Ana Karolina Cavalcante Assunção

Vozes da liberdade? Aberturas, limites e apropriações da Rádio Livre nos presídios do Ceará

Orientador: João Batista de Abreu

Resumo:
Os presídios são instituições que pretendem ser fechadas, onde indivíduos que cometeram crimes vivem reclusos, sem o direito de ir e vir e contato direto com as pessoas que estão fora da instituição. Nesse aspecto, um sistema de alto-falantes (radiadora) instalado em unidades prisionais cearenses pretende ser um meio de comunicação e um elo entre familiares e internos. Ao mesmo tempo em que utiliza as características de companheiro, típicas do rádio, a radiadora também é uma forma de transmitir mensagens e ações da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), responsável pela Rádio Livre e pela administração dos presídios. Divido em três capítulos, este trabalho expõe, na primeira etapa, questões relacionadas às prisões, problematizando a política de hiperencarceramento e contextualizando a situação dos presídios no Brasil e, mais especificamente, no Ceará. A segunda parte destaca as características do rádio e apresenta a Rádio Livre no contexto carcerário. Na terceira parte, a partir de audições de programas e entrevistas com familiares de internos e produtores da radiadora, analisa-se a programação da rádio, levando em consideração os limites estabelecidos pela Secretaria e as apropriações que internos e familiares fazem da iniciativa. O objetivo central desta pesquisa é perceber se a rádio é um veículo institucional da Sejus ou uma forma de comunicação entre familiares e internos.

Palavras-chaves: Rádio Livre; Criminologia;  radiadora;  . sistema carcerário; poder.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3665


Ana Paula Gonçalves de Almeida

Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na revista Canal Extra

Orientadora: Laura Martini Bedran

Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar a revista Canal Extra, distribuída aos domingos no jornal Extra, jornal de maior circulação na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, trata-se de um veículo que se apresenta como um dos principais expoentes da representação da chamada nova classe média no jornalismo diário carioca, definido como seu público-alvo. Para compreender o seu discurso e o modo como esse público é representado, a revista é contextualizada como suporte midiático, assim como sua relação com a cidade e o carioca, e o seu potencial na criação de sentidos e pertencimentos. A partir do levantamento e análise das seções da revista no período de dois anos, são discutidas as relações entre consumo, identidade e hegemonia representados nas páginas da Canal Extra com a disseminação de hábitos culturais, consumo, modas e tendências.

Palavras-chave: Jornalismo de revista; Carioca; Representações sociais; Consumo; Identidade.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3667


Camille Costa Perissé Pereira

Comunicação que sobrevive: a busca de autossustento para uma mídia autogerida por moradores da Cidade de Deus

Orientadora: Patrícia Gonçalves Saldanha

Resumo:
A presente pesquisa se propõe a analisar e avaliar como veículos de comunicação comunitários lidam com a necessidade e dificuldade de autossustento material e autonomia, apontando novas estratégias a serem construídas com os organizadores de tais veículos. Parte-se da premissa de que os veículos analisados se inserem em um contexto de profunda concentração de propriedade dos meios de comunicação, em que, no entanto, diferentes forças seguem em disputa pela hegemonia. Essa compreensão se faz necessária para que os resultados da pesquisa não sejam simplificados em microanálises. Além da revisão bibliográfica, utiliza-se análise documental e a metodologia de pesquisa participante. O estudo se concentra na circulação de veículos comunitários do bairro Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, especificamente um jornal comunitário, conduzido, desde 2010, por moradores da Cidade de Deus. A notícia por que vive foi construído a partir de uma experiência anterior de apropriação das mídias nesta comunidade O estudo busca relacionar Comunicação Comunitária, sociedade civil e socialização da política, no intuito de expor as batalhas cotidianas que se inserem dentro destes campos. Também são incluídas no trabalho reflexões acerca do papel do Estado nas favelas e na promoção das mídias. Por fim, experiências pelas quais o veículo em questão passou ao longo de sua trajetória no que tange à arrecadação de recursos – como a participação em editais, a campanha de crowdfunding e eventos locais – e ao uso de publicidade serão reavaliadas e diagnosticadas, para que, em diálogo com os atores sociais, ainda se possam encontrar possíveis soluções éticas para o problema da autonomia financeira e sobrevivência material.

Palavras-chave: Comunicação Comunitária; Democratização da Comunicação; Publicidade Comunitária; Cidade de Deus; A Notícia Por Quem Vive

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3773


Elisabete de Jesus Estumano Freire

Narrativas ficcionais seriadas e a representação dos “dois Brasis”: a produção de sentidos nas webséries inspiradas nos seriados televisivos ‘As Brasileiras’ e ‘As Cariocas’

Orientadora: Renata Rezende Ribeiro

Esta dissertação tem por objetivo verificar a produção de sentidos de algumas narrativas webseriadas inspiradas em narrativas seriadas televisivas, tendo como foco o modo como vem sendo representada a identidade nacional. A partir de uma pesquisa exploratória das webséries inspiradas nos seriados ‘As Brasileiras’ e ‘As Cariocas’, exibido pela Rede Globo de Televisão, entre 2010 e 2012, pretendemos identificar como o discurso de brasilidade e regionalismo vem sendo mostrado pela mídia televisiva e apropriado pelos internautas nas webséris relacionadas. As discussões baseiam-se em referencial teórico de Martin-Barbero (2009), que estudou a relação da narração com a identidade cultural e os modos de mediação da sociedade midiatizada, além de outros autores como Henry Jenkins (2012), Lima (2013), Ortiz (2006), Sodré (2006), Amâncio (2000), Gaudreault e Jost (2009), Aeraphe (2013) e Rodrigues (2014).

Palavras-chave: produção de sentidos; webséries; convergência; identidade nacional; regionalismo.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3850


Ingrid Schumann Seabra Martins

A criança como influenciadora de compra para a publicidade: apelos, motivações e subjetividade infantil

Orientadora: Ana Paula Bragaglia

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo investigar de que forma a publicidade pode estimular crianças a se tornarem, não apenas consumidores finais, mas também influenciadores na tomada de decisão por parte de quem possui efetivamente o poder de compra. Buscou-se ainda estudar a influência de consumo que a criança pode vir a realizar no seio familiar, no caso de produtos de uso não exclusivamente infantil. Finalmente, buscou-se compreender em que grau a publicidade estaria envolvida no estímulo desta postura específica de consumo, assim como as possíveis consequências deste comportamento na subjetividade infantil. A posição da criança na sociedade passou por mudanças ao longo dos anos: se antes, muitas vezes, ganhava ínfima atenção da família, hoje tem sua opinião amplamente valorizada dentro de casa, ganhando projeção o comportamento denominado “protagonismo infantil”. Este destaque pode ocorrer até mesmo em questões de consumo e é sobre esta via que esta dissertação se debruçou. Foram feitas leituras sobre psicologia infantil, aspectos históricos-sociais da infância, técnicas de marketing e linguagem publicitária voltados a este público, políticas da comunicação publicitária infantil no Brasil e em outros países, além de terem sido analisadas diversas pesquisas sobre consumo e influência de compra em crianças. A partir deste material, partiu-se para a análise de comerciais televisivos e realização de entrevistas com pais de crianças entre 5 e 10 anos. Como principais resultados, identificou-se setenta e sete (77) anúncios de produtos ou serviços de uso familiar ou adulto, com elementos atraentes às crianças, e confirmou-se, nas entrevistas, a influência da publicidade sob o público infantil. Como alguns impactos possíveis deste “marketing de influência” na subjetividade infantil, percebeu-se a própria postura consumista, bem como o chamado “encurtamento da infância”.

Palavras-chave: Publicidade infantil; Mídia e cotidiano; Psicologia infantil; Ética e legislação publicitária; Infância.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3849


Mariana de Almeida Costa

Jornalismo, internet e os malabarismos de uma redação em transição: os reflexos da convergência na produção de notícias em O Globo

Orientador: João Batista de Abreu

Resumo:
Esta pesquisa busca investigar os reflexos da convergência digital e o desenvolvimento de novas tecnologias no processo de produção de notícias do jornal O Globo. Apresenta-se um panorama mais amplo das transformações sobre o jornalismo e a indústria de notícias, como as mudanças no mundo do trabalho e no mercado de jornais impressos, e as novas habilidades exigidas dos jornalistas nesse contexto. Traçado um quadro geral, busca-se analisar o cenário brasileiro e o jornal carioca em particular, com o foco específico na Editoria Rio. Foram analisadas as principais estratégias adotadas por O Globo desde a década de 1980 até os dias atuais e o reflexo dessa transição sobre a rotina da redação. Para isso, foram utilizadas informações disponibilizadas pelo próprio jornal e entrevistas feitas com jornalistas que vivenciaram essas transformações. Chegou-se à conclusão que as novas condições de produção oferecem mais limitações do que potencialidades para o trabalho jornalístico por estarem fortemente fundamentadas em uma cobrança por mais produtividade. As hipóteses que indicavam um afastamento dos profissionais das ruas e o enfraquecimento do gênero reportagem também se confirmaram.

Palavras-chave: convergência digital; jornalismo multimídia; produção de notícias; O Globo

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3852


Natália Kleinsorgen Bernardo Borges

Traficante – ou roda ou tomba: linguagem policial, criminalização da pobreza e discurso punitivista em O Itaboraí, O São Gonçalo e O Fluminense 

Orientador: Marco Schneider

Resumo:
Cotidianamente, tipos específicos de atos socialmente indesejados são veiculados nas mídias como principais problemas da dita violência urbana. A divulgação quase exclusiva de anomias, especialmente por parte de jornais populares, produz um estereótipo do “criminoso”, colaborando para a estigmatização de uma parcela da população historicamente marginalizada. Neste trabalho, através de entrevistas com profissionais das redações de O Itaboraí, o São Gonçalo e O Fluminense – integrantes da imprensa no Leste Fluminense, busca-se entender qual seria o papel do repórter-policial e das editorias criminais, investigando a relação entre fonte e jornalista. Além disso, são utilizadas ferramentas da análise do discurso francesa (AD) para identificar os sentidos e mapear as vozes que circulam por estas publicações.

Palavras-chave: Mídia e Violência; Jornalismo popular; Criminalização da Pobreza; Criminologia Midiática.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3869


Patrícia Pimenta Fernandes

Diáspora na rede: redes sociais e questões identitárias de migrantes haitianos no Brasil

Orientadora: Renata Rezende Ribeiro

Resumo:
O objetivo da presente pesquisa é investigar como migrantes haitianos residentes no Brasil utilizam as redes sociais na construção de suas identidades. Pretendeu-se analisar os perfis dos usuários nascidos no Haiti que migraram para o Brasil após o terremoto de 2010 e verificar de que modo se dá a interação entre eles e os demais usuários no ambiente virtual, observando até que ponto o uso das redes sociais auxilia a integração à cultura brasileira.

Palavras-chaves: Redes sociais; Identidade cultural;  Migração;  Haitianos; Cotidiano.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3870


Penélope Thaís da Cunha Toledo

Contra-hegemonia e mídias sociais: um estudo de caso da campanha “Primavera Carioca”

Orientador: Adilson Vaz Cabral Filho

Resumo:
A sociedade é um palco permanente de disputa pela hegemonia das ideias, como condição para a conquista e o exercício do poder. Nela, as forças hegemônicas brigam para consolidar o seu domínio, enquanto as contra-hegemônicas brigam para conquistá-lo, sendo aqui hegemonia entendida como uma forma de dominação por meio do consenso, não da força física. A disputa pelas ideias ganha impulso durante os processos eleitorais, momento em que se multiplicam as discussões políticas e em que as pessoas são levadas a pensar nas questões da sociedade, já que têm que escolher os seus candidatos e projetos. Para isso são utilizados diversos instrumentos e canais, físicos e virtuais, neste último caso se destacando, por sua popularidade e por características como horizontalidade e interatividade, as mídias sociais. Como a disputa pela hegemonia é constante, entretanto, a circulação das ideias nestas interfaces colaborativas transcende o período eleitoral e precisa ser profundamente estudada e compreendida para possibilitar intervenções conscientes e inseridas dentro de um planejamento político-estratégico maior. Este estudo investiga e analisa as mídias sociais enquanto canal de circulação das ideias contra-hegemônicas. Para tanto, parte do estudo de caso da campanha “Primavera Carioca” nas referidas interfaces, nome com que ficou conhecida a candidatura de Marcelo Freixo (PSOL) à prefeitura do Rio de Janeiro em 2012. O que se pretende com o estudo de caso é, partindo do evento específico, compreender o contexto geral, por meio de analogias e da ampliação das situações observadas. Em geral, a pesquisa objetiva compreender como as mídias sociais atuam enquanto canais para a circulação permanente das ideias contra-hegemônicas, abrangendo as suas potencialidades, limitações e impactos. Também tem como objetivos analisar o uso destas interfaces como instrumento de campanhas eleitorais e de ações políticas como um todo, e examinar a sua utilização em eleições como um meio para a promoção do debate público.

Palavras-chave: mídias sociais; política; “Primavera Carioca”; ciberpolítica; cibermilitância.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3831


Raphael Silva Pinto

Dinâmicas audiovisuais nos encontros com Justin Bieber

Orientadora: Denise Tavares da Silva

Resumo:
A pesquisa tem como foco investigativo as dinâmicas audiovisuais cotidianas construídas em torno de uma fase do percurso profissional do cantor canadense Justin Bieber, a partir da circularidade de suas fotos e vídeos na internet, especialmente no Instagram. Assim, como procedimento metodológico, destacou o documentário Never say Never (2011), cuja narrativa é apresentada como biografia de Justin Bieber, investigando os processos de identificação e imbricamentos entre os aparentemente distantes dois mundos: o da celebridade e dos que o cultuam. A problematização se configura a partir do instante em que os fãs do cantor parecem, a priori, não superar a transição ocorrida no perfil identitário do ídolo e passam a arquivar montagens fotográficas datadas no Instagram. As fotografias compartilhadas são entendidas como encontros narrativos e molduras imagéticas que pronunciam o componente midiático ao gênero biográfico tradicional, permitindo, assim, um interstício nas possíveis leituras sobre as trajetórias vitais das celebridades na contemporaneidade. Nesta perspectiva, buscam-se teorizações para compreender as necessidades imaginárias e as experiências do sujeito com a vida célebre. Sustentam as análises e reflexões desta pesquisa os trabalhos de Mikhail Bakhtin, Edgar Morin, Douglas Kellner, Muniz Sodré e Thiago Soares. Tal percurso traduziu-se na tentativa de elucidar diagnósticos que se somem aos estudos que já entendem o quanto é urgente, hoje, discutirmos as abordagens da cultura do entretenimento.

Palavras-chave: midiatização; celebridade; estética; biografia.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3871


Sandra Alesia Pereira da Silva

Sexualidades e gêneros cambiantes – militância e ativismo nos documentários Generonautas: jornada por identidades mutantes e De gravata e unha vermelha

Orientadora: Denise Tavares da Silva

Resumo:
Esta dissertação analisa dois documentários – “Generonautas, jornada por identidades mutantes” (Monika Treut, 1999) e “De gravata e unha vermelha” (Miriam Chnaiderman, 2014) – tendo o objetivo de discutir como a identidade de gênero e a sexualidade são expressas nessas obras. Balizam este estudo a concepção de identidade como em contínua transformação e, gênero, como construção histórica, cultural e política. Sustentam, especialmente, tal olhar, os estudos feministas e a teoria queer, que defende a superação da padronização binária heterossexual/homossexual. O trabalho avalia os diferentes pontos de vista dos documentários, considerando os momentos históricos de suas produções. No filme de Treut, destacamos o aspecto militante da obra ao abordar o cotidiano de uma comunidade de trasgêneros residentes em São Francisco (EUA), tendo a cidade um papel importante na causa em defesa dos corpos abjetos. Já no filme de Chnaiderman, buscamos entender como se apresenta a sexualidade e o gênero em sua multiplicidade, tendo a vestimenta como principal elemento de transgressão. Isto posto, enumeramos algumas indagações que atravessam esta pesquisa: como se constroem os diferentes ativismos nas duas produções, mantendo-se a perspectiva de uma militância desenhada pelas organizações LGBT (Lésbica, gay, bissexual e trans) e tendo em vista a construção e consolidação de direitos sociais para este grupo ao longo dos quinze anos, tempo de espaço entre as produções? Qual a articulação – seja em maior ou menor grau – com o cotidiano, no sentido de se reconhecer neste “espaço de vivência e convivência”, uma trilha para a consolidação dos propósitos do ativismo? Quais as marcas temporais específicas dos filmes que dialogam com a teoria queer? Por fim, que questões éticas suscitam tais obras quando expõem indivíduos historicamente discriminados? Buscar responder a estas e outras questões próximas, significa, para esta pesquisa, apontar para a necessidade do rompimento da invisibilidade que ainda marca quem optou pela transexualidade e/ou outras formas de identidade sexual e de gênero e, ao mesmo tempo, reconhecer na mídia, mais especificamente no audiovisual de não-ficção, um locus potente e significativo no cenário da comunicação contemporânea.

Palavras-chaves:  militância; documentário; gênero; identidade; queer

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3891


Tatiana Cioni Couto

Converso, logo compro: a sociabilidade como instrumento de consumo em rede

Orientadora: Arlete Eni Granero

Resumo:
A mídia social possibilitou às pessoas a possibilidade da publicação instantânea e a troca de opiniões e comentários em rede. Algumas empresas constroem negócios virtuais nessas mídias ou delas se utilizam. O surgimento das redes e da internet trouxe consequências como: a realização de ações em “tempo real”; o surgimento e a ocupação do “ciberespaço”; o deslocamento de identidades; as representações do Eu no “mundo virtual” e a conexão entre as pessoas por meio de computador ou dispositivos móveis para realizar negócios (comércio social). Essas interações mediadas por computador afetaram o o modo de se expressar e o consumo. Foram utilizados como preceitos teóricos: a definição de sociedade e de interação social (BAKTHIN, 2006); a Comunicação Mediada por Computador (CASTELLS, 1999); a conversação em rede (RECUERO, 2012) e o consumo via validação social (ADOLPHO, 2013) para mostrar o place internet como a nova forma de exercer e promover o consumo via sociabilidade. A pesquisa tem como objetivo geral estabelecer a relação entre os elementos: comunidade, conteúdo, comércio de uma marca e o argumento da prova social como influenciadora na Comunicação Mediada por Computador (CMC) apresentando como objeto de estudo o site de viagens TripAdvisor. Observa-se que o TripAdvisor, um site de viagens, ao reunir fóruns de discussões, Facebook e sistemas abertos de avaliações de usuários sobre locais de viagem e de gastronomia, consegue atuar como uma mídia social em rede. Ao mesmo tempo, a empresa gera um o comércio eletrônico vinculado às percepções de uma mídia social.

Palavras-chave: interação social; Comunicação Mediada por Computador; rede social; prosumers; consumo em rede.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3890


Tatiana da Silva Lima

Onde estão os mortos? Silenciamentos, discursos e sentidos midiáticos da pacificação do Complexo do Alemão

Orientador: Márcio de Souza Castilho

Resumo:
Esta dissertação tem como foco as questões sobre a tríade: segurança pública, mídia e violência, relacionada à primeira fase do processo de pacificação de favelas do Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro, realizada em novembro de 2010. A ação policial-militar do Estado teve apoio do governo federal com uso das Forças de Pacificação do Exército e se tornou símbolo do programa de segurança pública denominado Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Através da mídia, a ação agenda a construção discursiva de uma metáfora de paz promotora de novos sentidos para a cidade anfitriã de importantes megaeventos esportivos internacionais como a Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016). A pesquisa busca as linhas de conexão e encaixe entre o que é dito, silenciado e o que é compreendido como paz na prática dos operadores do Estado. Por meio de observação participante no conjunto de favelas do Complexo do Alemão e a análise do discurso da cobertura jornalística do periódico O Globo, essa dissertação promove uma reflexão sobre a representação das favelas e a segurança pública na cidade do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Pacificação de favelas; Segurança Pública; Unidade de Polícia Pacificadora; Complexo do Alemão; Produção de sentido.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3851


Tatiane Mendes Pinto

Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político

Orientadora: Patrícia Gonçalves Saldanha

Resumo:
O presente trabalho se propõe a analisar as experiências dialógicas entre cinema e educação a partir do projeto Cinema para Todos, de oficinas de audiovisual no Estado do Rio de Janeiro. Partindo das relações entre Mídia e Cotidiano, refletirá sobre o cinema como estratégia comunicacional que vai do ambiente escolar até a experiência do espaço urbano como forma de compartilhamentos sensíveis e estímulo às invenções coletivas – essenciais à formação do ser. Tal análise tem lugar num momento da atualidade1 onde sujeito e sociedade sofrem importantes mudanças, a escola como meio de reprodução de práticas sociais passa por uma crise sem precedentes e parece haver uma transformação do político na sociedade atual em detrimento de um fortalecimento cada vez maior das mídias no cotidiano. Deste modo busca-se compreender em que medida a experiência sensível com o cinema pode gerar vinculações sociais dos alunos em relação a seus pares e às suas comunidades. Ao longo da pesquisa foi delineado um caminho cujos eixos centrais se sustentam no método de pesquisa de campo, pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade, pesquisa quantitativa com entrevistas fechadas e revisão bibliográfica para pensar o papel do audiovisual na intervenção do cotidiano e na mediação com a sociedade através dos conceitos de cinema (BENJAMIN, 2012; BERGALA, 2008), vinculação social (SODRÉ, 2010), educação (SODRÉ, 2012; SIBILIA, 2012), héxis educativa (SODRÉ, 2010) e experiência sensível (MAFFESOLI, 1998)

Palavras-chave:  Cinema; Educação; Héxis educativa; Experiência sensível; Vinculação social.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3868


Wagner da Silveira Bezerra

A mediação do consumo midiático no universo escolar: estudo de caso do Projeto GENTE

Orientador: Alexandre Farbiarz

Co-orientador: Ricardo Artur Carvalho

Resumo:
O problema central desta dissertação refere-se à necessidade de adaptação da comunidade escolar em face da necessária reconfiguração das estratégias de ensino-aprendizagem, a partir do uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) enquanto ferramentas pedagógicas nos ambientes escolares. O objetivo principal é analisar o processo de adaptabilidade de educandos e educadores frente a esse processo, por meio do estudo de caso do Projeto Ginásio Experimental de Novas Tecnologias (GENTE), desenvolvido na Escola Municipal André Urani, na Rocinha, Rio de Janeiro. O objetivo secundário é compreender como se dá a mediação do consumo de mídia em um ambiente em que o uso das TICs ganhou centralidade. Do ponto de vista teórico, pretende-se discutir aspectos das interconexões entre os campos da Comunicação e da Educação, a partir de referencial que tem como alicerce a produção de autores filiados aos estudos culturais, sobretudo os latino-americanos, em posição dialógica às teorias dos campos da Educação para a mídia, destacando-se a Educomunicação e a Mídia-Educação, bem como alguns pressupostos da chamada Educação para o Século XXI. Para o levantamento de dados valeu-se, primordialmente, da abordagem qualitativa, com uso de pesquisa exploratória, observação participativa e entrevistas em profundidade. A análise dos dados baseou-se na utilização da teoria do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e do software desenvolvido para aplicação dessa técnica. Dentre os principais resultados alcançados, destaca-se a agregação de conhecimento científico que possa, de alguma forma, colaborar com as políticas públicas de Educação e com ações subsequentes do uso das TICs nos ambientes públicos escolares, por meio do relato de um caso real de empenho adaptativo coletivo para tornar o uso das novas tecnologias um aliado na missão de educar e preparar os alunos para a vida cidadã, sem perder de vista os novos desafios da Educação, como a promoção da autonomia e do protagonismo infantil e juvenil.

Palavras-chave: Tecnologias educacionais; TICs na Educação; Educação para a mídia; Educomunicação; Novas tecnologias.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3989