Obrigatórias


Mídia e Cotidiano (60h)

Dois conceitos fornecem a base para o desenvolvimento desta disciplina: primeiro, o de que o cotidiano é o ambiente onde se processam as transformações sociais; segundo, o de que a contemporaneidade é ambientada pela mídia e, portanto, estabelece-se uma relação necessária entre mídia e vida cotidiana, com seus reflexos no senso comum. Tais relações serão estudadas no contexto da sociedade do espetáculo, da mercadoria, e da midiatização das relações sociais, com ênfase no papel das grandes corporações de mídia e nas perspectivas da “sociedade em rede”, com suas possibilidades e ilusões. Adota-se a perspectiva da dialética entre fenômeno, processo e discursos para a abordagem da naturalização dos fatos, recorrente no jornalismo e na publicidade, no cinema e em outras manifestações midiáticas e apresenta-se o conceito de suspensão da cotidianidade como mediação para a crítica do senso comum.

Bibliografia
BERGER, Peter L. & LUCKMANN, Thomas. A Construção social da Realidade. 36ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2014
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. 9ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo:Paz e Terra, 1992.
KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia. Estudos culturais, identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc,2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.


Metodologia da Pesquisa em Comunicação (60h)

Será trabalhada a Pesquisa Científica em Comunicação, compreendida como conhecimento científico, enfatizando suas estruturas de pesquisa científica, métodos e técnicas e diferentes tipos de pesquisa. A elaboração e execução de projetos de pesquisa em Comunicação levará também em conta a revisão de literatura e a formatação e normas técnicas de citações e referências.

Bibliografia
ALVES-MAZZOTTI, Alda J. & GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
DEMO, Pedro. Metodologia Cientifica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2006.
DENCKER, Ada de Freitas & VIÁ, Sarah Chucid da. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2003.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicação – formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1990.