Amélia Aben-Athar Olinto Ramos

O papel das pesquisas de intenção de voto na construção das notícias sobre as eleições presidenciais de 2014 no Brasil

Orientadora: Profª Drª Andrea Medrado

Resumo:
Este trabalho procura analisar os diferentes enquadramentos (ENTMAN, 1993) das pesquisas eleitorais publicadas pelo jornal O Globo durante as eleições presidenciais no Brasil em 2014 (entre os meses de agosto e outubro). O estudo baseia-se em uma análise de conteúdo, e sua amostra inclui notícias que divulgam ou simplesmente mencionam os resultados das pesquisas eleitorais. Esta pesquisa concentra-se no jornal O Globo porque representa uma das maiores e mais poderosas corporações de mídia privada do país. O objetivo deste trabalho é entender como esse jornal e seus jornalistas utilizam as pesquisas eleitorais para construir uma narrativa política e, para aprofundar esse debate, foi importante compreender o que torna as pesquisas de intenção de voto dignas de notícia, procurando entender a natureza atual do trabalho jornalístico (TRAQUINA, 2013). Para analisar isso, também foram realizadas entrevistas em profundidade com jornalistas políticos que trabalham para O Globo e para outras fontes de notícias, bem como o presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – à época, ministro José Antonio Dias Toffoli.

Palavras-chave: Pesquisa de intenção de voto. Jornalismo político. Enquadramento. Opinião pública.

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4602


Ana Carolina Costa Paradas

A praia de Ipanema como espaço midiático de consumo e afetos

Orientadora: Profª Drª Laura Martini Bedran

Resumo:
A praia de Ipanema, por todo seu histórico cultural inovador, disseminou costumes e comportamentos que foram aderidos à identidade cultural carioca. Suas areias também serviram de inspiração para o surgimento de modismos, que influenciaram cidadãos e simpatizantes do local. Acredita-se que frequentadores cotidianos e sazonais, assim como os “empreendedores da areia”, mais conhecidos como vendedores ambulantes, se relacionem e se desenvolvam, em parte, com e a partir da atmosfera ipanemense. Desta forma, esta dissertação investiga a praia de Ipanema como um espaço midiático de consumo e afetos, onde estão em evidência as trocas e produções de sociabilidades presentes no cotidiano praiano, assim como a expansão do consumo de bens que vão além de sua materialidade. Para isso, esta dissertação se dividirá em duas etapas, a primeira é composta pela descrição e análise de contextos históricos e conceitos teóricos relacionados ao tema. Na segunda etapa, será evidenciada uma pesquisa de campo de caráter etnográfico, pois tentará compreender o ambiente e o comportamento cotidiano ipanemense, inicialmente através de uma observação sistemática nas areias e no calçadão da praia, e posteriormente, a partir de entrevistas estruturadas com frequentadores e ambulantes de Ipanema.

Palavras-chaves: Rio de Janeiro; Praia de Ipanema; Consumo; Identidade.

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4036


André Luis do Nascimento Ferreira

A infância no tubo digital: felicidade via consumo?

Orientadora: Profª Drª Ana Paula Bragaglia

Resumo:
Este trabalho discute a associação da ideia de felicidade à promoção do consumo pelos youtubers mirins – crianças que produzem conteúdo audiovisual dirigido a outras crianças através da plataforma de vídeos YouTube. Utilizando a análise do discurso e análise de conteúdo como ferramentas metodológicas, busca-se compreender se e de que forma ocorre esta associação. No percurso da pesquisa, busca-se também compreender que elementos caracterizam a presença de abordagem de promoção do consumo, que elementos configuram a presença da felicidade como argumento e que elementos estabelecem elos entre estes dois campos. Esta discussão é realizada com o apoio de revisão bibliográfica que contempla estudos sobre desenvolvimento infantil, caracterização da infância na sociedade, sociedade de consumo, felicidade e consumo, publicidade infantil, marketing infantil, mídia e infância, infância e Internet, e também sobre o papel do YouTube no contexto midiático contemporâneo. A amostra foi composta apenas de vídeos que possuíam algum tipo de indução implícita ou ostensiva ao consumo. Foram analisados ao todo nove vídeos, sendo que todos figuram entre os mais assistidos dentro dos três canais mais populares de youtubers mirins brasileiros. Ao final da pesquisa, foi constatado a presença de elementos discursivos que associam a felicidade ao consumo em todos os vídeos analisados, com presença de ruído em apenas um destes vídeos.

Palavras-chave: Infância. Sociedade de consumo. Mídia e Cotidiano. Mídias Digitais. Ética
publicitária.

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5586


Andrew Aurélio Pinto de Almeida Costa

O discurso hegemônico do combate ao crack na internet e a política de internação compulsória no Brasil

Orientadora: Profª Drª Carla Baiense

Resumo:
Em contexto da política do governo federal “Crack, É Possível Vencer”, a presente dissertação realiza a análise de discurso de 60 notícias que possuem, simultaneamente as palavras-chave “crack” e “internação compulsória”. São 20 matérias de cada um dos 3 portais de notícias online com maior número absoluto de acessos no Brasil: G1, R7 e UOL. A partir de uma análise dos sentidos discursivos presentes na matéria, desenvolve-se reflexões sobre o papel da mídia hegemônica na legitimação de políticas manicomiais de controle social como as internações compulsórias de usuários de crack em comunidades terapêuticas. A partir de conceitos como hegemonia, vida nua e controle biopolítico, a investigação científica tenta compreender a ideologia por trás dos textos que produzem dominação.

Palavras-chave: Crack; Mídia; Cotidiano; Internação Compulsória; Controle Social

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3770


Antonio Carlos Ferreira Vianna

O monstro das cidades: a construção midiática do traficante e legalização da maconha no Brasil

Orientadora: Profª Drª Carla Baiense

Resumo:
Esta dissertação analisa as mudanças discursivas na construção do perfil social do usuário de maconha nas reportagens do jornal O Globo, entre os anos 2006 e 2015, a partir de um corpus de 72 matérias que foram coletadas por sorteio. Identifica uma relação entre as transformações que vêm ocorrendo nas narrativas e as alterações jurídicas que tendem a defender a descriminalização do uso de maconha no Brasil, com base na retórica do risco (VAZ, 1999), que considera aceitável as ações que não afetem a busca pela felicidade individual dos outros cidadãos. Utiliza um viés interacionista para mapear como a construção do usuário de maconha se torna aceitável pela sociedade no momento em que se descola da figura monstruosa denominada de “traficante”, que a mídia busca reiterar nas notícias do cotidiano. Conclui que as visões preconceituosas sobre usuários de maconha, nas matérias jornalísticas, ocorrem apenas para classes menos favorecidas economicamente e que, com o advento da legalização da planta, ocorreria um aprofundamento da distinção social, já tão latente nas cidades cosmopolitas contemporâneas da América Latina.

Palavras-chave: Narcotraficante; Preconceito; Estigma; Risco; Cannabis.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3562


Eduardo Aguiar de Assis

Novo cotidiano na esfera pública: interações nos serviços online dos municípios do Rio de Janeiro como forma de ciberdemocracia

Orientador: Prof. Dr. Emmanoel Ferreira

Resumo:
O presente trabalho classifica 10 serviços online, quando disponíveis nos sites oficiais das 92 prefeituras que compõem o Estado do Rio de Janeiro, em quatro tipos de interações – face a face, quase mediada, mediada reativa e mediada mútua –, concebidos pelo pesquisador a partir das propostas teóricas de John B. Thompson (2011) e Alex Primo (2000). O nível municipal foi escolhido por se tratar de um ente federativo carente de pesquisas. O estudo permite observar de forma quantitativa o desenvolver de um novo cotidiano de interações do indivíduo
com a esfera pública viabilizado pela ciberdemocracia ao apresentar o entrelaçamento das bordas entre o real e o virtual a partir da relação moderna do indivíduo com o ciberespaço, os benefícios promovidos aos cidadãos por meio da oferta de serviços online, e as tendências interativas em mídias digitais para governo eletrônico. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo da seção de serviços dos sites elencados. A coleta dos dados para a classificação das interações foi realizada entre junho e agosto de 2016 e a avaliação da acessibilidade dos sites,
na segunda quinzena de outubro do mesmo ano. A abordagem buscou identificar serviços presenciais passiveis de migração para o ambiente online e criou um panorama midiático das interações possíveis ofertadas na internet aos usuários de serviços públicos contemplados no recorte geográfico analisado.

Palavras-chave: ciberdemocracia; interação; cotidiano; serviços públicos; governo eletrônico

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3652


Eleonora Leite Costa Lavinas

A gastronomia no cotidiano da televisão brasileira: um panorama da representação da comida na tela

Orientadora: Profª Drª Renata Rezende

Resumo:
A proposta desta pesquisa consiste em compreender a forma como, na atualidade, o tema culinária/gastronomia, diretamente relacionado ao cotidiano, é apropriado e enquadrado pela mídia televisiva brasileira. Nas últimas décadas, a comida, além de ter se tornado assunto de interesse, passou a ocupar relevante espaço nos variados meios de comunicação: mídia impressa, eletrônica e digital. Esta pesquisa, portanto, surge a partir da observação da ampliação do repertório semântico do tema culinária/gastronomia no ambiente midiático, mais especificamente, na mídia televisiva brasileira. Mediante análise, verifica-se o enquadramento do tema em distintos formatos, em uma espécie de segmentação que permitiu o desenvolvimento de tipologias, conforme será demonstrado. Nesse contexto, sustenta-se a hipótese de que as mensagens propagadas extrapolam, por vezes, o alimento em si, funcionando como uma espécie de ferramenta pedagógica de consumo não só de alimentos e bens relativos ao universo culinário, mas, sobretudo, de valores associados às práticas alimentares, corroborando na construção de estilos de vida. Além do percurso bibliográfico, foi implementada a combinação de diferentes métodos: cartografia, observação direta e análise do conteúdo. Nesse processo, foram observadas todas as produções televisivas cujo tema era culinária e gastronomia nas TVs aberta e fechada. Após o enquadramento em tipologias, o estudo teve como recorte para a análise em profundidade o conteúdo de cinco produções: Bela Cozinha, exibido no canal GNT; Chef Itinerante do canal TLC – Travel&Living; MasterChef Brasil, exibido nos canais Discovery Home&Health e na Band; Dia Dia com Daniel Bork, do canal Band e, por último, Cozinha prática com Rita Lobo, exibido no GNT.

Palavras-chave: mídia; cotidiano; gastronomia; culinária; consumo

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3990


Elijerton Rogério Chaves Vera

Afinal de Contas, quem ri de quem? A representação cômica das personagens Valéria Vasques e Janete sob os vieses ideológicos e comerciais da televisão

Orientadora:Profª Drª Patrícia Saldanha

Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo sobre as representações da classe pobre a partir dos vieses mercadológico e ideológico da televisão. Logo, está estruturado no movimento de projeção de audiência e consumo, dado por vínculos afetivos viabilizados pelo riso, e na manutenção e confecção de estereótipos sociais, reguladas pela exclusão dos padrões de beleza, moda e comportamento, acordados pela elite econômica. Trata-se, portanto, das encenações das personagens Valéria Vasques e Janete, interpretadas por Rodrigo Sant’Anna e Thalita Carauta no programa humorístico Zorra Total da Rede Globo, no ano de 2011. O método utilizado une a revisão bibliográfica à análise de conteúdo. A primeira tem como base de compreensão os conceitos de Riso, Estereótipo, Estratégias Sensíveis de Comunicação, Legítimo, Moda, Classes Social, Ideologia e Consumo. A segunda está dividida nas investigações de frases/bordões repetidos e recortes de tempo das imagens dos quadros do programa. Assim, são investigadas as relações entre mídia e cotidiano fundamentadas nas estratégias adotadas pela produção do humorístico, sobre as caracterizações das personagens, e suas formas de afetar a sociedade. Nesse diapasão, o eixo condutor da pesquisa são os discursos (verbais e imagéticos) de construção de tipos populares atrelados aos espaços e aspectos sociais comuns ao telespectador, sobre as estereotipias de comportamento direcionadas à transexual Valéria Vasques e explanação da figura “grotesca” de Janete, para tentar entender qual é a proposta de comunicação do humorístico.

Palavras-chave: Cotidiano; Riso; Estratégias Sensíveis; Estereótipo; Grotesco; Moda; Ideologia.

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6587


Izabela Costa Zampier

A mulher de Claudia nos anos 1960 e 2010: rupturas e permanências

Orientadora: Profª Drª Laura Martini Bedran

Resumo:
Este trabalho investiga as rupturas e permanências entre duas décadas da mulher representada pela revista Claudia. Desde seu surgimento, a publicação apontou como um grande destaque na imprensa feminina no Brasil. Nos dias de hoje, ela ocupa o espaço privilegiado de maior revista feminina do país, há 55 anos no mercado com uma proposta parecida com a original. A investigação, então, parte das publicações da década de 1960, quando surgira, a fim de identificar como se deu as atualizações para os novos tempos e qual seria a fórmula editorial que a manteve no mercado até os dias atuais – representados na pesquisa pelas publicações da primeira metade da década de 2010. A partir de análises dos principais conteúdos veiculados nessas duas décadas, são discutidos mudanças e continuações nos perfis de consumo e na identidade feminina, de acordo com a disseminação de hábitos culturais e modismos pela revista.

Palavras-chave: Representação. Mulher brasileira. Identidade. Revista Claudia.

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5086


João Luiz de Bittencourt Vital

O Maquiavélico Príncipe Eletrônico: A Mídia e as Manifestações de 2013 no Youtube

Orientadora: Profª Drª Patrícia Saldanha

Resumo:
As manifestações populares ocorridas em junho de 2013 foram episódios sociopolíticos expressivos no Cotidiano da sociedade brasileira como um todo. A relevância nesse tipo de acontecimentos costuma fazer com que as pessoas demandem esclarecimentos por via da grande mídia, em especial ao telejornalismo. Neste contexto, utiliza-se como objeto de investigação a atuação do comentarista Arnaldo Jabor e do apresentador José Luís Datena sobre o início dos protestos em 2013, além de um processo de reação e correção desencadeado pelo público. A partir disso, almeja-se entender o pragmatismo de um mecanismo midiático de produção e reverberação de sentidos sociais que interage com a repercussão de um público telespectador na internet, onde os usuários que utilizam a plataforma Youtube tornam-se participantes ativos no processo comunicativo a partir de um conteúdo jornalístico específico. O desenvolvimento deste trabalho apropria-se da obra de diversos autores, como Gramsci (1979), Habermas (1984), Bardin (2009) etc, para fundamentar uma reflexão que considera a influência do público espectador sobre a angulação da informação jornalística produzida pelos grandes meios de comunicação que, neste caso, podem formar e conformar a produção do código nas mensagens à fatores como a leitura do conteúdo audiovisual pelas pessoas. Assim, a pesquisa busca entender melhor como alguns mal entendidos na comunicação podem, eventualmente, influenciar nas representações dos fatos pelo telejornalismo seguindo uma tendência à adaptação a alguns sentidos predominantes na trama social, em um dado momento. A proposta é seguir uma linha teórica que compreenda um viés sobre o exercício de uma Hegemonia na sociedade atual como um processo que ocorre na/pela Mídia e, que reconfigura-se de um modo contínuo entre os atores sociais e os grandes meios de comunicação. Nesse âmbito, também englobaram-se noções pertinentes ao estudo, como a cultura de convergência, o Materialismo Cultural e uma metodologia de Análise de Conteúdo para, assim, edificar uma argumentação baseada em empirismo acerca da ocorrência de novas possibilidades de Esferas Públicas no espaço Digital e, nas quais, existem dados que podem ser interpretados e indicar uma materialização para alguns sentidos sociais coincidentes acerca da representação telejornalística produzida pelas emissoras Rede Globo e Tv Bandeirantes ao surgimento dos protestos e, a expressão de um público espectador que, corriqueiramente, interage com a Mídia por meio do Espaço digital.

Palavras-chave: Manifestações 2013; Mídia; Hegemonia; Esfera Pública; Convergência;
Youtube

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4359


Lucas Lopes Albuquerque Bastos

A construção e desconstrução de narrativas midiáticas de idolatria futebolística: um estudo de caso sobre Adriano, o “Imperador”

Orientadora: Profª Drª Ana Paula Bragaglia

Resumo:
Essa dissertação busca compreender como se dá a influência das narrativas midiáticas da imprensa esportiva nos processos de construção e desconstrução de ídolos futebolísticos na contemporaneidade. Para atingir os objetivos de pesquisa investiga-se os interesses que a mídia poderia atender em suas narrativas acerca desses jogadores, a partir de conceitos como indústria cultural e sociedade do espetáculo. Também explora-se o perfil multifacetário do ídolo futebolístico contemporâneo a partir dos conceitos de mito, herói e celebridade, assim como a relação entre o futebol e a identidade nacional brasileira. Para tanto, realiza-se um estudo de caso sobre o jogador Adriano, a partir das análises de conteúdo e de discurso das reportagens veiculadas pelos jornais Extra e O Globo em diferentes momentos da carreira do atleta. Essa análise revela variações no tratamento dado à Adriano pela imprensa mediante principalmente a oscilações no desempenho esportivo do jogador mas também pela adequação ou não da conduta social e comportamental do atleta às diretrizes de produção de conteúdo desses veículos.

Palavras-chave: Imprensa Esportiva; Industria Cultural; Espetáculo; Futebol; Mídia; Cotidiano.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3688


Maitê Nora Blancquaert Mendes Dias

Maioridade penal em pauta: medo e punição na imprensa

Orientadora: Profª Drª Carla Baiense

Resumo:
Este trabalho apresenta uma análise dos discursos midiáticos sobre criminalidade juvenil e maioridade penal, tendo como objeto de estudo os jornais impressos O Globo e Extra durante três meses de 2015. A pesquisa se estrutura a partir de dois principais vieses teóricos: o medo e a punição. Estudamos a ideia de classes perigosas e de pânico moral e fazemos um breve histórico da legislação para crianças e adolescentes no Brasil. Além disso, investigamos também a relação da mídia com o sistema penal a partir da hipótese da agenda-setting.

Palavras-chave: Criminalidade juvenil; medo; punição; imprensa; agenda-setting

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3877


Mariana Pitasse Fragoso

A voz da comunicação: um meio formal de legitimação das ocupações urbanas

Orientador: Prof. Dr. Adilson Vaz Cabral

Resumo:
Neste trabalho refletimos sobre a comunicação produzida nos movimentos de ocupação urbana e sobre o processo de legitimação movido por ela dentro desses espaços. Nosso objeto de estudo é a Ocupação Contestado, organizada pelas Brigadas Populares em São José, região metropolitana de Florianópolis, e a Ocupação 06 de abril de 2010, estruturada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em Niterói, no Rio de Janeiro. Nessas ocupações, inúmeros produtos de comunicação são desenvolvidos pelas organizações políticas afim de apresentar os objetivos dos grupos, pedir socorro em momentos de emergência ou rememorar a trajetória das famílias que compõe os movimentos afim de retomar laços perdidos ao longo dos anos. A partir de um mapeamento da comunicação produzida pelas Brigadas Populares e MTST dentro desses movimentos, esta pesquisa discute suas estratégias e efeitos a partir do referencial teórico e das entrevistas com membros das ocupações e das organizações políticas. A análise revela que a comunicação legitima no discurso os movimentos de ocupação e as organizações políticas. Os depoimentos e a forma como a comunicação é estruturada reiteram que esse processo de legitimação acontece através do enquadramento da memória e da divulgação do conteúdo produzido a uma comunidade de interesses comuns, que está estabelecida além do território. Dessa forma, buscamos mostrar que mais importante do que procurar definições para enquadrar a comunicação produzida nas ocupações urbanas em alternativa, popular ou comunitária, é mostrar sua contribuição para legitimação desses movimentos e apresentar distintas formas de organizar comunicação em espaços periféricos.

Palavras-chave: Ocupações Urbanas; Comunicação; Legitimação; Ocupação Contestado; Ocupação 06 de abril de 2010.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3991


Milena de Azevedo Pacheco Venancio

Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Farbiarz

Resumo:
A pesquisa “Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil” tem como objetivo compreender como se configura, nas relações de alteridade
presentes em narrativas ficcionais infanto-juvenis, o potencial educativo sobre a questão do preconceito, sendo o objeto de estudo a série de filmes Harry Potter. Parte-se das definições sobre aspectos do preconceito, tendo nas relações de alteridade um ponto focal. Busca-se discutir como a narrativa ficcional pode enunciar possibilidades de discussão sobre o preconceito, sob a perspectiva da hexis educativa proposta por Sodré (2013). Por fim, a abordagem teórica sustentará o estudo de caso que analisa falas específicas ao longo dos oito filmes da série Harry Potter, com base nos conceitos da sociolinguística interacional. Buscase, portanto, mostrar como a pesquisa proposta responde à hipótese de que Harry Potter pode ser um caso que mostre como determinados elementos constitutivos da narrativa ficcional infantojuvenil podem ser vistos sob uma perspectiva educativa que propicie a reflexão sobre o tema do preconceito junto ao público.

Palavras-chave: Comunicação; Educação; mídia, alteridade; preconceito; narrativa ficcional infantojuvenil

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4012


Priscilla Teixeira Lamy Diniz

Protagonismo Juvenil: um estudo a partir de “Mi País, Nuestro Mundo”

Orientadora: Profª Drª Denise Tavares

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo problematizar o protagonismo juvenil em uma produção audiovisual focada em problemas ambientais locais. O objeto estudado compreende os vídeos da série Mi país, Nuestro Mundo, da TAL.TV, produzidos em 2012, na América Latina, constituída por 36 curtas, com aproximadamente 13 minutos de duração cada. A pesquisa analisa a participação de jovens na produção e realização destes documentários concebidos a partir de discussões e projetos ligados ao meio ambiente em nove países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Busca-se discutir como é a produção desses documentários que mostram esses jovens investigando problemas, realizando ações e buscando soluções para as situações encontradas em suas regiões, em uma abordagem atravessada pelas demandas cotidianas.

Palavras-chave: Protagonismo juvenil; audiovisual; meio ambiente; mídia-educação; cotidiano.

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4358


Rafael Giurumaglia Zincone Braga

Parabolicamará: Tropicália e a politização do cotidiano na TV
 
Orientador: Prof. Dr. Marco Schneider

Resumo:
Esta dissertação tem como foco o movimento midiático-cultural tropicalista ocorrido no Brasil entre os anos de 1967 e 1968 e protagonizado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e pela banda de rock paulista Os Mutantes. O objetivo principal deste trabalho é contribuir com o debate a respeito do caráter político da Tropicália, sob a perspectiva da Comunicação Social. Trata-se de discutir o posicionamento político dos tropicalistas, tendo em vista sua integração nas estruturas da indústria cultural brasileira, especialmente a televisão, e o contexto político-social do regime autoritário da época. Especificamente, busca-se compreender o sentido político da narrativa tropicalista, considerando a temática da vida cotidiana brasileira do final dos anos 1960. Estaríamos de fato falando de uma contra hegemonia ou de mais uma forma de neutralização de conflitos políticos e contradições sociais? Para fins de alcance do objeto proposto, o principal referencial metodológico desta pesquisa é a Economia Política da Comunicação e da Cultura. A Tropicália enquanto expressão cultural-midiática será um objeto de estudo articulado com os elementos políticos e econômicos de seu contexto histórico.

Palavras-chave: Tropicália; contra hegemonia; indústria cultural; televisão; cotidiano.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3853


Renata Brás de Souza

Democratização da Mídia e suas contradições: tensionamento de interesses políticos, econômicos e sociais

Orientador: Prof. Dr. Marco Schneider

Resumo:
Este trabalho apresenta um levantamento crítico sobre as tentativas de democratização do setor de comunicações a partir da I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), de iniciativa do Governo Federal com a participação de movimentos sociais e empresários do setor de mídia. Investiga-se como a mídia tradicional se comporta no tocante ao tema democratização da mídia e como a repentina mudança de governo acarretou retrocessos para um debate já complexo, porém de grande importância para a sociedade brasileira. O trabalho se estrutura a partir de vieses teóricos para compreender o papel preponderante da imprensa e mídia para a comunicação em uma sociedade de massas, a subordinação da mídia ao capital e suas possíveis
consequências. Também são utilizados elementos históricos como as definições de liberdade de expressão e liberdade de imprensa, além do levantamento sobre a legislação acerca do tema.
Esse estudo também pretende explorar inicialmente um diálogo entre a comunicação e a ciência da informação, especificamente no viés da competência crítica em informação. Através de pesquisa bibliográfica aliada a pesquisa documental, essa pesquisa leva em conta o momento sócio-político do país, entendendo que existe uma relação dialética entre a questão da democratização da mídia, a política, os interesses econômicos e o comportamento da população em relação aos mesmos.

Palavras-chave: democratização da comunicação; liberdade de expressão; liberdade de imprensa; política; competência crítica em informação

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6586


Roberto José Marinho Falcão

Copa do Mundo de 2014: o jogo de sentidos entre o regional e o global no discurso jornalístico

Orientador: Prof. Dr. João Batista Abreu

Resumo:
Este trabalho estuda os cadernos de esporte dos jornais A Tarde, da Bahia, e A Crítica, do Amazonas, no período de disputa da Copa do Mundo Brasil 2014, buscando estabelecer a lógica que pauta a imprensa regional na cobertura de um megaevento esportivo de interesse global a partir da análise de conteúdo de textos e fotos publicados. Foram estudadas as características da imprensa regional, particularmente a do Brasil, e como os dois jornais se organizaram para cobrir a Copa do Mundo. Também foi observada a aplicação dos conceitos de agenda setting e espiral do silêncio aos megaeventos esportivos e a lógica de seleção e edição a partir da identificação de valores-notícia. No exame das matérias de A Tarde e A Crítica foi possível constatar que a identidade (da cidade, do estado e do Brasil) é importante para situar o estrangeiro visitante. Em A Tarde são analisadas as matérias que tratam da convivência entre a delegação alemã de futebol e a população local de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, que serviu de base para a seleção que conquistou a Copa do Mundo de futebol em 2014. A estratégia de aproximação com os moradores a partir da vivência de sua identidade marcou a cobertura de A Tarde e criou um clima simpático à seleção alemã. Música e dança, dois dos principais elementos formadores desta identidade nacional, estão presentes em várias matérias de A Tarde, que também associa os alemães a características atribuídas aos brasileiros, como amabilidade, cordialidade e boa convivência. Em A Crítica, foram analisadas as matérias que trataram da passagem de torcedores estrangeiros por Manaus e sua interação com a população da cidade, em relatos explorando a identidade do visitante por sua diferença daquela do habitante local. Também sofreram análise as matérias que trataram do legado da Copa, um assunto que ganhou espaço quando se encerrou a participação de Manaus, com o fim da fase de grupos, a quase três semanas da partida final.

Palavras-chave: Jornalismo esportivo. Imprensa regional. Identidade. Copa do Mundo. Megaeventos esportivos.

Link: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/3876