Denise Tavares da Silva

Professora Permanente

É Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense e uma das líderes do Grupo de Pesquisa MULTIS – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia, certificado pelo CNPq. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, Mestre em Multimeios (Unicamp) e doutora em Integração Latino-Americana (PROLAM/USP). Pesquisa o Audiovisual de não-ficção no Brasil e América Latina (especialmente o documentário e produções televisivas) e as novas narrativas audiovisuais no contexto da Internet (novos formatos e gêneros) e, também, a relação do audiovisual e ciência. É autora e organizadora (com Renata Rezende) da obra ‘Mídias & Divulgação Científica’ e com Adilson Cabral e Alexandre Farbiarz ‘Pesquisas em Mídia e Cotidiano’. Participa da PRALA – Plataforma de Reflexão sobre o audiovisual Latino-americano e do LaPA – Laboratório de Pesquisas Aplicadas do PPGMC. Coordena a revista eletrônica BITS Ciência. Foi professora da Universidade Anhembi-Morumbi, da UNIP, ESAMC e da PUC-Campinas e tem mais de 15 anos de experiência profissional como jornalista.

Projetos de Pesquisa

Narrativas de não-ficção: linguagens e interdisciplinares

Descrição: Este projeto pesquisa as narrativas de não-ficção, especialmente o documentário, em um recorte que se abre às discussões em torno da linguagem em uma perspectiva interdisciplinar. Neste sentido, investiga a relação das narrativas de não-ficção em suas várias interfaces: com a fotografia e a web; com os movimentos sociais, com a educação e com a história. O objetivo central é localizar as narrativas de não-ficção enquanto produção que ocupa um aspecto central no universo audiovisual, posição que se desdobra na busca de novas experimentações da linguagem e de “trânsito” entre as plataformas de veiculação e exibição (cinema, televisão e web).

Documentário Contemporâneo Latino-americano

Descrição: Refletir sobre as particularidades do documentário latino-americano contemporâneo, considerados em seu aspecto performativo e em sua origem plural. Pensar os novos modelos de produção documentária para a televisão, como os DOC-TVs. Discutir e analisar a produção audiovisual de não-ficção sempre na perspectiva de uma abordagem que demarque as especificidades da América Latina.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0641026140583587
e-mail: denisetavares51@gmail.com