Walcea Barreto Alves

Professora Permanente

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói/RJ). Coordenadora do Curso de Pedagogia da mesma Universidade é líder do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF/CNPq). Integra a Comissão Editorial da Revista Aleph Online. Graduada em Psicologia pela UERJ e Mestre em Educação pela mesma universidade. Doutora em Educação pela UFF. Realizou  pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Tem experiência acadêmica e profissional nas áreas de Educação e Psicologia, dentro das seguintes temáticas/áreas de atuação: Didática, Etnografia, Psicologia da Educação, Representações Sociais e Tecnologias Educacionais e mídias digitais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1637516633982361
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8294-917X
e-mail: walceaalves@id.uff.br

Projeto de Pesquisa

Representações Sociais, Tecnologias Digitais e o Contemporâneo:  investigando a escola

Descrição: Com o advento da tecnologia entremeando a vivência cotidiana dos sujeitos do mundo contemporâneo, inúmeras discussões têm sido desenvolvidas sobre os conceitos e usos da tecnologia digital e suas relações com o contexto educacional, em especial nos processos educativos que têm se desenvolvido na escola. Diante deste quadro, surge a questão: quais são as relações estabelecidas entre a acessibilidade à informação e à comunicação mediante as mídias digitais e os processos de ensino-aprendizagem em sala de aula? Com base neste ponto de partida, pretende-se investigar e desenvolver alternativas a partir da compreensão acerca da implicação e participação do aluno nos processos de construção do conhecimento dentro e fora da escola baseado no uso das tecnologias digitais  e das redes. Para Mamede-Neves e Duarte, a relação entre o domínio das tecnologias e a construção do conhecimento enquanto entendimento passa pelo favorecimento de processos metacognitivos que permitam ao indivíduo uma análise crítica das informações em sociabilidade, numa “interação igualitária entre desiguais em torno de objetivos e conteúdos comuns” (MAMEDE-NEVES e DUARTE, 2008, p.777). Diante disto, pretende-se apontar soluções para o que se tem demonstrado ser um descompasso entre a realidade escolar e as implicações da tecnologia no cotidiano dos alunos e, por consequência, de toda a comunidade escolar. Este projeto busca, diante do cenário contemporâneo, desenvolver propostas que se orientem para a inovação das formas de se relacionar o conhecimento sistematizado nas escolas com o contexto dos alunos inseridos na era digital e informacional. Entendendo o aluno enquanto ator social ativo no contexto educacional, pretende-se desenvolver uma pesquisa que investigue as redes de significação que se configuram no ambiente escolar permeadas pelos usos e conceitos relacionados à tecnologia digital no contexto contemporâneo sob o ponto de vista discente e, a partir desta perspectiva, buscar desenvolver alternativas para inovação e  melhoria da qualidade do ensino nas escolas. O processo investigativo será desenvolvido mediante uma pesquisa multimétodos, tendo como eixo teórico-metodológico principal a etnografia. A partir desta concepção, a pesquisa se desenvolverá priorizando a voz de alunos e alunas em suas significações sobre a escola, o papel do uso das tecnologias digitais na contemporaneidade e suas repercussões nos processos de interação e nas práticas educativas. Será realizada de pesquisa de campo em uma escola da educação básica da rede municipal de Niterói. Os sujeitos primários serão alunos matriculados no segundo segmento do ensino fundamental. Serão realizadas: observação participante de sala de aula e dos espaços da escola, entrevistas individuais e grupo focal. No sentido de se captar as representações sociais dos alunos serão aplicados Questionários de Evocação Livre, com processamento estatístico destes dados.  Pretende-se também utilizar gravações de áudio e vídeo das atividades realizadas em aula, em sala de recursos audiovisuais e em laboratórios de informática da escola, além de análises crítico-reflexivas sobre: internet, redes sociais, e-books, lousa interativa, ipads, tablets e outras ferramentas digitais interativas usadas pelos participantes, seja no ambiente escolar ou no seu dia-a-dia. As análises serão orientadas pelas dimensões das representações sociais, a atitude, a informação e o campo de representação, empregando-se a metodologia de análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (1977).  A partir da tematização das categorias e resultados das análises, pretende-se desenvolver junto com os alunos propostas de inovação para o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nas instituições educativas.

Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação (Pesquisa “Grupo Emergente”)

Descrição: O objetivo deste projeto que articula pesquisa analítica e aplicada é investigar a relação juventude-suicídio em um recorte que foca o tema em seu trânsito midiático, isto é, considerando o papel da mídia como produtora de sentidos e elaboradora de representações dessa temática e, também, analisar e discutir tais percursos/objetos em diálogo com a educação formal. Trata-se de projeto desenvolvido por um grupo de pesquisadores, que se estrutura como pesquisa analítica e aplicada, de caráter multidisciplinar, cuja perspectiva é a de contribuição teórica para as áreas da comunicação e da interface comunicação e educação. O contexto que fomenta o projeto é um diagnóstico quase epidêmico em relação ao suicídio juvenil, o que tem reverberado não só na ampliação de reportagens e/ou similares sobre o tema, mas também em produções audiovisuais cujos roteiros estão centrados nessa temática. No recorte que investigamos, intitulado “MIDIATIZAÇÃO, CONTEXTOS PSICOSSOCIAIS E PROCESSOS DE AUTODESTRUIÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO”, temos o objetivo de investigar sobre os mecanismos que influenciam a construção das representações dos jovens em idade escolar acerca de processos de autodestruição -a saber, suicídio, automutilação, entre outros. Nesse sentido, buscamos analisar processos de construção de narrativa midiática, tecendo relações com aspectos psicossociais que se repercutem nas escolas e salas de aula. Vislumbramos, em interconexão com o desenvolvimento do processo investigativo, realizar ações de formação docente  junto a estudantes de licenciatura da UFF.

Financiamento: FAPERJ (Edital “Grupos Emergentes”).