Perfil do Egresso – Mestrado

O Programa tem como objetivo principal a formação e o aprimoramento de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento no campo da Comunicação para o exercício de atividades de pesquisa e magistério superior, e de outras que impliquem conhecimento qualificado sobre os discursos midiáticos e as tecnologias da informação e da comunicação relacionados às práticas sociais cotidianas.
As dissertações defendidas refletem a excelência em capacidade de pesquisa por parte dos egressos do Programa, com possibilidade de aplicação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes contextos sociais, profissionais e regionais.
O Programa visa, particularmente, a demandas até então não atendidas por grande parte dos PPGs da região e do país, de reflexões críticas sobre a comunicação com outros campos de práticas sociais e profissionais.
Nesta perspectiva, então, oferece oportunidade para pesquisas relacionadas à crítica de mídia, às mudanças nas condições de produção jornalística e publicitária, aos processos de digitalização e convergência das mídias, às apropriações sociais das tecnologias digitais, às narrativas audiovisuais e hipermidiáticas, às ações de publicidade pública e comunitária, à comunicação socioambiental, às discussões entre ética e comunicação, às condições de recepção da mídia, aos aspectos comunicativos da memória social, cultural e histórica, além de investigação das relações entre Mídia e Educação.
Vale destacar que levantamentos que consolidaram a proposta do PPGMC indicavam grande interesse nessas abordagens para aplicação em práticas educativas formais e não formais, desenvolvimento de mídia regional, comunicação visual em planejamento urbano, comunicação comunitária, formulação de políticas públicas e privadas de comunicação, campanhas de consumo consciente, projetos de defesa de direitos (advocacy), inclusão sociodigital no âmbito do chamado “terceiro setor”, entre outros.


Perfil do Egresso – Doutorado

O Curso de Doutorado em Mídia e Cotidiano da UFF se constitui para formar um profissional comprometido com o avanço do conhecimento no campo da Comunicação e com habilidades acadêmicas e extra-acadêmicas suficientes para que participe ativa e criticamente de atividades de pesquisa e do magistério superior ou outras que impliquem conhecimento qualificado sobre os discursos midiáticos e as tecnologias da informação e da comunicação relacionados às práticas sociais cotidianas. As Teses defendidas deverão refletir excelência em capacidade de pesquisa por parte dos egressos do Programa, com possibilidade de aplicação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes contextos sociais, profissionais e regionais.
O egresso do Doutorado em Mídia e Cotidiano deve ser capaz de estudar, examinar e produzir conhecimento, aplicando metodologias capazes de dar conta do pensamento e dos saberes do seu foco específico e na inter-relação que este mantém com os demais segmentos da Comunicação e áreas afins. São, assim, capacitados a desenvolver estudos, pesquisas e projetos que envolvam o universo da comunicação no âmbito dos discursos midiáticos e práticas sociais, manejando pressupostos adequados ao envolvimento com os meios de comunicação, com a convergência midiática e com a midiatização da sociedade e da cultura frente à disseminação dos avanços e inovações tecnológicas que perpassam o cotidiano social.
Como pesquisadores, os doutores em Mídia e Cotidiano devem ser capazes de elaborar projetos de pesquisa conforme aos padrões demandados pelas principais agências de fomento nacionais, assim como coordenarem a sua execução, considerando, sempre, como indicadores de excelência, a interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais e o imperativo de apresentar os resultados das investigações à comunidade científica na forma de publicação em livros, capítulos de livros e periódicos qualificados. Devem, ainda, ter competência para elaborar processos e produtos relevantes e inspiradores, mobilizando segmentos sociais diversos na academia e sociedade em geral.
Como professores, devem estar qualificados para exercer a docência tanto no âmbito da graduação como no da pós-graduação, desenvolvendo pesquisas e práticas que assumam perspectivas críticas no seu fazer cotidiano. Como profissionais, buscar estratégias mais qualificadas para o desenvolvimento de suas atividades, de modo a elaborarem e implementarem processos de produção que contribuam para uma reflexão crítica para o campo da Comunicação, em áreas distintas como desenvolvimento de mídia regional, comunicação visual em planejamento urbano, comunicação comunitária, formulação de políticas públicas e privadas de comunicação, campanhas de consumo consciente, projetos de defesa de direitos (advocacy) e inclusão sociodigital no âmbito do chamado “terceiro setor”, entre outras. Também devem manter o diálogo com pesquisas desenvolvidas no cenário internacional, buscando completar a formação e/ou em espaços de atuação profissional.
Vale ressaltar que tal perfil redimensiona e aprofunda o trabalho que já vem sendo desenvolvido no âmbito do Mestrado, considerando-se que se compreende que a formação no Doutorado implica em, de fato, garantir a autonomia e consistência da formação do pesquisador, do professor e do profissional. Sob esta compreensão, o Doutorado também oferece oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à crítica de mídia, às mudanças nas condições de produção jornalística e publicitária, aos processos de digitalização e convergência das mídias, às apropriações sociais das tecnologias digitais, às narrativas audiovisuais e hipermidiáticas, às ações de publicidade pública e comunitária e da comunicação socioambiental, às discussões entre ética e comunicação, às condições de recepção da mídia, aos aspectos comunicativos da memória social, cultural e histórica e, ainda, às relações da comunicação e educação.