Denise Tavares da Silva

Professora Permanente

É Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense e uma das líderes do Grupo de Pesquisa MULTIS – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia, certificado pelo CNPq. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, Mestre em Multimeios (Unicamp) e doutora em Integração Latino-Americana (PROLAM/USP). Pesquisa o Audiovisual de não-ficção no Brasil e América Latina (especialmente o documentário e produções televisivas) e as novas narrativas audiovisuais no contexto da Internet (novos formatos e gêneros) e, também, a relação do audiovisual e ciência. É autora e organizadora (com Renata Rezende) da obra ‘Mídias & Divulgação Científica’ e com Adilson Cabral e Alexandre Farbiarz ‘Pesquisas em Mídia e Cotidiano’. Participa da PRALA – Plataforma de Reflexão sobre o audiovisual Latino-americano e do LaPA – Laboratório de Pesquisas Aplicadas do PPGMC. Coordena a revista eletrônica BITS Ciência. Foi professora da Universidade Anhembi-Morumbi, da UNIP, ESAMC e da PUC-Campinas e tem mais de 15 anos de experiência profissional como jornalista.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0641026140583587
e-mail: denisetavares@id.uff.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5692-7356

Projetos de Pesquisa

Narrativas audiovisuais de não-ficção: linguagens e interdisciplinares

Descrição: Este projeto “guarda-chuva” pesquisa as narrativas de não-ficção, especialmente o documentário do Brasil e América Latina, em um recorte que se abre às discussões em torno da linguagem em uma perspectiva interdisciplinar. Neste sentido, investiga a relação das narrativas de não-ficção em suas várias interfaces: com a fotografia e a web; com os movimentos sociais, com a ciência, com a educação e com a história. O objetivo central é localizar as narrativas de não-ficção enquanto produções que ocupam um aspecto central no universo audiovisual, posição que se desdobra na busca de novas experimentações da linguagem, de “trânsito” entre as plataformas de veiculação e exibição (cinema, televisão e web) e, também, de investigação temática bem recortadas como “O documentário científico: linguagens e temáticas no contexto da produção multiplataforma” (2013-2016, com financiamento CNPQ e Faperj). Já a atual investigação se desenvolve sob o título “No rastro das semeaduras miúdas: cotidiano, imaginário, protagonismo e experimentações de linguagem no documentário ambiental contemporâneo” (Edital Faperj, APQ1, 2019).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Financiador: Faperj (APQ1 – 2019)
Número de produções C, T & A: 22

 

Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação (Pesquisa “Grupo Emergente”)

Descrição: O objetivo deste projeto que articula pesquisa analítica e aplicada é investigar a relação “juventude-suicídio” em um recorte que foca o tema em seu trânsito midiático, isto é, considerando o papel da mídia como produtora de sentidos e elaboradora de representações dessa temática e, também, analisar e discutir tais percursos/objetos em diálogo com a educação formal. Trata-se de projeto desenvolvido por um grupo de pesquisadores, que se estrutura como pesquisa analítica e aplicada, de caráter multidisciplinar, cuja perspectiva é a de contribuição teórica para as áreas da comunicação e da interface comunicação e educação. O contexto que fomenta o projeto é um diagnóstico quase epidêmico em relação ao suicídio juvenil, o que tem reverberado não só na ampliação de reportagens e/ou similares sobre o tema, mas também em produções audiovisuais cujos roteiros estão centrados nessa temática. No recorte que investigamos, intitulado CONSTRUÇÕES NARRATIVAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM AUDIOVISUAIS CONTEMPORÂNEOS SOBRE JUVENTUDE-SUICÍDIO DE 1990-2020, focamos as produções audiovisuais (incluindo as que circulam nas mídias sociais) que trabalham este tema, discutindo-as a partir da construção narrativa e produção de sentidos observando, especialmente, a importância do cotidiano, do imaginário e das experimentações de linguagem nos processos de realização. Em função da amplitude do escopo, delimitamos como objetos de investigação as obras produzidas no período compreendido entre 1990-2020.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Docentes envolvidos: 5 ; Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Financiador: FAPERJ (Edital Grupos Emergentes)
Número de produções C, T & A: 1