Ana Paula Bragaglia

Professora Permanente

Professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense – Uff (IACS), nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação (Stricto Sensu – Mestrado) em Mídia e Cotidiano (Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano – PPGMC). Pesquisadora com ênfase na ética publicitária e do marketing em geral e em estudos críticos sobre comunicação de massa, indústria cultural e consumo, em torno de seu projeto de pesquisa mais amplo intitulado Produção e recepção midiáticas na sociedade de consumo sob a perspectiva da Ética. Doutora em Psicologia Social pela UERJ (2009). Realizou estágio de doutoramento pela PDEE/CAPES em Madri/Espanha (2008). Mestre em Comunicação Social pela UERJ (2004). Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR (2001). Graduada em Comunicação – Publicidade & Propaganda pela UFPR (1998). Coordenadora do grupo de pesquisa ESC – Ética na Sociedade de Consumo (Uff, link http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5511076745730089) e do projeto de extensão Contatos: (re)construindo a Publicidade (UFF); colaboradora do projeto de extensão Obs.: Observatório da Publicidade Expandida (UFRJ); membro do Lapa – Laboratório de Pesquisas Aplicadas (PPGMC/Uff). Trabalhou em agências de publicidade como redatora, e em indústrias e hospitais como profissional de marketing e comunicação. Atua como professora universitária na cidade do Rio de Janeiro desde 2002.

 

Projetos de Pesquisa

As Violências do Mercado sob o olhar da Ética: mídia, ideologia e subjetividade nas sociedades de consumo contemporâneas

Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa basilar (“guarda-chuva”) que abarca projetos de pesquisa mais específicos já desenvolvidos ou em andamento. Este projeto tem como objetivo realizar estudos críticos sob a perspectiva geral da Ética em cenários envolvendo produtos midiáticos variados difundidos nos contextos das sociedades de consumo. Busca, portanto, analisar como são atravessados pelas lógicas mercantis das sociedades de consumo as ações de publicidade e de marketing como um todo, os produtos de comunicação de massa e indústria cultural em geral a princípio diferentes do campo essencialmente mercadológico (jornalísticos, de ficção, do ciberespaço, entre outros), e os próprios comportamentos ou as subjetividades de consumo, no intuito de compreender as implicações éticas desse processo, isto é, as violências dele decorrentes, bem como levantar alternativas de transformação/resistência tanto em termos de produção quanto de recepção midiáticas (incluindo leitura crítica de mídia e outras ações). O projeto prevê densa revisão bibliográfica interdisciplinar nas áreas da Filosofia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Comunicação, Direito, entre outras, aliada a estudos empíricos envolvendo objetos midiáticos diversos selecionados conforme a sua atualidade e relevância. A pesquisa é desenvolvida junto a meu grupo de pesquisa ESC – Ética na Sociedade de Consumo, na Universidade Federal Fluminense, UFF, onde leciono. (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5511076745730089).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2542584687169854
e-mail: apbragaglia@yahoo.com.br