Marco André Feldman Schneider

Professor Permanente

Bolsista de Produtividade CNPq. Cientista do Nosso Estado Faperj. Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano – PPGMC-UFF. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ-2003). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ-1999). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012), onde atua como pesquisador convidado, supervisionando estágios pós-doutorais. Autor do livro “A Dialética do Gosto: informação, música e política”, publicado em 2015 pela Editora Circuito, com bolsa de auxílio a publicação, da Faperj. Publicou também um livro de poesia e dezenas de artigos científicos, em capítulos de livros, anais de congressos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Vencedor dos concursos de ensaio Pensar a Contracoriente (Cuba-2003) e Mário Pedrosa, sobre arte e cultura contemporâneas (Brasil-2010). Professor universitário desde 2003. Interesses atuais de pesquisa: ética, política, epistemologia e competência crítica em informação na era da desinformação. Líder do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i). Representante da América Latina e Caribe no Conselho Consultivo do International Center for Information Ethics (ICIE). Membro dos grupos de pesquisa Estudos críticos em informação e organização social (Escritos) e Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge) e do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud). No biênio 2017-2018, foi Diretor Científico da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, capítulo Brasil, e Coordenador do PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ. Músico e escritor.

Projetos de Pesquisa

Literacia midiática na Sociedade da Desinformação

Descrição: Este projeto situa-se no campo da literacia midiática. Seu objetivo científico geral é contribuir para o amadurecimento teórico de sua modalidade crítica. Seus objetivos específicos consistem em colaborar com o entendimento e o enfrentamento das novas formas de desinformação em circulação no atual ecossistema infocomunicacional, mediante uma articulação entre produção de conhecimento e promoção de ações voltadas ao fomento da literacia midiática crítica no Estado do Rio de Janeiro. Parte-se da hipótese de que embora a realidade em sua plenitude não possa ser textualmente reproduzida, permanece legítimo e necessário enfrentar, por razões éticas, políticas e epistemológicas, a ideia da verdade, entendida como a elaboração discursiva de uma apreensão intelectual correta, ou mais acurada do que outras em disputa, sobre os fatos e suas razões. Admite-se, contudo, o caráter histórico das diversas posições envolvidas em cada disputa discursiva em torno da verdade; o complexo gradiente conceitual entre os polos da mentira e seu oposto; e as disputas de poder que condicionam a cada momento o debate e os próprios fatos debatidos. Metodologicamente, pretende-se, na primeira etapa da execução do projeto, empreender uma pesquisa teórica e documental em torno das noções de desinformação, relevância, credibilidade, ética e literacia midiática, que remetem, todas elas, direta ou indiretamente, ao problema filosófico da verdade; na segunda etapa, iremos elaborar e implementar as ações previstas, na forma de palestras e publicações científicas; cursos em nível de graduação, mestrado e doutorado; orientações de pesquisa nesses três níveis; supervisões de pós-doutorado; palestras e workshops em escolas públicas (nível médio) sediadas no Estado do Rio de Janeiro. O esforço justifica-se na medida em que a literacia midiática é fundamental para a formação de uma opinião pública esclarecida, sem a qual o próprio exercício da democracia fica comprometido.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6589062304969432
e-mail: art68schneider@gmail.com