Primeira etapa de avaliação acontecerá nos dias 18 e 21 de outubro

Após o resultado final da segunda fase do Processo Seletivo 2020 de Mestrado e Doutorado do PPG em Mídia e Cotidiano, será realizada a primeira etapa de avaliação. Para o Mestrado, esta consiste na Prova Escrita, que será realizada no próximo dia 18 de outubro, na Rua Tiradentes, 17, sala T22 – Ingá – Niterói (Faculdade de Direito – Campus II), com início às 09 horas. Lembrando que, para realizá-la, é preciso chegar ao local com antecedência, munido de caneta esferográfica azul ou preta e carteira de identidade. Já para o(a)s candidato(a)s ao Doutorado, a próxima fase é o resultado da Seleção de Projeto, Memorial e Currículo, que estará disponível no dia 21 de outubro, na seção Ingresso aqui do site. Não deixe de conferir todas as informações nas páginas sobre o Processo Seletivo aqui no site, no menu lateral da seção Ingresso.


Inscrições da Segunda Fase dos Processos Seletivos Homologadas

No dia 1º de outubro, saiu a homologação das inscrições da Segunda Fase do Processo Seletivo 2020 do Mestrado e Doutorado.  O resultado pode ser consultado aqui no site, acessando a página Ingresso, em seguida, Processo Seletivo Mestrado e Doutorado, no menu lateral. A interposição de recursos para essa fase pode ser feita nos dias 02 e 03 de outubro pelo e-mail doutoradoppgmc2020@gmail.com, para o Doutorado. E nos dias 03 e 04 de outubro, através do e-mail ppgmcmestrado2020@gmail.com, para o Mestrado. A próxima etapa para o Mestrado é a prova escrita, enquanto para o Doutorado é o resultado da Seleção de Projeto, Memorial e Currículo. Enfim, vale conferir todas as informações acessando os EDITAIS DE SELEÇÃO aqui no site  e também os dois aditamentos. (Na página, escolher os menus Mestrado ou Doutorado, que estão no menu lateral. Ali estão os Editais e também todos os formulários do Processo Seletivo).


PPGMC indica obras da Seleção do Mestrado 2020

A indicação da bibliografia para a prova do Processo Seletivo do Mestrado em Mídia e Cotidiano, Turma 2020, já está definida. É o chamado “primeiro passo” deste processo que, neste ano, terá um calendário diferente, conforme poderá ser conferido no Edital que deve ser publicado até a próxima semana. Até lá, você já pode conferir, na lista abaixo, as obras-base da prova. Estas, conforme sempre fazemos, mantém dois livros do Processo Seletivo de 2019 e indica dois novos.

  • HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
  • JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
  • MORAES, Dênis de. Crítica da mídia e hegemonia cultural. Rio de Janeiro: Mauad/FAPERJ, 2016.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.