Flávia Clemente de Souza

Professora permanente

Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social, integrando o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e dos cursos de Comunicação Social e de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense. É chefe do Departamento de Comunicação Social e Vice-Diretora do Instituto de Arte e Comunicação Social. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de comunicação institucional, com ênfase em assessoria de imprensa, tendo atuado principalmente em comunicação organizacional, assessoria de imprensa, marketing institucional, política e campanhas eleitorais. No campo teórico, seus interesses de pesquisa englobam produções de sentido no discurso jornalístico, em particular as formas de humor na mídia e a constituição da memória relacionada à comunicação.

Projetos de pesquisa

Por uma metodologia de análise dos conteúdos das assessorias de imprensa: o impacto das narrativas construídas pelas fontes nos processos de produção de sentido do jornalismo

Este projeto de pesquisa pretende abordar até que ponto a forma tradicional do fazer jornalístico sofreu o impacto do crescimento das assessorias e de que forma, por meio do desenvolvimento de um método de pesquisa específico para analisar o resultado destas mediações, é possível avaliar o impacto das narrativas construídas pelas fontes nos processos de produção de sentido do jornalismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3553601419788459
E-mail: flaviaclemente@id.uff.br