Ingresso

O ingresso no Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano é anual e as etapas do Processo Seletivo acontecem no segundo semestre, sendo que o período de inscrição ocorre, normalmente, entre os meses de junho e agosto, em duas etapas, conforme especificado em EDITAL ANUAL.
Ao todo, o Programa oferece 20 vagas sendo que destas há reserva de vagas para candidatos estrangeiros (2 vagas) que concorrem segundo Edital específico; cota para professor do Ensino Básico Público (2 vagas) e para deficiente (2 vagas). Caso as cotas não sejam preenchidas, reverte-se a vaga para outros candidatos.
Não há obrigatoriedade do preenchimento das 20 vagas. Todas as orientações do Processo Seletivos, incluindo os formulários de Recurso, de Pontuação de Currículo e o de Modelo de Projeto acompanham o Edital de cada ano


Seleção da Turma 2019 – CONFIRA O EDITAL

Acaba de ser definido o Edital do Processo Seletivo 2019. O importante é já marcar as datas das duas etapas de inscrição. A primeira começa em 18 de junho e termina em 10 de agosto. Nesta fase, a inscrição é ONLINE: basta preencher um rápido formulário e enviar para o e-mail do PPGMC (ppgmc@vm.uff.br), juntamente com o comprovante do pagamento da inscrição. Já na segunda fase o candidato envia o Projeto de Pesquisa e os documentos definidos no Edital. É importante observar que o Projeto de Pesquisa é anônimo. E, também, que já na ficha de inscrição é preciso indicar um título do Projeto. Caso este mude posteriormente, basta fazer as duas indicações (título da pré-inscrição e título definitivo) na capa do Projeto, conforme estará indicado no TEMPLATE.

Neste ano, a primeira etapa é a da Prova Escrita. Por isso vale muito conferir a bibliografia indicado abaixo. O Template do Projeto de Pesquisa, bem como a pontuação de currículo e o Formulário de Inscrição vão estar disponíveis no site a partir do dia 30 de maio. Fique atento e tire todas as dúvidas com a secretaria do Mídia e Cotidiano.

 

Bibliografia para Prova Escrita

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

LIPOVETSKY, Giles & SERROY, Jean. A Estetização do Mundo – Viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. (OBS: Apenas 1ª parte e o 2º capítulo da 3ª parte)

MORAES, Dênis de. Crítica da mídia e hegemonia cultural. Rio de Janeiro: Mauad / FAPERJ, 2016.


Edital anterior (Turma 2018)

Para quem quiser conhecer o Edital e outros documentos relacionados ao Processo Seletivo do PPGMC é só seguir nos links abaixo. (OBS: O Edital sempre é atualizado a cada edição)

CONFIRA AQUI: EDITAL DE SELEÇÃO 2018

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 2018

TEMPLATE PARA O PROJETO DE PESQUISA 2018

TABELA DE PONTUAÇÃO DE CURRÍCULO


Candidato Estrangeiro

O PPGMC reserva duas das suas 20 vagas para candidato estrangeiro, conforme Edital abaixo.

CONFIRA AQUI: Edital de Seleção Candidato Estrangeiro 2018 

Bolsas

Desde 2013, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão de fomento federal que viabiliza as bolsas de Pós-Graduação, mudou sua política de distribuição o que, na prática, reduziu drasticamente as Bolsas de Estudo (denominadas “Bolsa de Demanda Social”) para os Programas. Em função desta realidade, o Mídia e Cotidiano vem atuando junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, à CAPES e à FAPERJ (órgão de fomento do Rio de Janeiro) de modo a ampliar as cotas atuais.
Quanto ao critério de distribuição, no primeiro semestre, ou seja, no ingresso, as bolsas são distribuídas conforme a classificação no Processo Seletivo. As iniciadas no semestre seguinte incluem avaliação do rendimento do aluno (nas disciplinas e atividades do Programa).
A renovação da Bolsa após um ano também é feita sob avaliação da dedicação do aluno pela Comissão de Bolsas, que conta com a participação de um representante discente. A reprovação em algum disciplina e/ou solicitação de afastamento, implica na suspensão da Bolsa.
Todos os interessados em ter Bolsa de Estudos devem se manifestar a cada matrícula semestral realizada, em documento fornecido pela Secretaria do PPGMC.
Cabe ao bolsista cumprir ESTÁGIO DOCÊNCIA, participar das reuniões específicas convocadas pela Comissão de Bolsa e/ou outras atividades definidas pela Coordenação do PPGMC, de comum acordo com o bolsista.

Atribuição de Bolsas – DOCUMENTOS
– Portaria da Capes que regulamenta Bolsa de Demanda Social (Bolsa de Estudo)
– Critérios do PPGMC para atribuição de Bolsa.