Optativas da Linha 2

 


Ética Publicitária e Publicidade Social (60h)

Teorias da Publicidade. Ética e deontologia publicitária na sociedade de consumo em tempos hipermodernos. Publicidade Social. Ideologia e publicidade. Publicidade contra-hegemônica. Publicidade Comunitária. Publicidade e representatividade. Publicidade e consumo consciente. Publicidade e infância.

Bibliografia
BAUMAN, Z. Vida para o consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
DOUGLAS, Mary et Isherwood, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.292p.
GORZ, André. O Imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.p.106p.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. 30ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

 


Teorias Críticas de Comunicação e Cultura (60h)

Estudos Culturais e Crítica da Economia Política da Comunicação; Mídia e Globalização; Epistemologia da Comunicação e da Cultura; Mídia, consumo e modernidade; Economia da Comunicação e indústrias culturais; Estudos de Mediação e Recepção; Indústrias midiáticas e grupos de mídia; História social das mídias.

Bibliografia
BOLAÑO, César. Campo Aberto. Para a crítica da epistemologia da comunicação. Aracaju: Edise, 2015.
BRIGGS, Asa. BURKE, Peter. Uma história social da mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.
LOPES, Maria Immacolata V. (org.). Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.
SCHNEIDER, Marco. A Dialética do Gosto. Informação, música e política. Rio de Janeiro: Circuito / Faperj, 2015.
SOVIK, Liv (org.). Da Diáspora: identidades e mediações culturais / Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

 


Comunicação, Poder e Políticas (60h)

Comunicação, Estado e Democracia; Comunicação, Democracia e Direitos Humanos; Comunicação Política e Opinião Pública; Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia; Políticas de Comunicação; Políticas e práticas em Comunicação Comunitária.

Bibliografia
ALBORNOZ, Luis. (org). Poder, Medios, Cultura: uma mirada crítica desde la economia política de la Comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2011.
COUTINHO, Eduardo Granja (Org.). Comunicação e contra-hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
GERALDES, Elen et alli (orgs.). Políticas de Comunicações: um estudo comparado: Brasil, Espanha, Estados Unidos, México e Venezuela. Salamanca, Ed. Comunicação Social, 2013.
LIMA, Venício. Regulação das comunicações: história, poder e direitos. SP, Paulus, 2011.
MORAES, Dênis de (org.). A batalha da mídia. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2009.

 


Comunicação e Cidadania (60h)

Comunicação Comunitária (Epistemologia da Comunidade); Mídia e Segregação ( setores socialmente marginalizados; Comunicação e questões raciais; Comunicação e sexualidade; Comunicação e questões de classe; Comunicação e religião); Mídia e estudos de gênero; Mídia e juventude; Mídia e Movimentos Sociais.

Bibliografia
ESPOSITO, Roberto. Communitas. Origen y destino de la comunidad. – 1ª ed. 2ª reimp. – Buenos Aires. Amorrortu. 2012. 216p.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Thomaz Tadeu da Silva e Guaciara Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999, 102p.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massas. Rio de Janeiro: Forense, 2014. 300p.
PAIVA, Raquel. O Retorno da Comunidade: novos caminhos para o social. Rio de Janeiro: MAUAD, 2007, 175p.
PERUZZO, Cicilia. Comunicação nos Movimentos Populares. A participação na construção da cidadania. Paetrópolis: Vozes, 1998.342p.
MUNIZ, Sodré. Reinventando a cultura – A comunicação e seus produtos. Petrópolis: Vozes, 1996, 180p.

 


Comunicação, Poder e Ciberespaço (60h)

A importância da Internet como espaço de interações sócio-culturais e realizações político-econômicas leva ao entendimento de que, em torno de sua estrutura e sua gestão, se configuram e afirmam distintas formas de poder, envolvendo governos, empresas e sociedade no debate sobre temas diversos que afetam nossas relações econômicas, políticas e sócio-culturais. As múltiplas teorias em torno do ambiente da Internet já apresentam significativa maturidade reflexiva ao mesmo tempo em que o próprio ambiente da Internet se consolida em escala mundial. Desse modo, compreende-se a importância de se estudar os processos comunicacionais em torno dessas relações, bem como as formas de apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação que permitem posicionamentos distintos na sociedade.

Bibliografia
CASTELLS, Manuel. Redes de Indignação e Esperança: Movimentos Sociais na Era da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
JENKINS, H; FORD, S. and GREEN, J. Spreadable. Media: Creating Value and Meaning in a Networked Culture. New York and London: New York University Press. 2013.
LEMOS, André. A Comunicação das Coisas: Teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.
LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: Por uma Antropologia do Ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
MARTINO, Luís. Teoria das mídias digitais. Petrópolis, Vozes, 2014.
RECUERO, Raquel. A Conversação em Rede: Comunicação Mediada pelo Computador. Porto Alegre: Sulina, 2 edição, 2014.

 


Jornalismo, Políticas e Sociedade (60h)

A partir das teorias do jornalismo e da comunicação, a disciplina discute as relações entre jornalismo e política sob quatro eixos: a centralidade dos produtos jornalísticos numa sociedade midiatizada; a natureza dos processos de produção do real; os efeitos sociais e políticos do noticiário no cotidiano; as relações entre jornalismo e audiências. Assim, propõe-se uma reflexão a respeito das relações entre jornalismo e política, a partir não apenas dos produtos, mas sobretudo dos processos de produção da notícia, em uma sociedade midiatizada. E ainda, dialogando com as teorias do jornalismo e da comunicação, são abordados os efeitos da ação midiática, buscando entender de que modo se desenham os processos de produção do real, e como interferem no cotidiano das sociedades.

Bibliografia
HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 8ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
JACKS, Nilda; ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Comunicação e Recepção. São Paulo: Hacker, 2005..
MELO, José Marques de (org.). O Campo da Comunicação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
NOELLE-NEUMANN. The Spiral of Silence: public opinion. New York: John Wiley, 1993.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2004.
TUCHMAN, G. Making news: a study in the construction of reality. New York: Free Press, 1978.