Área de Concentração: Discursos midiáticos e práticas sociais

Compreende, dialeticamente, as relações entre mídia e vida cotidiana, analisando as contradições e potencialidades dos discursos midiáticos, sua influência ideológica, seus referenciais culturais e sua incorporação/transformação pelas práticas sociais.
O PPGMC abrange estudos articulados de suportes, produtos e processos nas áreas de jornalismo, publicidade, meios audiovisuais, design e tecnologias digitais, que instrumentalizam práticas sócio-discursivas. Também investiga a relação da Comunicação e Educação.

 

Linhas de Pesquisa

1. Linguagens, representações e produção de sentidos
Trata das formas de produção de sentido e construção de identidade e memória social, decorrentes da relação entre os diferentes agentes sociais e os discursos midiáticos em distintos suportes. Organiza-se em torno de pesquisas sobre linguagem, discurso, representação e consumo no cotidiano das práticas midiáticas com ênfase em questões culturais, sociabilidades e estéticas.

2. Políticas, discursos e sociedade
Analisa as construções discursivas e os processos midiáticos no contexto das relações de poder observáveis em diversas práticas sociais da vida cotidiana. Organiza-se em torno de pesquisas sobre os processos hegemônicos, contra-hegemônicos e não-hegemônicos da comunicação midiatizada, com ênfase nas questões social, cultural e nas interfaces da comunicação com o local, o regional e o global.