VII Seminário Internacional: breve balanço e anais

O VII Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano foi realizado no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, entre os dias 14 e 16 de maio de 2018. O tema geral do VII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano foi “Midiatização e Sociedade Conectada: espaços e memórias do cotidiano”.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da UFF, o evento tem apoio da Capes e da rede internacional e-Voices, que trará pesquisadores de diversos países para compartilhar suas experiências no uso criativo da arte e da tecnologia para combate à exclusão. Além de palestras, mesas de debates e discussões em grupos, o Seminário oferecerá workshops e atividades culturais.

No site oficial do evento (veja aqui), que ainda está no ar, é possível conferir os convidadose outras informações sobre este evento que teve mais de 250 inscritos que apresentaram trabalhos nos 3 GTs do evento, que foram: GT 1 – Mídia e discursos narrativos: informar, educar, entreter; GT 2 – Mídia e política: vozes, resistências, projetos; GT 3 – Mídia e práticas sociais: representações, memórias, personagens .

Além dos GTs, conferências e mesas de debate, o VII Seminário também ofereceu as seguintes oficinas: Smartphone video: autonomia na produção publicitária social (conduzida pelo Laccops/UFF); “Artivismo”: o papel da arte e da criatividade para combater a marginalização social (conduzido por Everlyne Wagema, PAWA 254, Quênia); Oportunidades de financiamenteo e estratégias de Storylling para grupos comunitários e projetos sociais (conduzida por Miguel Raimilla, TCF Sparklab, EUA) e Vídeo e Mídias Sociais para a Proteção de Direitos Humanos (conduzido por membros do Coletivo da Maré Vive). Confira, abaixo, os Anais do VII Seminário Mídia e Cotidiano, que inclui a Programação do evento.

ANAIS DO VII SEMINÁRIO MÍDIA E COTIDIANO

Em função da grande quantidade de trabalhos apresentados no VII Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano, os Anais do evento estão divididos em três arquivos e mais um arquivo com o índice remissivo dos autores. Vale destacar que no primeiro arquivo também estão disponíveis os resumos dos trabalhos apresentados, separados por GT e em ordem de apresentação (dias 15 e 16 de maio). Já os arquivos dos textos completos estão em ordem alfabética por autor.

  1. Programação, Resumos dos 3 GTs e Textos Completos do GT 1 (de página 1 a 209): acesse aqui
  2. Textos Completos do GT 2 (de página 210 a 393) : acesse aqui
  3. Textos Completos do GT 3 (de página 394 a 864) : acesse aqui
  4. Textos Completos – ERRATA (de página 865 a 891): acesse aqui
  5. Índice Remissivo dos Autores dos Textos Completos: acesse aqui