SECRETARIA

A Secretaria do PPGMC é responsável pelas atividades administrativas do Programa tais como Matrícula, Inscrição em Disciplinas, Histórico, Declarações, entre outros.
As solicitações de documentos como Declarações e Históricos devem ser feitas através do email pmc.ega@id.uff.br, com antecedência de 5 dias, pelo menos.

E-mail: pmc.ega@id.uff.br

Horário de atendimento presencial: Quartas e sextas-feiras, das 9:30 às 11:30 e das 12:30 às 15:30 (Qualquer atendimento fora desse horário deverá ser agendado por e-mail, com antecedência de 1 dia, pelo menos).


FORMULÁRIOS

1. CURSO
Cancelamento de Inscrição de Disciplina
Definição de Orientação
Ficha de Matrícula
Inscrição em Disciplina do PPGMC – Aluno do Programa
Inscrição em Disciplinas do PPGMC – Aluno Externo
Relatório de Atividades Realizadas
Termo de Compromisso de Matrícula (Diploma de Graduação)
– Regras para utilizar horas de eventos, etc

PROCEDIMENTOS IMPORTANTES:

  • Matrícula de Aluno Externo: o interessado deve, primeiro, enviar um e-mail à Secretaria e esta dará a resposta (em até 3 dias) quanto a ter vaga ou não na disciplina que há interesse. Após esta resposta o aluno deverá comparecer no primeiro dia de aula da disciplina com o Formulário completo e entregá-lo à Secretaria após colher a assinatura do Professor da disciplina. (A assinatura do Coordenador do PPGMC é de responsabilidade da Secretaria).
  • Matrícula de Aluno do Mídia e Cotidiano:  o formulário deve ser enviado online ou entregue pessoalmente na Secretaria, no período de matrícula indicado pelo Calendário. É obrigatória a assinatura do orientador (pode ser digital) ou, pelo menos, que ele envie um e-mail à Secretaria informando estar ciente e de acordo com as disciplinas indicadas no Formulário. (A assinatura do Coordenador do PPGMC é de responsabilidade da Secretaria).
  • Agendar banca de Qualificação (Mestrado ou Doutorado): baixar, preencher e enviar para a Secretaria (pmc.ega@id.uff.br) o(s) cadastro(s) de Participante Externo à UFF (professor externo convidado e suplente externo convidado: ambos obrigatórios) disponível abaixo e baixar e preencher o Formulário para Agendamento de Qualificação (abaixo). Enviar estes documentos com o MATERIAL DA QUALIFICAÇÃO para a Secretaria. Antecedência relevante (e gentil): no mínimo 20 dias antes da data da Qualificação. Aguardar a confirmação da Secretaria. Esta vai enviar os documentos necessários à Qualificação: Ata e Carta de Agradecimento. IMPORTANTE: em função da Pandemia, também é necessária a anuência dos integrantes da Banca para a Qualificação on-line. Por isso, também enviar para a Secretaria a “Carta de Anuência de Participação em Banca On-line” (abaixo).
  • Agendar banca de Defesa (Mestrado ou Doutorado): baixar, preencher e enviar para a Secretaria (pmc.ega@id.uff.br) o(s) cadastro(s) de Participante Externo à UFF (professor externo convidado e suplente externo convidado: ambos obrigatórios) disponível abaixo; baixar e preencher o Formulário para Agendamento de Defesa (abaixo);  baixar e preencher o Termo de Autorização para Publicação (Dissertação/Tese) e baixar e preencher a Ficha de Resumo da Dissertação ou Tese. Enviar estes documentos com a DISSERTAÇÃO OU TESE COM FICHA CATALOGRÁFICA (já incluída – ver abaixo as instruções) para a Secretaria. Antecedência relevante (e gentil): no mínimo 30 dias antes da data da Defesa. Aguardar a confirmação da Secretaria. Esta vai enviar os documentos necessários à Defesa: Ata e Carta de Agradecimento. IMPORTANTE: em função da Pandemia, também é necessária a anuência dos integrantes da Banca para a Qualificação On-line. Por isso, também enviar para a Secretaria a “Carta de Anuência de Participação em Banca On-line” (abaixo).

2. Banca de Qualificação (Mestrado ou Doutorado)
Cadastro Participante Externo de Banca
– Formulário para Agendamento de Qualificação
– Carta de Anuência de Participação em Banca On-line

3. Banca de Defesa (Mestrado ou Doutorado)
Procedimento para Confecção de Ficha Catalográfica da Dissertação/Tese
– Formulário para Agendamento de Defesa
– Cadastro Participante Externo de Banca
– Termo de Autorização para publicação (Dissertação/Tese)
Ficha do Resumo da Dissertação ou Tese
– Carta de Anuência de Participação de Banca On-line

3. DIPLOMA
Procedimentos Solicitação de Diploma durante a PANDEMIA
– Modelo de Carta do Orientador
– Modelo de Capa da cópia impressa
– Entrega da versão impressa (definitiva) da Dissertação/Tese

4. OUTROS
Atualização Cadastral
Ficha Semestral de Avaliação do Estágio Docência
Ficha de Inscrição Estágio Docência
Relatório Final de Estágio Docência
Protocolo de Empréstimo de Livros