A ESCOLA NO ESPELHO: AS REPRESENTAÇÕES DO ALUNO

A escola no Espelho: as representações do aluno

A obra, cujas autoras são Walcea Alves, professora permanente do PPGMC e Mary Rangel,  apresenta resultados de pesquisa que nos confrontam à realidade do cotidiano escolar em seus aspectos mais intrínsecos. Vivifica o cuidado e pertinência com que foram explorados os dados que espelham, quase de modo palpável, a realidade da escola refletida nas representações sociais dos alunos. Tem como metáfora o espelho, sendo esse a própria escola que, por sua vez, espelha a sociedade e reflete, através de feixes de luz e veias de articulação sociointerativas o ambiente, a comunidade, a vida acadêmica, o poder, a subalternidade. A partir de uma etnografia da escola, nos convida a adentrar os muros, compreender a reflexividade das ações, dos significados, da projeção do eu no outro, do eu nos espaços escolares e, ainda, nos auxilia a ver trilhas possíveis da pesquisa em Educação.

ISBN:  978-85-228-1343-8
Páginas: 174, brochura.
Editora: EdUFF – Editora da Universidade Federal Fluminense
Ano: 2019
Disponível: no site da EdUFF. Veja aqui.