II Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano

O II Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano foi decisivo para dar continuidade às primeiras considerações gestadas no encontro anterior. Desta vez, com amplo público, os professores que viriam a formar o PPGMC expuseram, pela primeira vez, seus projetos de pesquisa, as áreas da Comunicação que atuavam e, principalmente, como estas se inseriam no território da relação “mídia e cotidiano”. Como o próprio Seminário apontou, e foi corroborado no Seminário seguinte, as divisões em quatro painéis mereciam ser revistas já que as apresentações evidenciavam muito mais proximidades das pesquisas do que distâncias. Deste Seminário, além das contribuições fundamentais de Gabriel Kaplún – que viria a prefaciar a primeira publicação conjunta dos docentes do Mídia e Cotidiano – e de Raquel Paiva, sem dúvida, este foi o Seminário que foi apontou, com muita clareza, quais seriam as contribuições que um novo programa de Comunicação da UFF poderia oferecer.

 

Conferencistas:

Gabriel KaplúnDocente e investigador universitario, Profesor Adjunto de la Licenciatura en Ciencias de la Comunicación de la Universidad de la República de Uruguay, donde tiene a cargo el Seminario Taller de Comunicación Educativa y Comunitaria. Coordinador de diversos proyectos de investigación. Entre otros: “La comunicación en las organizaciones sindicales uruguayas” (1995-97) “Reconfiguración de espacios organizativos y participación ciudadana” (2003-5), “Culturas juveniles y educación” (2004-6). Integra la Red Temática de Informática y Educación, la Red del Mundo del Trabajo, el Comité Académico de la Maestría en Enseñanza Universitaria y la delegación universitaria ante la Comisión Nacional de Televisión Digital Terrestre. Es también docente invitado en otras facultades de la Universidad de la República y en varias universidades latinoamericanas y europeas, donde dicta cursos en educación, comunicación educativa y comunicación organizacional. Es representante nacional de la Asociación Latinoamericana de In-vestigadores de la Comunicación (ALAIC) y miembro de la International Association for Media and Communication Research (IAMCR).

Raquel Paiva de Araujo Soares: Possui graduação em jornalismo pela Faculdade de Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), especialização em pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación Para América Latina (1985) e aperfeicoamento em Latin America Electronic Media Exchange Program pela ARIZONA STATE UNIVERSITY (1985). Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), PDE pela Università degli Studi di Torino, Itália.Atualmente é Professor Associado da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria Critica da Comunicação. Coordena o Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária. É membro do comitê assessor da Comunicação no CNPq. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B.

– Painel 1:  Linguagens em trânsito: convergências, mutiplicidades e adaptações

Participantes: Alexandre Farbiarz, Suzana Oliveira Barbosa, Denise Tavares da Silva e Renata Ciampone Mancini

Resumo: As fronteiras nítidas da relação linguagem-meio como caminho seguro para delimitar o território de cada produção visual ou audiovisual estão, cada vez mais, diluídas. O fato é que outras travessias se impõem, seja pelo embaralhamento decorrente do cenário das novas mídias, seja pelo eco desmistificador das realizações híbridas, que ignoram os cânones ou paradigmas amealhados ao longo do século XX, quando os meios de comunicação de massa se consolidaram. Nesses caminhos, importa compreender o que é essencial ao “objeto em percurso” e o como transitam as linguagens constituintes, o que é transformador, o que pode ser potencializado e, ainda, o que é revelador do espectro sócio-cultural onde tais “estradas” se assentam.

– Painel 2: Comunicação Comunitária

Participantes: Patrícia Gonçalves Saldanha, Adilson Vaz Cabral Filho, Irene Cristina Gurgel do Amaral e Marco André Feldman Schneider

Resumo: As tentativas de controle social do espaço público local e as articulações sociais e comunitárias diante das políticas públicas (ou de sua ausência) e das estratégias mercadológicas da Comunicação no país. A importância da apropriação social das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) visando a criação de iniciativas de comunicação alternativa e contra-hegemônica e a implementação de políticas e regulamentações que as viabilizem.

– Painel 3: Esfera Pública

Participantes: Guilherme Nery Atem, Laura Martini Bedran e João Batista de Abreu Junior

A esfera pública midiatizada na contemporaneidade comunicacional: a noção de consumo ampliada. A Publicidade como meio de subjetivação capitalística e seu impacto na reconfiguração da esfera pública atual: potência versus poder. Imagem publicitária e produção de sentidos em mediações com o espaço urbano: Crise ou reconfiguração da esfera pública? Rádio, cotidiano e formação de mentalidades.

– Painel 4: Ética e Responsabilidade Socioambiental

Participantes: Ana Paula Bragaglia, Sonia Aguiar Lopes e Arlete Eni Granero

Comunicação ambiental no contexto da “modernização ecológica” e do “neoliberalismo ambiental”. Visões de responsabilidade social empresarial e socioambiental: conceitos, discursos, ações. O consumismo e o consumo consciente nas práticas cotidianas: contradições e estratégias de enfrentamento dos dilemas socioambientais contemporâneos. O produto e a marca ecológica. O marketing ambiental: visão de mercado e foco na realização de metas e posturas gerenciais responsáveis e sustentáveis. Linguagem e ética publicitária na sociedade de consumo contemporânea. A publicidade em tempos de responsabilidade social e consumo consciente.

– Encerramento dos trabalhos:

Participantes: Chefe de Departamento de Comunicação Social; Coordenador da Pós em Mídia e Cotidiano; prof. Gabriel Kaplún

Painel de exposição do PPG-MC e perspectivas para 2011.

 

Data: 26 e 27 de agosto, das 9h30 às 18h.

Local: Auditório Macunaíma do Instituto de Letras.