Integralização do Curso de Mestrado

Para integralização dos créditos e da carga horária, o(a) aluno(a) deverá cursar seis (6) disciplinas e realizar três (3) atividades acadêmicas:

  • Duas (2) disciplinas Obrigatórias de 60h e 4 créditos cada, oferecidas no 1º semestre letivo;
  • Duas (2) disciplinas de 60h e 4 créditos cada, de qualquer linha de pesquisa e/ou Seminários (que completem 60h) e/ou de Núcleo Comum, do PPGMC;
  • Duas disciplinas eletivas de 60h e 4 créditos cada, de livre escolha em qualquer PPG de temática pertinente ao projeto de pesquisa, sendo que uma delas pode ser parcial ou integralmente substituída por participação em eventos e/ou outras atividades, com documentação e aceite do Orientador e do Coordenador do PPGMC;
  • Uma (1) atividade de Qualificação de 120h e 4 créditos que ocorrerá a partir do final do segundo semestre até o início do terceiro, em data definida pelo Colegiado, a cada turma;
  • Duas (2) atividades de Pesquisa Orientada de 120h e 4 créditos cada, por dois semestres consecutivos no 3º e 4º períodos letivos;
  • Uma (1) Defesa de Dissertação de 360h e 12 créditos, que ocorrerá somente após o cumprimento de 360h e 24 créditos em disciplinas e 360h e 12 créditos em atividades.

A atividade de Qualificação refere-se a uma banca composta por três professores, sendo um do PPG Mídia e Cotidiano, outro externo ao Programa e/ou à Universidade, mas atuante em linha de pesquisa de tema correlato ao projeto do mestrando, e o orientador. Esta banca avalia o relatório do aluno contendo: Sumário Preliminar, Introdução, Revisão Bibliográfica e Metodologia de Pesquisa, propostos para a dissertação.
O Estágio Docência será atividade obrigatória apenas para alunos(as) bolsistas, não sendo atribuídos créditos ou carga horária ao mesmo.
O(a) aluno(a) deverá cursar no mínimo 360h e 24 créditos em disciplinas; 360h e 12 créditos em atividades e 360h e 12 créditos em Defesa de Dissertação, ou seja, 1.080h e 48 créditos para integralização do curso


Integralização do Curso de Doutorado

Para integralização dos créditos e da carga horária, o(a) aluno(a) deverá cursar seis (6) disciplinas e outras atividades obrigatórias que são:

  • Duas (02) disciplinas Obrigatórias de sessenta (60) horas/aula e quatro (04) créditos cada;
  • Mínimo de quatro (04) disciplinas Optativas e/ou Optativas de Núcleo Comum, totalizando duzentos e quarenta (240) horas/aula e dezesseis (16) créditos;

– OBS 1: O(a) aluno(a) pode optar por cursar uma destas disciplinas em outro Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES.

– OBS 2: No caso de alunos(as) oriundos(as) do Mestrado em Mídia e Cotidiano que cursarão Doutorado no mesmo Programa, o limite será de até metade (1/2) do total de horas/aula cursadas em disciplinas obrigatórias provenientes do próprio Programa).

  • Tópico Especial de Pesquisa (6 créditos – 180 h);
  • Atividade Obrigatória de Pesquisa Orientada (de I a VI), a partir do segundo período, uma por período (carga horária fixa e não implica crédito)
  • Atividade Obrigatória de Exame de Qualificação (12 créditos – 360h)
  • Atividade Obrigatória de Defesa de Tese (24 créditos – 900 h)

– O Tópico Especial de Pesquisa compreende atividade de organização e realização de atividade acadêmica desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa e/ou Linha de Pesquisa a que se vincula o doutorando. Ela deve ser realizada no máximo após três (3) meses do Exame de Qualificação do discente.
– A atividade de Qualificação refere-se a uma banca composta por cinco professores, sendo dois do PPG Mídia e Cotidiano, e os outros três externos à Universidade, mas atuantes em linha de pesquisa de tema correlato ao projeto do doutorando e do orientador. A Atividade de Defesa de tese também refere-se a uma banca composta por cinco professores em composição similar à banca de Qualificação.
– O Estágio Docência será atividade obrigatória apenas para alunos(as) bolsistas, não sendo atribuídos créditos ou carga horária ao mesmo.

Outras atividades para a Integralização do Curso:

  • Atividades Extracurriculares que envolvem participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos (no mínimo, dois eventos com publicação de texto completo) e publicação de artigos científicos e revistas qualificadas da área (no mínimo duas publicações em periódicos).
  • Complementam, ainda, a integralização de currículo, os Estágio Docência I e II obrigatórios para doutorandos bolsistas e optativas para os demais, sendo atribuídos quatro (4) créditos de 15h/aula para cada um.

O(a) aluno(a) deverá cumprir um total mínimo de dois mil e cento e sessenta horas (2.160) horas/aula e sessenta e seis créditos (66) créditos para integralização do currículo distribuídos em um mínimo de trezentos e sessenta horas/aula (360) e vinte e quatro créditos (24) em disciplina e mil e oitocentos (1800) horas/aula e quarenta e dois (42) créditos em Atividades Obrigatórias e Complementares.