Alexandre Farbiarz

Professor Permanente

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação – educ@midia.com. É professor associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, integrando o corpo docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e professor do Curso de Comunicação Social/Jornalismo. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design e Educação, com ênfase em relações discursivas em ambientes virtuais de aprendizagem; atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, ambientes virtuais de aprendizagem; Educação para as Mídias, Educomunicação, games em Educação, comunicação, design e planejamento visual-gráfico.

Projeto de Pesquisa

Mídia, Tecnologia e Ludicidade no cotidiano de contextos contemporâneos de ensino-aprendizagem

Descrição: Os contextos de ensino-aprendizagem passam por processos de realinhamento das práticas vivenciadas em seus cotidianos em decorrência das constantes transformações atravessadas pela sociedade contemporânea, devido, entre vários fatores, às constantes inovações tecnológicas, às mudanças nas relações de tempo-espaço cotidianas e à prevalência da logica não-linear do pensamento. Diante de um cenário de constantes incertezas, estamos preparados para desembaraçar o ‘futuro presente’ e para trabalhar com as necessidades e os desafios de amanhã? Como os meios e métodos orientados para o futuro podem ser adotados e remodelados, por meio da comunicação, da educação e do design a partir de ações engajadas, que possam nos ajudar a projetar e posicionar estratégias e meios acessíveis para enfrentar o futuro? Nesse cenário, a Comunicação, vista como um campo de natureza social, que investiga os fenômenos comunicacionais de massa, os modos e meios de interlocução entre os sujeitos, e o Design, visto como um campo de natureza tecnológica e vocação interdisciplinar, habilitado a transformar circunstâncias existentes em almejadas e em trabalhar com visões sistêmicas e futuros estratégicos, são entendidos como agentes produtores-mediadores desses processos. Entende-se aqui as mídias e tecnologias como produtos, sistemas e serviços que propõem formas, funcionalidades e modos comunicacionais e que geram a demanda por formadores habilitados a desenvolver práticas que considerem as novas relações solicitadas nos contextos formativos. As pesquisas que compõem este projeto apresentam como foco a análise, a discussão e a proposição de contextos, práticas e mídias interativas e/ou colaborativas, como jogos, e-books e ambientes virtuais de aprendizagem, inscritos em diferentes dispositivos e suportes, com foco nas questões de linguagem, comunicação, ludicidade, interação e construção de sentidos que perpassam os contextos de ensino-aprendizagem. Buscamos meios para tornar o futuro acessível, usando métodos mistos para criar mundos em perspectiva e suportar atividades generativas, como foco nos sujeitos, narrativas, cenários e modos subjuntivos de modelar futuros alternativos. Este projeto é um dos resultados da integração entre os grupos de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação (educ@mídias.com) e Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação (DeSSIn), vinculados respectivamente ao PPG Mídia e Cotidiano UFF e ao PPG Design PUC-Rio, cadastrados no diretório de grupos de pesquisa CNPq. Desde 2017, os membros do projeto dedicam-se ao projeto Commercium et Cognitionis de gamificação da disciplina Linguagens Visuais e Gráficas do Curso de Jornalismo da UFF, ministrada pelo professor Alexandre Farbiarz; à disciplina Design de Jogos do curso de Design da PUC-Rio, ministrada pelo professor Guilherme Xavier; e à disciplina Educação Profissional em Saúde para alunos de Ensino Médio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/Fiocruz, ministrada pela professora Cynthia Macedo Dias. Em 2019, os membros do projeto passaram a se dedicar também ao projeto Dodecaedria, de gamificação de uma disciplina de apresentação do curso de Design para alunos do ensino médio no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0832671797685704
e-mail: alexandre.farbiarz@gmail.com