A Dialética do Gosto – Informação, Música e Política

A Dialética do Gosto – Informação, Música e Política

Seu argumento central é “se o gosto é expressão e medida do valor de uso dos bens, materiais e simbólicos, e ao mesmo tempo o substrato sensível das ideologias, e se a informação – em especial a midiatizada – é o principal agente responsável pela formação dos gostos nas sociedades contemporâneas, logo a informação midiatizada possui uma dimensão estética e ético-política mais profunda do que até então se pensava, dado que atuaria não somente na urdidura das noções e valores que orientam a prática dos sujeitos, como é sabido, mas igualmente na composição e regência das simpatias e antipatias, afetos e desafetos, fascínios, aversões e indiferenças, dos gostos, enfim, subjacentes a essas noções, valores e práticas, e por isso talvez esteja aí o seu papel politicamente decisivo”, destacou Schneider. De acordo com um dos maiores pesquisadores da área de Ciência da Informação, Rafael Capurro, que assina o prólogo da obra, “cuando hablemos y pensemos en el futuro sobre gustos y culturas en la era digital no podremos pasar por alto este libro que está emparentado con lo que yo llamo ética intercultural de la información”. Para o pesquisador Muniz Sodré, que assina a orelha da obra, “o gosto massivo de agora é imposto pela teodiceia do mercado com o peso inexorável das mídias. Daí o imperativo de avaliarmos a extensão e o alcance dessa suposta liberdade de escolha dos gostos que a comunicação e a informação disponibilizam a título de uma democracia dos apetites e das emoções. Esta é a tarefa teórica de Marco Schneider neste valioso trabalho”.

ISBN: 9788576504610
Páginas: 116, Brochura
Editoras: E-Papers/Faperj
Ano: 2015
Disponível: Livraria Travessa, Cultura, Cia dos Livros; Shopping UOL, entre outros.