Caio Vinicius de Souza Oliva

A Escola em mediação com o digital em rede: as mídias e as significações cotidianas em tempos de pandemia

Orientadora: Walcéa Barreto Alves

Resumo:

A presente dissertação tem por finalidade apresentar os resultados da pesquisa realizada no intuito de compreender as significações cotidianas no contexto do ensino não presencial articulado com o digital em rede em uma escola municipal de Niterói/RJ. O foco se voltou para os processos de mediação e midiatização refletidos nas interações, práticas e percepções dos sujeitos do ensino em suas ações escolares durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação baseada na abordagem etnográfica (MATTOS, 2011) em bricolagem com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (FERRAÇO, SOARES, ALVES, 2018). Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante – ocorrida em encontros online, visitas presenciais à instituição e acompanhamento das interações na plataforma digital pedagógica da escola -, o diário de campo e o uso de questionários destinados aos estudantes. A análise dos dados foi realizada pela tematização das categorias analíticas (BARDIN, 1977) e com o suporte do software ATLAS.ti na organização e triangulação dos dados. O arcabouço teórico abarca fundamentos da relação entre educação e tecnologia (SILVA, 2010; SANTOS, 2019; 2020), comunicação e interações midiáticas (THOMPSON, 1998; 2018; HJARVARD, 2014; MARTÍN-BARBERO, 1997; 2008) e nos estudos sobre cotidiano (CERTEAU, 2014 [1980]). Os resultados apontaram para uma reinvenção do cotidiano escolar a partir das ações dos sujeitos escolares frente aos dilemas e imposições enfrentadas, buscando dialogar com a cultura digital contemporânea através da autonomia de suas práticas pedagógicas e interagindo com o digital em rede de formas diversificadas. Contudo, o estudo também traz os contextos digitais e as dificuldades de acesso cibercultural, manifestando as problemáticas e impedimentos em potencializar o processo de ensino-aprendizagem articulado com os artefatos tecnológicos. Conclui-se que o cenário investigado, em tempos de pandemia, apresenta uma experiência de educação mediada pelo digital em rede, no qual os praticantes, mesmo sem uma formação específica, desenvolveram mecanismos para buscar abrandar as problemáticas permeadas pelo contexto. O estudo aponta importantes elementos para o entendimento da educação e as
relações tensionadas pelo digital em rede, em especial no contexto cibercultural que é perpassado por processos de midiatização do cotidiano.

Palavras-chave: Comunicação e Educação; Digital em Rede; Mídias Digitais; Cotidiano.

Link: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25944


Emanuela Neves do Amaral

Política Pública de comunicação para os povos indígenas no Brasil: Pontes entre as políticas públicas latino-americanas e o caso brasileiro

Orientador: Adilson Vaz Cabral Filho

Resumo:

Em um contexto de escassez de políticas voltadas a comunicação indígena no Brasil, busca-se apontar caminhos para a resolução da problemática através da análise dos principais pontos que desencadearam as políticas públicas para esse setor na América Latina na década de 2000, no contexto dos governos progressistas da região. No processo de pesquisa analisa-se a investigação do processo de construção das principais políticas públicas implementadas na Bolívia e Argentina, a partir da atuação dos movimentos sociais e da sociedade civil. Analisou-se então, cada legislação aprovada, além de atas de encontros, assembleias, conferências e programas de governo. Ainda, foram entrevistados comunicadores indígenas brasileiros, para compreensão da realidade local. Em uma análise comparada com Argentina e Bolívia, observa-se caminhos para o início de um processo de formulação de políticas focadas na comunicação indígena. Entre eles: a necessidade de articulação do próprio movimento indígena em torno do tema; a construção de uma agenda nos movimentos amplos de comunicação no Brasil, que inclua as especificidades indígenas; a centralidade de abordar a discussão sobre a internet; e, em um âmbito mais amplo, coloca-se a necessidade da construção de uma plataforma de governo que tenha na sua agenda a democratização da comunicação no país e que, nisso, inclua-se o direito originário indígena à comunicação.

Palavras-chave: Comunicação indígena; políticas de comunicação; economia política da comunicação; movimentos sociais.

Link: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25953


Esther Karollinne Carvalho Laranja

Menstruação, o sangue impuro: O papel da publicidade no reforço da identidade feminina construída para o consumo

Orientadora: Patrícia Gonçalves Saldanha

Resumo:

O presente estudo pretende compreender qual o papel da publicidade de absorvente íntimo e coletor menstrual no reforço da identidade feminina construída para o consumo. Partimos da problematização de que os anúncios publicitários, por criarem desejos e necessidades, ditam de forma pedagógica como as mulheres devem se comportar, ser e lidar com a própria menstruação, reforçando um discurso hegemônico patriarcal, classista e elitista. Para isso, serão analisadas peças publicitárias da marca Always e Fleurity postadas na rede social Instagram durante o mês que se comemora o dia de visibilidade menstrual especificamente no “Dia da Visibilidade Menstrual” nos anos de 2019 e 2021 (a escolha se deu por demarcar um ano antes e um ano depois da pandemia). Deste modo, o corpus servirá de base para analisar qual discurso usado para o reforço do tabu menstrual e da vulva enquanto tema ainda muito presente na sociedade atual. Para compor a metodologia, realizamos uma revisão bibliográfica do referencial teórico sobre o próprio tema investigado e sua vinculação aos conceitos de mídia e cotidiano, além da averiguação das representações femininas e do fluxo menstrual durante os períodos de coleta do material. Para tanto, definimos, a Análise Semiótica como método para base analítica para compreensão corpus e verificação da hipótese. A perspectiva sobre a mulher e a menstruação de Sardenberg (1994) e Ratti et al (2015), cotidiano de Heller (1992), representação de Stuart Hall (2010) e a espetacularização da imagem de Sodré (2006) e Debord (1997) serão algumas conceituações aqui abordadas para o desenvolvimento do material teórico. E para finalizar, serão utilizados os textos de Peirce (1995) e Perez (2016) para análise e discussão do uso da semiótica publicidade.

Palavras-chave: Tabu da Menstruação; Espetacularização da Vulva; Publicidade do absorvente Always; Coletor menstrual – Fleurity; Dia da Visibilidade Menstrual; Pobreza Menstrual; Análise Semiótica; Instagram do Cotidiano.

Link: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26874


Jader Lucio da Silva Júnior

Professor Instagrammer: produções cotidianas de sentidos nas mediações entre professores influenciadores digitais e seus seguidores

Orientador: Alexandre Farbiarz

Resumo:

O objetivo geral dessa dissertação é entender como as mediações entre os professores/influenciadores e seus seguidores no Instagram estão ligadas ao cotidiano e à produção de sentidos. As implicações da pesquisa residem na compreensão de que a transformação das mediações afeta a produção de sentidos e reflete na práxis cotidiana. Nesse estudo qualitativo, foi estabelecido um arcabouço teórico clássico e relacionado com publicações atuais sobre representações nas mídias, expandindo conceitos anteriores à Internet para pensar as transformações cotidianas advindas das mudanças em como lidamos com a mídia. Parti dos conceitos de identidade (BAUMAN, 2001; HALL, 2006) e espetacularização (DEBORD, 2007), alinhados às reflexões sobre a intimidade em mídias sociais (SIBILIA, 2016) e o entendimento do cotidiano (HELLER, 2008; LEFEBVRE, 1991). Assim, defini o sujeito que se expõe nas redes, fabrica uma intimidade e espetaculariza o cotidiano como local da repetição da vida moderna, criando uma relação de proximidade com os seus seguidores. Ao pensar a construção da persona espetacularizada, entendi o self (GOFFMAN, 2014) a partir da ótica das mídias (HJARVARD, 2013, 2014) e das mediações (MARTÍN-BARBERO, 2009, 2014) para identificar o papel do Instagram nas relações sociais. O professor foi versado como influenciador, para descobrir as emergências da apropriação midiática no processo de ensino, considerando o pensamento dialógico (BAKHTIN, 2017) e a noção da construção sociointeracionista do conhecimento (VYGOTSKY, 2007). Realizei uma pesquisa netnográfica (KOZINETS, 2015), com imersão em campo entre 01/01/2022 e 31/03/2022, nos perfis dos professores @professoracarolmendonca, @professornoslen e @professorsacramento. O banco de dados resultante foi composto por postagens no feed – com as reações interativas de likes, comentários e respostas, Stories, contato participativo com os seguidores por mensagens diretas esclarecidas e diário de campo. Realizei a análise com auxílio do software Atlas.ti por meio da codificação dos documentos em citações ligadas aos códigos básicos, que exprimem de forma variada os sentidos ao serem relacionados entre si. Como resultado, descrevi as possibilidades de produção de sentidos nas mediações observadas e as influências que elas exercem na vida cotidiana. Constatei que, ao assumir papel de influenciadores e exercer processos educacionais em um espaço produzido e orientado ao consumo, os professores tornam possível que os seguidores sejam afetados em suas próprias percepções identitárias. As táticas exercidas no contato ubíquo entre os agentes podem alterar a práxis cotidiana e contribuir de forma disruptiva na democratização da educação e no pensamento crítico sobre o ambiente onde as mediações acontecem. Concluí que a potencialidade do afeto gerado pelas mediações transpassa a figura da persona que se mostra no Instagram e atinge a pessoalidade do sujeito, transformando a realidade por meio da identificação como produtora de sentidos identitários que reflete na vida cotidiana. Faz-se necessário uma leitura crítica constante para traçar as possibilidades de sentidos mediadas e buscar no entendimento as maneiras de agir que potencializam a transformação da realidade social, na construção de um processo educativo contínuo que movimente a autopercepção e posição dentro de determinado contexto sociocultural.

Palavras-chave: Cotidiano; Educação; Influência; Identidade; Mediação.

Link: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27663


Kerllon Lucas Gomes Silva

Cartografias de traduções de imagens cinematográficas: uma proposta de emancipação de espectadores com deficiência visual frente as generalizações das visualidades cotidianas

Orientadora: Dagmar de Mello e Silva

Resumo:

Por compreendermos que as imagens assumem protagonismos na vida cotidiana, este trabalho pretende promover “a suspensão do cotidiano” (HELLER, 2014) das pessoas cegas a partir do acesso à arte e a cultura audiovisual, através de audiodescrições que promovam uma estética das imagens, que lhes possibilitem uma relação de “espectadores emancipados” (RANCIÉRE, 2012) frente as imagens do cinema; assumindo uma proposta de caráter ético e estético. Por meio de um estudo mais aprofundado das características técnicas dos meios de comunicação, tomamos o cinema como arte, propondo-o como dispositivo de elevação da vida cotidiana. Desse modo, a audiodescrição (AD) pode ser esta tecnologia social de acessibilidade que se ocupa em mediar essa suspensão, oportunizando uma legítima constituição narrativa e um acesso às visualidades cotidianas das pessoas cegas. Refutando as principais diretrizes técnicas e a cadeia produtiva do mercado de AD, propomos, através de uma consultoria contínua com pessoas cegas, novas possibilidades para pensarmos uma estética de tradução das imagens, garantindo o paradigma “nada sobre nós, sem nós”. Por meio da cartografia e da pesquisa intervenção, orientação metodológica que prestigia a subjetividade humana, colhemos narrativas que comprovaram nossas hipóteses, propiciando a estes espectadores cegos uma relação criadora de sentidos próprios com as imagens.

Palavras-chave: Cotidiano e mídia; Imagem; Audiodescrição; Tradução; Estética.

Link: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25945


Luana Matos do Nascimento

O fenômeno nordestino no YouTube: Os casos de Whindersson Nunes e Thaynara OG

Orientador: Pablo Nabarrete Bastos

Resumo:

Este trabalho possui como objetivo principal analisar como os influenciadores digitais nordestinos Whindersson Nunes e Thaynara OG representam o Nordeste e seus habitantes. Para tal, teve como metodologia pesquisa bibliográfica e documental, buscando compreender como os nordestinos costumam ser representados na mídia hegemônica para assim verificar se os influenciadores trazem uma nova representação acerca da região, ou reproduzem estereótipos e estigmas presentes na representação hegemônica. Como base teórica, abarcou a análise crítica do discurso, os campos teóricos dos Estudos Culturais e da Economia Política da Comunicação. Por isso, buscou-se antes compreender o cotidiano nordestino e como a hegemonia se impõe a ele. Após essa análise, chegou-se à conclusão que tais influenciadores são sujeitos circunscritos à materialidade e por isso, por vezes, tem posicionamentos complexos e contraditórios. Subordinando-se, assim, a diversas demandas impostas pelo modo de produção capitalista, mas também buscando novas representações sobre o Nordeste e seus habitantes.

Palavras-chave: Nordeste; Representação; Hegemonia; Influenciadores Digitais.

Link: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26873


Luciana Costa da Silva

Nem mulata, nem doméstica: a visibilidade de meninas e mulheres negras no cotidiano escolar mediada pelo projeto A Cor da Cultura

Orientadora: Carla Baiense Felix

Resumo:
O propósito dessa pesquisa é compreender como as professoras de uma escola da Rede Pública Municipal de Educação de Niterói se apropriam e utilizam as representações das meninas e mulheres negras dos programas do Projeto A Cor da Cultura, destinado ao ensino e à valorização da História e da Cultura negras no cotidiano escolar e no combate ao racismo em uma perspectiva interseccional. Dessa forma, iniciamos nossa investigação realizando um levantamento do material produzido pelo projeto, que é produzido a partir de dois componentes norteadores: a produção audiovisual e a formação de professores. Pensando na potencialidade desses recursos para o “fazer” docente na educação para as relações étnico-raciais no cotidiano escolar, realizamos uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública de Niterói, através de entrevistas em profundidade com as professoras que nela atuam com o segmento infantil. Ao final, analisamos, com base nos conceitos discutidos nesta pesquisa, os dados colhidos junto às entrevistadas sobre como o Projeto A Cor da Cultura foi aplicado e desenvolvido na rede de ensino, quais os objetivos e resultados. Também investigamos a percepção das professoras sobre a importância da aplicação da lei 10.639/03 no combate à opressão (FREIRE, 1996, 2003) e ao apagamento da história e da cultura das pessoas negras a partir do cotidiano escolar (HELLER, 2014; KOSIK, 1976), especialmente no que se refere às meninas e mulheres negras, que precisam se contrapor às imagens de controle (COLLINS, 2019; GONZALES, 1984) a elas impostas, resistindo ao “lugar” destinado a elas na estrutura de poder racista e sexista (ALMEIDA, 2019; KILOMBA, 2019; NASCIMENTO, 2020) e reivindicando a condição de sujeitas históricas.

Palavras-chave: Mulheres negras; Lei 10.639/03; Cotidiano escolar; Imagens de controle; Projeto A Cor da Cultura.

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/25245


Mateus Queiroz Saraiva

O dito e o não dito no Twitter: análises sobre as estratégias para a eleição à prefeitura do Rio de Janeiro em 2020

Orientadora: Rachel Bertol

Resumo:
A disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2020 ocorreu em eleições marcadas por circunstâncias atípicas, como a pandemia de Covid-19 e a ascensão da extrema direita no pleito anterior. O cenário político carioca também estava marcado por sucessivas prisões de ex-governadores. Investigar os efeitos desses fatores, por si só, já seria relevante. Porém, nos últimos anos, a política se adaptou às plataformas
de redes sociais, em especial o Twitter, que, atualmente, configuram o ambiente principal da comunicação, abrangendo as informações buscadas pela sociedade e os recursos de interação e integração social (GOMES, 2021a). Com isso, os atores políticos ganharam novas obrigações, estratégias e riscos em suas interações com a sociedade (THOMPSON, 2018) e o eleitor reconfigurou seus modos de refletir sobre a política e consumir informação política. Dessa forma, investigamos as mensagens no Twitter sobre Eduardo Paes e Marcelo Crivella e monitoramos os respectivos perfis oficiais durante a eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2020. A pesquisa abarca diferentes análises sobre mais de 345 mil tweets, revelando as estratégias adotadas pelos candidatos e os temas e os perfis mais presentes. Os resultados mostram que o perfil de Paes foi muito mais ativo e dialógico no Twitter, enquanto Crivella foi mais citado pelos usuários. Além disso, as campanhas buscaram acionar o eleitor a partir da desqualificação do adversário, logo a plataforma foi mais utilizada como palco de afrontas e proteção do poder simbólico e pouco como um ambiente para o debate de pautas e ideias. Ressaltamos que os debates eleitorais televisivos aumentaram a quantidade das publicações e pautaram as conversas na rede social.

Palavras-chave: Comunicação Política; Eleição municipal; Eleitor; Twitter.

Link: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26854


Priscila dos Santos Silva

Comunicação pública e sustentabilidade: um estudo sobre o envolvimento com as ações nas universidades federais

Orientadora: Flávia Clemente de Souza

Resumo:
Considerando as relações entre o papel da universidade pública e comunicação para voltada para sustentabilidade, este estudo teve como objetivo investigar o quanto e como a comunicação pública organizacional das universidades federais se envolve com as ações de sustentabilidade, seja no âmbito administrativo ou acadêmico, compreendendo os aspectos de cada instituição. Para isto, realizamos um procedimento empírico utilizando o método hipotético-dedutivo de abordagem mista para coletar impressões de diferentes perfis de universidades. Aplicamos, portanto, um questionário a profissionais de comunicação todas as universidades federais do Brasil para uma investigação preliminar com objetivo de averiguar como os setores de comunicação tratam o tema da sustentabilidade e, posteriormente, realizamos entrevistas individuais com um representante de uma amostra de instituições respondentes. Essas entrevistas foram submetidas à metodologia de análise de conteúdo com o suporte de uma literatura de validação científica das áreas de comunicação pública, sustentabilidade e comunicação organizacional, além de um material de gabinete referente a documentos de organizações e dispositivos legais com relevância para o objeto de pesquisa.

Palavras-chave: Comunicação pública; comunicação organizacional; sustentabilidade; universidade.

Link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/25055


Rebeca Letieri Guasti da Silva

Desinformação nas eleições 2018: Destrinchando as notícias falsas que favoreceram Jair Bolsonaro

Orientadora: Larissa Morais

Resumo:
A presente pesquisa busca analisar o uso de fake news durante a campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro, por meio da investigação da construção da narrativa e do enquadramento dessas peças de mídia. A hipótese é que houve um direcionamento, em termos de uso de linguagem, configuração visual e enquadramento, para influir sobre grupos específicos de leitores e, desse modo, influenciar o resultado do pleito de 2018. Nesse sentido, a proposta é analisar o enquadramento de 104 notícias, caracterizadas como falsas por agências de fact checking, que foram prejudiciais ao segundo colocado nas pesquisas e nas urnas, Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, beneficiando, assim, o seu opositor.

Palavras-chave: campanha política, desinformação; redes sociais; eleições; credibilidade.

Link: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26421