Patrícia Gonçalves Saldanha

Professora Permanente

Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, Comunicação Comunitária, Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, construção contra-hegemônica, comunicação comunitária e possibilidade contra-hegemônica, Publicidade Comunitária/Social e Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Com forte atuação na estruturação e na vice-coordenação do LECC (Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária/ECO/UFRJ): na organização dos Encontros Bienais, palestras bimensais e atividades realizadas pelos Grupo de Estudos durante 10 anos. Atual coordenadora do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) e membro fundador do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária). Membro Permanente do PPGMC – UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano).Atual Vice-Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2012-2016), Coordenadora do Intercom Jr. Publicidade. No período em que teve sua Graduação trancada, finalizou 4 cursos de Curta Duração no Baruch College (NY/EUA). Graduou-se em Publicidade e Propaganda e tem significativa experiência no mercado profissional, além de larga experiência docente em Universidades Públicas e Privadas, com participação em bancas de graduação, mestrado e doutorado e orientações monográficas. Publicou artigos em eventos Nacionais e Internacionais.

 

Projeto de Pesquisa

Publicidade Social: questões epistemológicas, comunicacionais e políticas

Descrição: Vinculado ao LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social), este Projeto de Pesquisa tem como eixo estruturante a compreensão epistemológica da Publicidade Social. Organiza-se, portanto, em torno de estudos sobre os processos hegemônicos, contra-hegemônicos e não-hegemônicos da comunicação midiatizada e comunitária da atualidade. Com base na pesquisa teórica, na pesquisa-ação e na observação participante, o objetivo principal é a construção de um “mapa” de caráter propositivo com tipificações conceituais da Publicidade Social, que será apresentado sob formato de tabela com a indicação das tipologias publicitárias (Social, Comunitária, de Utilidade Pública, de Causa, Transversal, Popular, entre outras) identificadas ao longo da investigação, com duração prevista para 4 anos. Parte-se do pressuposto que os processos de resistência estão diretamente ligados às brechas possíveis que permitem escapes da estratégia de dominação do mercado totalitário que pretende, através de uma estratégia de ressubjetivação, adequar e integrar os indivíduos à sua lógica totalizante.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5711133772165586
e-mail: patsaldanhappgmc@gmail.com