III Seminário Mídia e Cotidiano

Data: 18 a 21/10/2011 – das 09h30 às 18h00

Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFF

Abertura dos trabalhos:

Magnífico Reitor; Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Diretor do IACS; Chefe de Departamento de Comunicação Social; Coordenador da Pós em Mídia e Cotidiano.

Conferencistas:

Erick Felinto de Oliveira: Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Doutor em Letras pela UERJ (1998) e Pós-Doutor Sênior na Universität der Künste Berlin. É autor, entre outros, dos livros “A Religião das Máquinas: Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura” (Sulina, 2005); “Passeando no Labirinto: Textos sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação” (EDIPUCRS, 2006) e “A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais” (Ateliê Editorial, 2008). Além de Pesquisador do CNPq, foi Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura (ABCIBER: biênio 2009-2011); Coordenador do GT “Comunicação e Cibercultura”, da Compós e Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aimée Vega Montiel: Ph.D e pesquisadora do Programa de Pesquisa Feminista. Professora e Coordenadora do Programa de Graduação de Estudos da Comunicação para estrangeiros na Universidade Nacinal Autônoma do México. Graduada na UNAM e na UAB, é especialista em estudos de gênero e comunicação, com interesse em Comunicação Política e Análise da Recepção. Tem coordenado vários livros nas áreas de conteúdos, recepção e regulação. Atualmente, trabalha as questões de Direitos Humanos da Mulher, Comunicação e Informação nas suas implicações para a regulação. Foi presidente a Asociación Mexicana de Investigadores de la Comunicación, onde é responsável, atualmente, pela Coordenação de Pesquisa, bem como da Asociación Mexicana de Derecho a la Información. Junto com José Marques de Melo, tem promovido a organização de várias atividades para impulsionar a cooperação entre pesquisadores latino-americanos. É membro da Associação Internacional para a Investigação Media e Comunicação (IAMCR) e organizou a Conferência desta associação em 2009.

– Painel 1: Linguagem, representações e produção de sentidos

Participantes: Alexandre Farbiarz, Denise Tavares da Silva, Guilherme Nery Atem, João Batista de Abreu, Junior, Laura Martini Bedran e Silmara Cristina Dela da Silva

Resumo: Trata das formas de produção de sentido e construção de identidade e memória social, decorrentes da relação entre os diferentes agentes sociais e os discursos midiáticos em distintos suportes. Organiza-se em torno de pesquisas sobre linguagem, discurso, representação e consumo no cotidiano das práticas midiáticas com ênfase em questões culturais, sociabilidades e estéticas.

– Painel 2: Políticas, discursos e sociedade

Participantes: Adilson Vaz Cabral Filho, Ana Paula Bragaglia, Arlete Eni Granero, Bethania Sampaio Correa Mariani, Marco André Feldman Schneider e Patrícia Gonçalves Saldanha

Resumo: Analisa as construções discursivas e os processos midiáticos no contexto das relações de poder observáveis em diversas práticas sociais da vida cotidiana. Organiza-se em torno de pesquisas sobre os processos hegemônicos, contra-hegemônicos e não-hegemônicos da comunicação midiatizada, com ênfase nas questões social, cultural e nas interfaces da comunicação com o local, o regional e o global.

– Encerramento dos trabalhos

Participantes: Diretor do IACS; Chefe de Departamento da Comunicação Social; Coordenador da Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e a Conferencista Aimée Vega Montiel.

– Painel de exposição do PPG-MC e perspectivas para 2012