Larissa de Morais Ribeiro Mendes

Professora permanente

Possui doutorado e mestrado em Comunicação Social, respectivamente pela UFF e pela PUC-RJ, e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UFRJ. Está vinculada ao PPGMC da UFF e aos cursos de graduação em Comunicação Social e Jornalismo da Universidade. Antes de ingressar na universidade, em 2009, atuou como jornalista em diversos veículos de mídia impressa e digital, na área de Jornalismo Econômico, e em assessorias de imprensa. Desenvolve projeto de pesquisa sobre “Discursos, práticas e identidade profissional no contexto de crise do jornalismo contemporâneo” e integra o grupo Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais. Por meio do grupo, participa também de pesquisa sobre Mídia, Juventude e Suicídio, contemplado por edital da Faperj para grupos emergentes em 2019.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4724094981271574
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6906-1635
e-mail: larissamorais@uol.com.br

Projeto de pesquisa

Discursos, práticas e identidade profissional no contexto de crise do jornalismo contemporâneo
Descrição: A pesquisa investiga sentidos construídos pelo discurso jornalístico, em notícias de diferentes suportes, e transformações das práticas de produção dessas notícias e da identidade profissional dos jornalistas, num cenário de crise da atividade. Entende-se que essa crise está relacionada à perda de postos e à precarização do trabalho, no contexto da convergência midiática, mas também a mudanças estruturais da atividade jornalística. No Brasil, o problema ainda é agravado por fatores conjunturais como a estagnação econômica, na última década, e a guinada política que reconduziu a direita ao poder em 2018. O jornalismo é estudado em suas interfaces com a política, a economia e a sociedade como dispositivo dialético de construção da realidade.

Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação (Pesquisa “Grupo Emergente”)
Descrição: No recorte investigado por Larissa Morais, Antônio Vianna e Carla Baiense, como parte de um projeto que reúne três grupos de pesquisa, vem sendo desenvolvido estudo sobre as abordagens do suicídio pela imprensa. Discute-se como os veículos poderiam contribuir de modo mais efetivo para fomentar o debate sobre o tema e ajudar a reduzir a curva de suicídios no país, especialmente entre os jovens. Financiamento: Faperj (Edital Grupos Emergentes).

Financiamento: FAPERJ (Edital Grupos Emergentes).