PESQUISA DE MESTRANDA APROXIMA UNIVERSIDADE E CIDADÃOS

Trabalho integra sociedade e Academia

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF), Renata Palitó, defendeu na última sexta-feira, 05/04, a dissertação de mestrado “Aspectos de Ativismo Digital na Cidade de São Gonçalo, um estudo das páginas Fala Coroado e São Gonçalo da Depressão”. A pesquisa contou com profunda integração com as regiões da cidade, sendo elogiada pela banca avaliadora, que destacou a relação entre as vivências digitais e a realidade física documentada pela pesquisadora.

A ideia da pesquisa, conta a aluna, vêm de seu trabalho na prefeitura de São Gonçalo. “Eu comecei a ter contato com as páginas quando meu chefe pediu que eu as incorporasse no clipping da prefeitura. Elas tinham muito a dizer sobre a percepção política dos moradores. Assim surgiu a curiosidade sobre as páginas: o que elas são? Como categorizá-las?”. A documentação, realizada de 2013 a 2016, ano em que iniciou o mestrado, foi o primeiro passo para o trabalho acadêmico que desenvolveria.

“Primeiro, eu imaginava que seria comunicação comunitária. Não era! Quando meu orientador me falou que não era ‘meu mundo caiu’, eu tinha montado toda a argumentação em cima disso. Era ativismo digital. Foi a partir disso que comecei a pensar se precisávamos colocar tudo em uma caixinha”, afirmou Renata. O conhecimento veio embasado por um mergulho no cotidiano de São Gonçalo. A pesquisadora dedicou todo o primeiro capítulo da dissertação a essa imersão, detalhando aspectos demográficos, divisão territorial, além de mapear eventos culturais relevantes da cidade.

As páginas do Facebook (Fala Coroado e São Gonçalo da Depressão) a fizeram entender as representações e identidades que permeavam o contexto dos moradores dessas cidades. “Eu tinha que falar da importância de São Gonçalo, da identidade e do estigma. As comunidades virtuais falam desses temas”. Se valendo da metodologia da Netnografia, uma observação participante, a pesquisadora buscou não interferir na dinâmica, mas observar as trocas comunicativas.

O período de atividade analisado foi muito significativo: as eleições municipais de 2016 e estaduais de 2018. Fazendo uma análise quantitativa dos métodos, Renata identificou temas e reações que denotavam um forte senso de crítica à política e à segurança pública no município. A pesquisadora concluiu o trabalho e a entrevista afirmando que não são movimentos sociais, mas que possuem potencial para se desenvolverem enquanto comunicação comunitária.