Histórico

O Programa de Pós-Graduação e Mídia e Cotidiano foi aprovado pela Capes em 2012, com nota 3 e iniciou sua primeira turma de Mestrado em 2013. Já na primeira avaliação quadrienal, cujo período foi de 2013 a 2016, subiu para nota 4 e, em seguida, teve o Curso de Doutorado aprovado, com a primeira turma iniciando em março de 2019. O PPG tem em seu histórico, o vínculo com o Departamento de Comunicação Social da UFF, criado há mais de 40 anos, e que forma cerca de 110 alunos anualmente. Hoje, o Departamento oferece dois cursos: Comunicação Social – habilitação Publicidade e Curso de Jornalismo.
A proposta da Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano deve-se, particularmente, a duas situações. A primeira, a reforma curricular realizada nos dois cursos citados que ocorreu em 2005 quando, além de atualizar e adequar a oferta de disciplinas e suas ementas às novas demandas profissionais, tecnológicas, teóricas e metodológicas da Comunicação, tornou-se evidente o perfil de pesquisador de boa parte dos docentes da Comunicação Social. Tal fato confirmou a articulação clara do ensino com a pesquisa desses professores.
Outro movimento fundamental para a história do PPGMC foi a realização, em agosto de 2008, do I Seminário de Pesquisa em Mídia e Cotidiano. Além de palestras de convidados sobre o panorama da pós-graduação em Comunicação, cada professor apresentou e discutiu seu projeto de pesquisa com os colegas, demonstrando a integração entre seus trabalhos.
A discussão serviu de base para as duas linhas de pesquisa e área de concentração do PPGMC, revelando o viés particular do Programa dentro do campo da Comunicação. Dois anos depois, em 2010, com o II Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano outros professores passam a integrar o projeto, contribuindo com novos subsídios para a elaboração da proposta que foi enviada à CAPES e aprovada, como destacamos, em 2012.
Hoje, 2022, quando vivencia a expectativa do resultado da segunda avaliação quadrienal, o PPG Mídia e Cotidiano assume novos horizontes de atuação, em especial pelo ingresso da sua terceira turma de doutorado, pela renovação do corpo docente, pelo desenvolvimento de diversos projetos de internacionalização, pela participação qualificada da Revista Mídia e Cotidiano que se tornou uma referência relevante na área, entre outras conquista. Projeta, assim, uma contribuição substantiva para o campo da Comunicação que é resultante do envolvimento do corpo docente e discente do PPG.