Dagmar de Mello e Silva

Professora Colaboradora

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal Fluminense. Atua em pesquisas que relacionam Filosofia, Educação e Imagens do contemporâneo. É Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Mídias e Cotidiano. Desenvolve estudos relacionados aos seguintes temas: educação, Cultura Áudiovisual, Imagens e Mídias, Ética e Estéticas no mundo contemporâneo.

Projeto de Pesquisa

O que pode uma vida dizer a outras tantas vidas

Por caracterizar-se por uma ética e uma pedagogia em que o corpo assume papel fundamental, a parresía cínica promoveria uma experiência filosófica radical, um modo corajoso de dizer a própria verdade que carregaria em sua dramaticidade uma perspectiva estética. Eis aqui o foco de nosso projeto; revelar sob quais jogos de verdade, sob quais condições, jovens com Síndrome de Down pensam a respeito de seu próprio Ser. De que maneira se configura a emergência de subjetividades em jovens com Síndrome de Down? É possível se falar em verdadeira inclusão sem parresía? Em que medida a Síndrome de Down pode transformar o sujeito em parresiasta por excelência? Ao voltarmos nossos interesses para as práticas de si, desses jovens, tomamos por objetivo mostrar como esses sujeitos se libertam das condições que lhes são dadas historicamente. Como constroem linhas de fuga que escapam do determinismo da anormalidade? De que maneira usam as gagueiras de suas línguas para reafirmarem-se como sujeitos? Quais verdades seus discursos nos revelam? Teriam suas línguas força para desterritorializar os lugares dos mesmos? Como metodologia pretendemos trabalhar pelas vias do documentário cuja estética nos possibilita estabelecer uma relação entre pensamento e linguagem que privilegia a exposição ao fora e ao entre-forças de modo a produzir uma experiência estética.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4435613728839687
e-mail: dag.mello.silva@gmail.com