela UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Escola de Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), DEA En Sciences Sociales: Cultures et Comportaments – Université de Paris V (René Descartes) (1993) e Doutorado em Sociologia – Université de Paris V (René Descartes) (1997). Membro de Comitê de Assessoramento CAPES (2000 a 2009). Consultor ad hoc CAPES e CNPq. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudo de Meios, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da comunicação, epistemologia da comunicação, história da comunicação, meios de comunicação, tecnologia da comunicação.

 

Aula Magna 2016

Tema: Entre Tretas, Likes & Trolls: As mídias sociais como novas arenas políticas

Conferencista: Prof. Wilson Gomes (UFBa)

Perfil: Wilson Gomes é professor de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma universidade. Mestre e Doutor em Filosofia (Universitas a Scte. Thomae, Roma) e graduado em Teologia (Universitas Gregoriana, Roma). Doutorou-se em 1988 com uma tese sobre a idéia de construção da realidade no Idealismo Alemão, na Fenomenologia e na Hermenêutica. Em 1998, realizou estágio pós-doutoral em Cinema na Universidade de São Paulo. Desde 1989 ensina, pesquisa e orienta na área de Comunicação, nas especialidades de comunicação e política e democracia digital. É autor de Transformações da política na era da comunicação de massa (São Paulo: Paulus, 2004 e 2008), de Jornalismo, fatos e interesses (Florianópolis: Insular, 2009) e co-autor, com Rousiley Maia, de Comunicação & democracia: problemas e perspectivas (São Paulo: Paulus, 2008).

 

Aula Magna 2017

Tema: O Trabalho Intelectual

Conferencista: Prof. Renato Ortiz (Unicamp)

 Perfil:Renato Ortiz nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 1947. Professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem gradução em sociologia pela Université de Paris VIII (1972) e doutorado em Sociologia/Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1975). Referência nos estudos sobre indústria cultural, modernidade e mundialização, Ortiz foi professor visitante e convidado em diversas instituições fora do país, como New York UniversityNotre Dame University (Indiana), Stanford UniversityInstitut de l’Amerique Latine (Paris), Leiden University (Holanda) e Universidad de Buenos Aires. O professor Renato Ortiz é autor, entre outras obras, do hoje clássico Cultura Brasileira e Identidade Nacional (1985); Telenovela: história e produção; A Sociologia de Pierre Bourdieu; Mundialização: saberes e crenças; Trajetos e Memórias; Cultura e Modernidade; A Moderna Tradição Brasileira e outras mais de 20 obras.