medialudens

Grupo de Pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade

 

O medialudens tem como eixo condutor duas linhas de pesquisa: i) mídias digitais, experiência e ludicidade; ii) arqueologia das mídias digitais. A primeira linha tem por objetivo refletir acerca das mídias digitais em geral e dos videogames (jogos eletrônicos, games) em particular, enquanto objetos midiáticos per se e também na sua relação transmidiática, a partir da investigação de suas implicações sobre os processos perceptivos e cognitivos de seus usuários, assim como dos processos de subjetivação resultantes da relação usuário-dispositivo. Ademais, busca pensar nas possibilidades de expressividade presente nas mídias digitais, podendo suscitar experiências sensíveis – estéticas – particulares, assim como reflexões profundas acerca de determinado tema, primazia até então de vertentes artísticas como a literatura, o cinema e as artes visuais. A segunda linha tem por objetivo compreender as mídias digitais, sobretudo as interativas, a partir de uma investigação que preze pelo viés arqueológico-midiático, buscando assim traçar correlações instanciais entre o presente e o passado histórico no intuito de alcançar um entendimento menos linear e mais rizomático acerca de tais mídias.

  • Líder: Emmanoel Ferreira

Linhas de Pesquisa:
1. mídias digitais, experiência e ludicidade
2. arqueologia das mídias digitais

Acesse:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0402166770855098