Núcleo Comum

 


Espacialidades da Comunicação: do local ao global (60h)

Discutir as diferentes formas e relações informacionais que afetam as interações humanas e as temporalidades que as atravessam e lhes dão sentido. Interessa-se assim pelos fluxos de informação e pela comunicação em rede; pela identificação e identidade de territórios informacionais; pelas mídias dos espaços urbanos e pelas relações comunicativas transfronteiras, sejam geográficas ou culturais.

Bibliografia
AUGÉ, Marc. Não-Lugares. Lisboa: 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.
BOURDIN, Alain. A questão local. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2006.
LINCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

 


Estudos Avançados da Comunicação e Cultura (60h)

Transformações contemporâneas na Comunicação e Cultura. Comunicação, cultura e dinâmica sócio-cultural. Sistemas de comunicação no mundo contemporâneo. As novas tendências da Comunicação e Cultura com o advento da Internet. Representação Social, Práticas Culturais e Comunicação; Cultura, cotidiano e construção da realidade; Dimensão cultural da noção de comunicação e as manifestações expressivas (orais, escritas, plásticas, lúdicas, etc); Comunicação, Cultura e as Trocas Simbólicas; Sociologia da Cultura, Estética e Comunicação; Mídia e cultura globalizada. Mídia, cultura e consumo; Cultura, Arte e Mídia.

Bibliografia
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.
CEVASCO, Maria Elisa. Dez Lições – Sobre Estudos Culturais.  São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru (SP): EDUSC, 2001.
MARTÍN-BARBERO. Jesus. Ofício de cartógrafo. Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
ZIZEK, Slavoj. Bem-vindo ao Deserto do Real. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

 


Modernidade, Mídia e Consumo (60h)

A atualidade mostra-se bastante marcada por traços tipicamente modernos. Por isso, partiremos do mapeamento da modernidade e da hipermodernidade, bem como de suas características socioculturais. Buscaremos entender o capitalismo de produção, sua intensificação da racionalidade instrumental e a “crise da razão”. A hipermodernidade será tomada como em parte continuadora e intensificadora de traços modernos, mas também em ruptura de determinadas experiências modernas de produção e consumo, tendo como contexto principal o fenômeno da Sociedade Comunicacional e suas implicações. As culturas moderna e hipermoderna são profundamente marcadas por valores atrelados à ideologia capitalista, tão produtivista quanto consumista. A disciplina propõe mapear e debater as relações entre os valores (hiper)modernos que circulam nas mídias e que pautam a cultura do consumo.

Bibliografia
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. 3a ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Ed. 70, 1975.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

 


Teorias da Linguagem e do Discurso (60h)

Panorama geral da teoria da linguagem. A linguagem e a representação social. Os fundamentos multidisciplinares da Análise do Discurso. Semiologia e Semióticas em seus fundamentos e métodos. O cotidiano e suas formas de discursivização das ideologias. As práticas sociais e discursivas das/nas mídias. Narrativas midiáticas em sua estrutura e funcionamento. A produção de sentido na cultura e nas mídias.

Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 6ª edição, 1992.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, s/d.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 7ª edição, 2001.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux: diálogos e duelos. 3ª ed. São Carlos: Ed. Claraluz, 2007.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos em comunicação. São Paulo: Cortez, 3ª edição, 2004.

 


Educação, Comunicação e Mídia (60h)

Fundamentos epistemológicos e aspectos históricos da inter-relação entre Comunicação e Educação. Mídia e mediações. Linguagens midiáticas e modos de aprender. Comunicação, Educação e novas tecnologias. Mídia-educação, movimentos sociais e escola. Pesquisa acadêmica em mídia-educação.

Bibliografia
ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. Educomunicação: o pensamento latino-americano sobre educação para a mídia e produção literária nacional sobre o tema. XVI Celacom. Bauru: Unesp, 2012.
APARICI, Roberto (org.). Educomunicação: mais além dos 2.0. São Paulo: Paulinas Editora, 2014.
CITELLI, A. O. (Org.); COSTA, M. C. (Org.). Educomunicação. Construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. v. 1. 220 p. .
OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Educomunicação. Recepção Midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
RIVOLTELLA, Pier Cesare; FANTIN, Monica. Cultura Digital e Escola, Pesquisa e Formação de Professores. Campinas: UNICAMP, 2012.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2011.

 


Seminário de Pesquisa I e II (60h)

Conteúdo variável

Bibliografia
Variável

 


Seminário de Pesquisa III e IV (30h)

Conteúdo variável

Bibliografia
Variável

 


Seminário de Pesquisa V e VI (15h)

Conteúdo variável

Bibliografia
Variável