ESC – Ética na Sociedade de Consumo

Estudos críticos sobre consumo, publicidade e marketing

 

O ESC – Ética na Sociedade de Consumo: Estudos críticos sobre consumo, publicidade e marketing atua em pesquisas variadas que têm como pano de fundo geral estudar a produção e a recepção midiáticas na sociedade de consumo sob a perspectiva da Ética. São três as linhas de pesquisa do grupo: publicidade e marketing sob o enfoque ético-social; estudos críticos sobre comunicação de massa e indústria cultural, e estudos críticos sobre comportamentos de consumo. A primeira linha tem por objetivo estudar linguagens e outras técnicas promocionais utilizadas na sociedade de consumo, à luz de uma perspectiva crítica ético-social, no intuito de compreender que mediações midiáticas estimulam práticas de consumo potencialmente relacionadas a algum tipo de mal-estar para o sujeito e a coletividade. A segunda linha visa estudar múltiplos produtos de comunicação de massa e indústria cultural, sejam eles jornalísticos, de ficção, da cultura digital entre vários outros, buscando compreender de que forma são atravessados pelos elementos que compõem a lógica da sociedade de consumo e quais as implicações ético-sociais possíveis desse enquadramento. E a terceira linha de pesquisa busca estudar motivações de consumo que movimentam a sociedade de consumo, sob um enfoque crítico ético-social ligado inclusive à psicologia, que permita compreender de que forma tais práticas podem trazer perdas e ganhos subjetivos e coletivos para os atores nelas envolvidos. Professores, mestres, doutores, graduados e alunos de graduação e de pós-graduação compõem a equipe de pesquisadores do ESC.

  • Líder: Ana Paula Bragaglia

Linhas de Pesquisa:
1. Estudos críticos sobre comportamentos de consumo
2. Publicidade e marketing sob o enfoque ético-social

Acesse:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5511076745730089