Emmanoel Ferreira

Professor Colaborador

Emmanoel Ferreira é Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, ambos ligados ao Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF). É líder do grupo de pesquisa medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq). Atualmente desenvolve pesquisa em estágio Pós-Doutoral no POSCOM/UFBA, sob supervisão do Prof. Jorge Cardoso Filho.

Projeto de Pesquisa

Estéticas do lúdico: uma investigação acerca das potências experienciais dos jogos eletrônicos

Descrição: A relação entre a estética, ou a experiência estética, e as práticas lúdicas, particularmente no que tange aos jogos eletrônicos, ainda é pouco investigada, tanto no Brasil, quanto no mundo. Refiro-me sobretudo à estética não tomada em sentido estrito, mas em sentido amplo e no framework que vem sendo trabalhado por pesquisadores da comunicação e que abarquem questões centrais para a compreensão da experiência estética nos processos de comunicação e mediatização contemporâneos. Neste sentido, este projeto pretende preencher uma certa lacuna na visada de investigação das possibilidades de agenciamento de experiências estéticas a partir de mídias cibertextuais – tendo, neste caso, os jogos eletrônicos como objeto de estudo.
O objetivo central desta pesquisa é investigar de que forma o aspecto lúdico presente nas atividades lúdicas (play) e nos jogos (games) em geral e nos videogames em particular pode suscitar experiências estéticas com nuances específicas e típicas das mídias cibertextuais. Além disso, busca compreender em que medida tais experiências se aproximariam ou se distanciariam de experiências estéticas resultantes do contato com outros produtos midiáticos de massa, como o cinema, a música e o audiovisual, entre outros.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4451133433147641
e-mail: emmanoferreira@midia.uff.br

OBS: O PROFESSOR EMMANOEL NÃO ABRIRÁ VAGA EM 2020.