Abertas as Inscrições para o Mestrado e Doutorado

A primeira fase das inscrições para o Mestrado e Doutorado do PPG Mídia e Cotidiano já estão abertas e terminam em 19 de julho. Só pode participar do Processo Seletivo quem se inscrever nesta fase. Para se inscrever, o candidato deve pagar o GRU que, neste ano, será de R$ 100,00 para a inscrição no Mestrado e R$ 130,00 para o Doutorado. Depois de pagar, o candidato deve enviar o comprovante do GRU e a Ficha de Inscrição preenchida para os seguintes e-mails: pmc.ega@id.uff.br, quando for inscrição para o Mestrado e doutoradoppgmc2020@gmail.com, para quem for se inscrever no Processo Seletivo do Doutorado. Confira todas as informações acessando os EDITAIS DE SELEÇÃO aqui no site. (Link abaixo. Na página, escolher os menus Mestrado ou Doutorado, que estão no menu lateral. Ali estão os Editais e também todos os formulários do Processo Seletivo).

Editais de seleção das Turmas 2020 Mestrado e Doutorado.


Revista Mídia e Cotidiano: chamada aberta até 30 de junho

A próxima edição da Revista Mídia e Cotidiano, que será publicada em agosto já está com chamada aberta para o Dossiê Temático “O imaginário e o cotidiano em contextos midiáticos: um diálogo com a obra de Michel Maffesoli”. Conhecido pela popularização do conceito de tribo, o sociólogo desenvolveu diversas pesquisas em torno da ligação social comunitária e da prevalência do imaginário nas sociedades contemporâneas, buscando voltar o olhar para culturas múltiplas que constituem o que ele denomina de sociedade pós-moderna. A proposta deste Dossiê é homenagear a trajetória deste autor, marcando, também, os 40 anos da publicação do livro “A conquista do presente”, obra que se debruça sobre a relevância da vida cotidiana. Deste modo, são bem-vindos artigos ou resultados de pesquisas que versem sobre o cotidiano e o imaginário, o papel do emocional, o retorno aos ritos, as reflexões sobre o tribalismo e o nomadismo em diálogo com as obras de Maffesoli, como teoria e/ou método, em uma leitura da atmosfera da nossa época e das relações pós-modernas atravessadas pelos meios de comunicação e pelos contextos midiáticos.

Editoras convidadas: Renata Rezende (PPGMC-UFF) e Denise Ayres (UFMA)

Prazo para as submissões: 30 de junho de 2019

Previsão de Publicação: 30 de agosto de 2019

As normas completas para submissão de artigos podem ser encontradas no site da revista, neste link: http://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/about/submissions#authorGuidelines

A submissão de artigos é realizada online, através do sistema OJS: http://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/index


PPGMC indica obras da Seleção do Mestrado 2020

A indicação da bibliografia para a prova do Processo Seletivo do Mestrado em Mídia e Cotidiano, Turma 2020, já está definida. É o chamado “primeiro passo” deste processo que, neste ano, terá um calendário diferente, conforme poderá ser conferido no Edital que deve ser publicado até a próxima semana. Até lá, você já pode conferir, na lista abaixo, as obras-base da prova. Estas, conforme sempre fazemos, mantém dois livros do Processo Seletivo de 2019 e indica dois novos.

  • HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
  • JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
  • MORAES, Dênis de. Crítica da mídia e hegemonia cultural. Rio de Janeiro: Mauad/FAPERJ, 2016.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.