Michele Pucarelli

Professor Colaborador

Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Artes Visuais, na linha de pesquisa em Imagem e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ), e Mestre em Comunicação e Cultura na linha de Tecnologias da Comunicação e Estéticas PPGCOM/UFRJ. Coordenador do projeto de extensão LIEX – Laboratório de Imagens Expandidas: fotografia, arte, redes e tecnologia (linktr.ee/liex.uff). Organizador do I Simpósio Latino-Americano de Fotografia do Rio de Janeiro, 2020, GCO/UFF e IART/UERJ. (linktr.ee/simposiolatinodefotografia). Participa do Grupo de Pesquisa Tempos: Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano, do PPGMC/UFF. Tem interesse pela questão da técnica e da tecnologia na produção de sentidos na cultura visual contemporânea e pelas práticas e processos da pós-fotografia e fotojornalismo brasileiro e latino-americano na construção de identidade e memória social. Atuou como coordenador acadêmico do Curso de Especialização em Fotografia e Imagem da Pós-Graduação Lato Sensu IUPERJ, Universidade Candido Mendes e como professor substituto na área de Linguagens em Fotografia e Cinema, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou como fotógrafo publicitário para agencia QG/Talent – Lojas Americanas e como repórter-fotográfico para os veículos de comunicação: O Globo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Vejinha-Rio.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7444725694597139
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9345-4463
 michelepucarelli@id.uff.br

Projeto de Pesquisa

A pós-fotografia na era da ruptura: magia, técnica, arte e política no capitalismo computacional
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo gerar subsídios teóricos e empíricos aos debates contemporâneos acerca das reconfigurações da linguagem e dos usos sociais da imagem e da pós-fotografia na cultura midiática digital, bem como ampliar as pesquisas sobre a produção de sentidos, construção de identidade e memória social da pós-fotografia contemporânea nas mídias digitais no Brasil e na América Latina. No momento atual, em meio a uma era de rupturas tecnológicas e políticas marcadas pelo predomínio da automação comandada pelos algoritmos espalhados nas redes, novas configurações de espaço-tempo delineiam um momento caracterizado pelo questionamento da veracidade das informações, que transformaram o cotidiano comunicacional. Neste contexto, uma das características preponderantes de mediação reside no amplo e significativo uso de imagens-fotográficas digitais, cujas estruturas de construção, distribuição e recepção foram reconfiguradas. Contudo, de modo geral, elas ainda são utilizadas e publicadas de forma ilustrativa e superficial sem uma análise mais consistente e fundamentada, que leve em consideração as relações entre técnicas, linguagens e processos como possíveis meios de afirmação de poder. O projeto é organizado em três linhas principais que se entrelaçam: 1) A questão da técnica e da tecnologia como fator determinante na produção de sentidos da pós-fotografia nas mídias digitais; 2) Linguagem e temporalidade das imagens fotográficas na construção de identidade e memória social; 3) Práticas e processos da comunicação fotográfica brasileira e latino-americana contemporânea, com diálogos entre a comunicação, artes, literatura, sociologia e antropologia.