Optativas da Linha 1

 


Discursos em Ambientes Ciberculturais (60h)

Esta disciplina visa a discussão acerca do papel dos interlocutores nos processos discursivos. Os estudos da linguagem e as teorias da recepção apresentam algumas das visões sobre o tema que embasarão esta discussão na disciplina. A partir da repercussão das novas tecnologias da informação e da comunicação nos meios sociais, em especial nas formas e hábitos de escrita e leitura, autores se contrapõem aos paradigmas vigentes, discutindo e propondo a existência de novas relações de produção e consumo do discurso, mormente nos ambientes ciberculturais. Tempo, espaço, materialidade, visualidade, autoria e propriedade, são questões levantadas que serão destacadas no corpo da disciplina.

Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail Volochinov. Marxismo e filosofia da linguagem. 8ª ed. São Paulo: Hucitec. 1997.
GUILLERMO, Alvaro. Design: do virtual ao digital. Rio de Janeiro: Rio Books. 2002.
JOHNSON, Steve. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34. 2001.
MARTINS, Maria Helena (org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto. 1991.
PARENTE, André. O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Pazulin. 1999.

 


Discursos Midiáticos e Narrativas Audiovisuais (60h)

Análise das gramáticas do discurso audiovisual; narrativas e hibridações midiáticas capazes de provocar novas subjetividades como vetor de distintas relações sociais; teorias estéticas, inovações tecnológicas e produção de sentido no âmbito da comunicação audiovisual; análise dos efeitos de sentido e dos processos de produção nas criações que recorrem às linguagens audiovisuais; linguagens audiovisuais e memória social.

Bibliografia
BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofónico. Madrid, Ediciones Cátedra, 1996
DIDI-HUBERMAN – O que vemos, o que nos olha. 2ª Ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
JOLY, Martine. A imagem e sua interpretação. Lisboa: Edições 70, 2002.
KASEKER, Monica Paris. Modos de ouvir – a escuta do rádio ao longo de três gerações. Curitiba, Champagnat/ PUC-PR, 2012
MARTÍN-BARBERO, Jesus & REY, Germán. Os exercícios do ver. São Paulo: Senac, 2001.
MEDITSCH, Eduardo (org). Teorias do rádio – textos e contextos Volume I e II. Florianópolis, Insular, 2005, 2008.

 


Mídia, Identidade e Representação Social (60h)

A retomada da valorização do sujeito em contraponto às grandes narrativas; a exacerbação do “eu”e do individualismo; a micro-história e as discussões em torno do individualismo; a construção da identidade no cenário contemporâneo; produções midiáticas e a exacerbação do sujeito nas redes sociais; mídia e representação social; identidade, consumo e representação social.

Bibliografia
BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
BENJAMIN, Walter. 7ª ed. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política.
CANCLINI, Néstor García. Diferentes, Desiguais e Desconectados. 3ª ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
DUMONT, Louis. O Individualismo – Uma perspectiva antropológica da ideologia moderna.Rio de Janeiro: Rocco, 1985.
LASCH, Christopher. O Mínimo Eu. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
MORIN, Edgar. O Método 5 – A Humanidade da Humanidade – a identidade humana. Porto Alegre: Sulina, 2007.

 


Mídias Digitais, Cotidiano e Espaço Urbano (60h)

O objetivo da disciplina é discutir as relações entre mídia, espaço urbano e vida cotidiana, neste caso, em particular, no contexto das mídias digitais. Serão abordadas as apropriações e ressignificações do espaço urbano e sua relação com a “mobilidade informacional” proporcionada pelas tecnologias digitais telemáticas ao longo dos últimos anos e como o surgimento de novas práticas de produção e consumo de conteúdos tem afetado a vida cotidiana dos indivíduos permanentemente conectados em rede.
Tópicos a serem abordados (entre outros): Considerações sobre espaço e lugar. Tensões entre o público e o privado nos espaços urbanos. Mapas, espaços e territórios informacionais. Computação ubíqua (Ubicomp). Mídias locativas. Flash Mobs, Smart Mobs, Jogos Pervasivos e outros fenômenos possibilitados pela articulação entre mídias locativas e apropriações do espaço urbano. Internet das Coisas (IoT). Controle e vigilância. Arte e mídias locativas.

Bibliografia
BRUNO, Fernanda; KANASHIRO, Marta; FIRMINO, Rodrigo (orgs.). Vigilância e visibilidade: espaço, tecnologia e identificação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010.
CRESSWELL, Tim. Place: a short introduction. Malden/MA: Blackwell Publishing, 2004.
LEFEVBRE, H. The Production of Space. Oxford/UK: Blackwell Publishers, 1991.
MONTOLLA, M; STENROS, J; WAERN, A. (eds.). Pervasive Games. Oxford: Morgan Kaufmann, 2009.
TUTERS, M; VARNELIS, K. “Beyond Locative Media: Giving Shape to the Internet of Things”. In: Leonardo, 39(4), 2006. DOI: 10.1162/leon.2006.39.4.357.
WEISER, Mark. “The Computer for the 21st Century”. In: Scientific American, 265(3), 1991. DOI: 10.1038/scientifamerican0991-94.

 


Mídia, Tempo e Narrativa (60h)

Compreender o tempo e a narrativa na relação com a mídia. As estruturas e marcas das narrativas midiáticas e as interlocuções com o cotidiano. A configuração do imaginário e do tempo presente. O narrador: participação e focalização. A produção de memórias e de esquecimentos na ambiência midiática. A memória individual, coletiva, social. A interatividade e o espaço físico, virtual, simbólico. As camadas de tempo (passado, presente, futuro) produzidas nos contextos midiáticos.

Bibliografia
BARBOSA, Marialva. Percursos do olhar: comunicação, narrativa e memória. RJ: EdUFF, 2007.
BENJAMIM, Walter. O narrador. In: OBRAS ESCOLHIDAS: Magia e Técnica, Arte e Política. SP: Editora Brasiliense, 1994.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa (tomo 1, tomo 2, tomo 3). Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.

 


Tópicos Especiais em Linguagem e Estética (60h)

Estética e narrativas: contextos e suportes. Estética e imaginário. Imagens da arte, comunicação e cotidiano no cenário contemporâneo. A estetização do mundo: problematizações. A manifestação das subjetividades e os elementos sensíveis. Estética e produção de sentidos históricos. Práticas e expressões de grupos sociais. Arte e comunicação: entrelaçamentos.

Bibliografia
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo. Editora 34, 2013.
LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A estetização do mundo – Viver na era do capitalismo artista. São Paulo, Companhia das Letras, 2015.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac, 2003